9 expectorantes naturais (e como fazer)

Atualizado em setembro 2023
Evidência científica

Alguns expectorantes naturais, como o xarope de cebola e alho, o xarope de cenoura ou o xarope de gengibre com canela, possuem substâncias que ajudam a fluidificar o catarro facilitando sua eliminação, aliviando a tosse.

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo como forma de eliminar substâncias ou agentes irritantes da garganta ou pulmões, sendo um sintoma comum de gripes, resfriados, sinusite, bronquite ou alergias respiratórias, por exemplo. Veja as principais causas de tosse com catarro.   

Os expectorantes naturais podem ajudar a eliminar o catarro e aliviar a tosse, no entanto, não substituem a avaliação médica e o tratamento indicado pelo pneumologista ou otorrinolaringologista.

Imagem ilustrativa número 1

9 expectorantes naturais

Algumas opções de expectorantes naturais são:

1. Xarope de cebola e alho

O xarope de cebola e alho ajuda soltar o catarro pois é rico em compostos sulfurados e alicina, com propriedades expectorantes e antissépticas, sendo uma boa opção de expectorante natural para aliviar a tosse com catarro causada por gripes, resfriados ou bronquite.

Além disso, esse xarope fortalece o sistema imune, reduz a inflamação das vias respiratórias, e hidrata a garganta.

Ingredientes

  • 1 cebola média ralada;
  • 1 dente de alho amassado;
  • Mel.

Modo de preparo

Colocar a cebola e o alho em um recipiente de vidro e adicionar uma quantidade suficiente de mel para cobrir a cebola e o alho. Mexer os ingredientes e armazenar na geladeira de um dia para o outro. 

Para crianças com mais de 2 anos, pode-se dar 2,5 mL do xarope, o que equivale a cerca de meia colher de chá do xarope, até 3 vezes ao dia. Já para adultos, pode-se tomar 5 mL ou 1 colher de chá do xarope, até 3 vezes por dia. Descartar qualquer quantidade não utilizada desse xarope após 1 semana. Confira outras formas de utilizar o alho para combater a tosse.

Por conter mel, o xarope de cebola e alho não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas com diabetes gestacional ou pessoas que tenham diabetes, pois pode aumentar a quantidade de açúcar no sangue e dificultar o controle da glicemia. 

2. Xarope de tomilho

O xarope de tomilho é uma boa opção de expectorante natural para inflamações na garganta, e pulmões, bronquite, gripes ou resfriados.

Isto porque o tomilho é rico em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, como timol, carvacrol, cimeno e linalol, com ação expectorante, que permitem a eliminação do catarro, aliviando a tosse.

Ingredientes

  • 1 ramo de tomilho seco ou fresco;
  • 3 xícaras de água,
  • ½ xícara de mel.

Modo de preparo

Adicionar o tomilho e água em um recipiente e ferver em fogo baixo até que a água evapore, diminuindo um terço da quantidade inicial. Desligar o fogo e deixar repousar por cerca de 3 minutos. Em seguida, quando estiver morno, retirar o ramo de tomilho e adicionar o mel. 

Tomar uma colher de chá do xarope sempre que necessário e guardar em um frasco de vidro limpo e seco, na geladeira, por até 2 meses.

O xarope de tomilho não deve ser usado por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por pessoas com doenças no fígado ou que usam remédios anticoagulantes como varfarina ou clopidogrel, por exemplo.

Além disso, por conter mel, esse xarope não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao mel, própolis ou pólen. Neste caso, pode-se substituir o mel por 85 g de açúcar.

Outra forma de utilizar o tomilho para bronquite é na forma de chá. Saiba como preparar o chá de tomilho.   

3. Xarope de gengibre com canela

O xarope de gengibre é rico em cinamaldeído e gingerol, com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e expectorantes, o que ajuda a combater a tosse com catarro.

Ingredientes

  • 1 pau de canela ou 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1 xícara da raiz de gengibre sem casca fatiado;
  • 85 g de açúcar;
  • 100 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água com o açúcar, mexendo até dissolver completamente o açúcar. Desligar o fogo, adicionar o gengibre e a canela, e mexer. Guardar o xarope em um frasco de vidro limpo e seco. Tomar 1 colher de chá do xarope de gengibre com canela 3 vezes ao dia.

