Hemorroidas na gravidez

publicidade

Ter hemorroidas na gravidez é normal devido ao aumento do peso corporal e da pressão exercida na região pélvica, à prisão de ventre e ao aumento da quantidade de sangue que circula pelo corpo da gestante que faz com que as veias da região anal dilatem e fiquem inchadas, originando as hemorroidas.

As hemorroidas na gravidez têm cura que pode ser alcançada com o tratamento que pode ser feito com uma alimentação rica em fibras, ingestão de cerca de 2 litros de água por dia, medicamentos ou pomadas analgésicas e anti-inflamatórias indicadas pelo obstetra, banhos de assento com água morna e prática de exercício físico como caminhada, por exemplo.

As hemorroidas externas na gravidez, que se situam fora do ânus, não impedem o trabalho de parto normal e não justificam uma cesárea, mas essa decisão depende do desejo da mulher e da opinião do obstetra.

As hemorroidas que surgem durante a gravidez tendem a desaparecer no pós parto, no máximo passados 3 meses, por isso é importante que a mulher continue a fazer o tratamento indicado pelo obstetra.

Fotos de hemorroidas na gravidez

Como tratar as hemorroidas na gravidez

O tratamento das hemorroidas na gravidez pode ser feito apenas com alguns cuidados que a gestante deve adotar como:

  • Não usar papel higiênico, limpando a região anal sempre com água morna e sabonete neutro após urinar ou defecar;
  • Não permanecer muito tempo sentada, principalmente no vaso sanitário ou em pé;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia;
  • Ingerir alimentos ricos em fibras como verduras, legumes, frutas, cereais, feijão, grão de bico ou pão integral, por exemplo;
  • Evitar ingerir alimentos irritantes como por exemplo, condimentos ou frituras;
  • Usar uma almofada com uma abertura no centro quando se sentar;
  • Praticar exercício físico como caminhada, yoga ou hidroginástica, por exemplo.

Para tratar as hemorroidas na gravidez também pode ser necessário a ingestão de medicamentos ou a utilização de pomadas que devem ser sempre indicadas pelo obstetra, pois a grávida deve utilizar uma pomada para hemorroidas própria para a gravidez como o Ultraproct ou o Proctyl.

O tratamento caseiro para hemorroidas na gravidez pode ser feito com banhos de assento com água morna para aliviar os sintomas de hemorroidas como dor na região anal ao sentar e ao evacuar, coceira na região do ânus e um ou mais papos na região anal.

A cirurgia para hemorroidas na gravidez só deve ser realizada se todas as alternativas de tratamento forem insuficientes, se a situação for insuportável para a mulher e se o bebê não correr nenhum risco.

Sintomas de hemorroidas na gravidez

Os sintomas de hemorroidas na gravidez incluem:

  • Dor na região anal, principalmente ao evacuar, andar ou sentar;
  • Coceira no ânus;
  • Sangue vermelho vivo ao redor das fezes ou no papel higiênico após limpeza da região anal;
  • Presença de uma ou várias saliências ou papos no ânus, no caso de hemorroida externa.

Se a grávida sentir algum destes sintomas deve consultar o obstetra para ele avaliar a região anal e indicar o tratamento adequado.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 23/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.