3 dicas para o feijão não causar gases

PUBLICIDADE

​O feijão, assim como outros grãos como grão-de-bico, ervilha ou lentilha são muito flatulentos porque possuem carboidratos como oligossacarídeos e fitatos que não são devidamente digeridos no corpo humano devido a falta de enzimas específicas para digeri-los.

Assim o feijão fermenta no sistema digestivo devido a ação de bactérias intestinais provocando gases. No entanto, existem 3 estratégias que podem fazer com que o feijão não provoque a flatulência.

As 3 dicas para que o feijão não causar gases são:

1. Não comer a casca do feijão

Para comer feijão sem se preocupar com o gases que ele pode causar, deve-se evitar comer a casca do grão, servindo-se apenas com o caldinho. Uma outra possibilidade é depois de pronto passar o feijão numa peneira para aproveitar todos os seus nutrientes, sem permitir que ele provoque gases.​

O caldinho de feijão é rico em ferro e é ótimo para fortalecer as papinhas dos bebês sem provocar gases.

2. Deixar o feijão de molho por 12 horas

Ao deixar o feijão de molho por 12 horas e cozinhá-lo com esta mesmo água faz com que o feijão não cause gases, sendo uma estratégia muito fácil de ser adotada para preparar pratos que precisam do grão de feijão, como a feijoada, por exemplo.

3. Deixar o feijão cozinhar por muito tempo

Ao deixar o feijão cozinhar por muito tempo, ele fica mais macio e o amido presente no feijão é mais facilmente digerido.

O feijão pode ser oferecido desta maneira até para os bebês com mais de 7 meses, que já tenham iniciado a alimentação diversificada. Basta adicioná-lo à papinha já preparada.

Veja outros alimentos que também provocam gases e como se livrar deles:

Veja mais dicas para evitar os gases:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE