Saiba o que fazer para combater a Azia comum da Gravidez

A azia na gravidez é normal porque nesta fase a digestão fica mais lenta, devido ao aumento da progesterona na corrente sanguínea e também ao acúmulo de gases no estômago, facilitando o refluxo do bolo alimentar, cheio de ácido, para a garganta.

Os principais sintomas da azia na gravidez são a queimação no esôfago e na garganta e aquela sensação de má digestão. Para evitar este desconforto, recomenda-se seguir algumas mudanças simples na alimentação, como evitar comer alimentos gordurosos, ácidos, fritos, muito condimentados e bebidas alcoólicas ou qualquer outro líquido durante a refeição, comendo sempre em pequenas porções de cada vez.

Assista o vídeo para saber como lidar com a azia na gravidez:

Remédios para azia na gravidez

Se a azia for constante ou muito forte e não aliviar com estes cuidados o médico poderá indicar um remédio à base de magnésio ou de cálcio, como as pastilhas de Magnésia Bisurada ou Leite de magnésia, por exemplo. Mas, qualquer medicamento só deve ser tomado sob orientação médica, pois pode ser prejudicial para o desenvolvimento do bebê.

Tomar uma colher de Milanta plus também é uma das opções para acabar com a azia na gravidez, mas este, como qualquer outro medicamento, deve ser receitado pelo obstetra. Nesta fase, optar por remédios caseiros é sempre a melhor solução, uma boa dica é descascar um pedacinho de batata e comer crua mesmo.

Outras opções incluem comer 1 maçã com casca, um pedacinho de pão ou 1 biscoito cream cracker porque eles ajudam a empurrar o conteúdo gástrico de volta para o estômago combatendo a azia, naturalmente. Veja também como tratar a gastrite na gravidez.

Saiba o que fazer para combater a Azia comum da Gravidez

O que fazer para evitar azia na gravidez

Apesar da azia ser uma alteração típica da gravidez existem alguns cuidados que ajudam a combater este problema:

  • Evitar alimentos como molho de tomate, mostarda, maionese, coco, granola, nozes, café, chocolate, refrigerante, cerveja, vinho e sucos industrializados;
  • Evitar todos os sucos de frutas pois contém água e açúcar que tendem a piorar a azia;
  • Consumir regularmente frutas como pera, maçã, manga, pêssego bem maduro, mamão, banana e uvas;
  • Mastigar bem todos os alimentos, para facilitar a digestão;
  • Não deitar-se logo após comer;
  • Não usar roupas apertada na barriga e no estômago;
  • Comer pequenas porções de cada vez;
  • Colocar um calço de 10 cm na cabeceira da cama;
  • Não fumar e evitar a exposição ao cigarro.

Além disso é recomendado só beber água ou outros líquidos entre as refeições e se na hora da refeição a grávida já estiver com azia, optar por comer legumes e frutas cozidas é o mais indicado.

Acredita-se popularmente que quando a grávida sente muita azia seu bebe terá muito cabelo, mas não existe nenhuma comprovação científica de que isso realmente possa acontecer.

A azia pode ser um sintoma de refluxo na gravidez, por isso veja mais sobre esta doença e o seu tratamento na gravidez aqui.

Mais sobre este assunto: