Anemia na Gravidez

publicidade

A anemia na gravidez é uma condição normal especialmente entre o segundo e terceiro trimestres de gestação devido ao aumento do volume de líquido no corpo, mas pode ser perigoso para a mãe para o bebê e por isso deve ser tratada o quanto antes para evitar riscos como o baixo peso do bebê ao nascer.

Como tratar a anemia na gravidez

Para tratar a anemia na gravidez recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em ferro como lentilha, espinafre, salsa e carnes em geral. Para potencializar a absorção do ferro presente nos legumes e vegetais o que se deve fazer diariamente é tomar um copo de suco de fruta cítrica como laranja ou limão junto à refeição.

Além disso é recomendado não comer chocolate nem beber café logo após as refeições pois estes atrapalham a absorção do ferro. Estes só devem ser ingeridos cerca de 2h após as refeições.

A suplementação de  60mg ferro por dia é muitas vezes a solução indicada pelos médicos obstetras, mas estes podem causar prisão de ventre ou aumentar os enjoos típicos da gravidez.

Riscos da anemia na gravidez

O desenvolvimento da anemia na gravidez gera riscos para a mulher e para o bebê, que pode não se desenvolver corretamente. A mulher pode sentir-se muito cansada e ter muito sono, e se ela vir a perder muito sangue no parto, sua anemia poderá tornar-se numa anemia profunda e dificultar o cuidado com o recém nascido.

Para saber se a grávida está com anemia o médico pode pedir um exame de sangue que mostre o valor da hemoglobina e da ferritina mensalmente. Valores menores que 11g/dl da hemoglobina são indicadores de anemia durante a gravidez e o tratamento deve ser instituído logo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/08/2014 Última atualização da página: 22/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.