O xarope de gengibre com canela não deve ser usado por pessoas com problemas de coagulação ou que usem remédios anticoagulantes, pois pode aumentar o risco de sangramentos e hematomas. 

Além disso, o uso deste xarope deve ser evitado por grávidas se estiverem próximo ao parto ou em mulheres com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenham risco de hemorragias.

4. Xarope de agrião e abacaxi

O xarope de agrião e abacaxi é um excelente expectorante natural pois contém bromelina, e flavonoides, com propriedades expectorantes e descongestionantes que soltar o catarro e aliviar a tosse.

Além disso, esse xarope é rico em vitaminas C e A que ajudam a fortalecer o sistema imune e combater bronquite, sinusite e gripes, por exemplo.

Ingredientes

  • 200 g de nabo;
  • 1/3 do molho de agrião picado;  
  • 1/2 abacaxi cortado em rodelas;
  • 2 beterrabas picadas;
  • 600 mL de água;
  • 1/2 xícara de mel.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o mel, e depois levar a mistura ao fogo baixo durante 40 minutos. Esperar amornar, coar, adicionar 1/2 xícara de mel e misturar bem. Tomar 1 colher de sopa desse xarope 3 vezes ao dia. Para a criança, a medida deve ser de 1 colher de café, 3 vezes ao dia.

Esse xarope não deve ser usado por mulheres grávidas ou por pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen.

5. Xarope de beterraba com mel

O xarope de beterraba com mel tem propriedades anti-inflamatórias para as vias respiratórias sendo uma boa opção de expectorante natural para aliviar a tosse causada por gripes ou resfriados.

Além disso, o mel também ajuda a lubrificar a garganta e a reduzir a inflamação, aliviando a tosse. 

Esse xarope não deve ser usado por pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen.

Ingredientes

  • 1 beterraba crua;
  • 2 colheres (de sopa) de mel.

Modo de preparo

Lavar e cortar a beterraba em fatias finas e colocar em um recipiente de vidro limpo e seco. Adicionar o mel, misturar e deixar descansar por 24 horas. Após esse tempo, recolher a parte líquida que se formou que é o xarope e transferir para outro recipiente de vidro esterilizado e tampar. 

Pode-se tomar 1 colher de sopa 3 vezes ao dia até ao desaparecimento dos sintomas. As crianças com mais de 1 ano podem tomar 1 colher de chá do xarope de beterraba até 3 vezes ao dia.

6. Xarope de cenoura

O xarope de cenoura é um expectorante natural que ajuda a soltar o catarro do nariz, da garganta e dos pulmões, pois é rico em vitaminas A e C, e falcarinol, com ação expectorante e antioxidante.

Além disso, a cenoura ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a combater gripes ou resfriados.

Ingredientes

  • 1 cenoura ralada;
  • 1/2 limão;
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar;
  • 1 colher (de chá) de mel (incluir apenas para crianças maiores de 2 anos).

Modo de preparo

Ralar a cenoura ou cortar em rodelas muito finas e depois colocar num prato, e cobrir com o açúcar. Para potencializar o efeito do remédio devem ser adicionados 1/2 limão espremido e 1 colher de mel, sobre toda cenoura.

O prato deve ser colocado ao ar livre para repousar durante alguns minutos e está pronto para ser consumido quando a cenoura começar a eliminar seu suco natural. 

É recomendado tomar 2 colheres deste xarope por dia, mas este xarope deve ser tomado com precaução porque possui uma grande quantidade de açúcar, sendo contraindicado para quem tem diabetes.

7. Xarope de alcaçuz

O xarope de alcaçuz é rico em glicirrizina com ação expectorante e antitussígena, que ajuda a aliviar a tosse causada por gripes ou resfriados.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raiz seca ou fresca de alcaçuz picada;
  • 2 colheres (de sopa) de mel;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Em um recipiente colocar para ferver a água e a raiz de alcaçuz. Quando iniciar a fervura, deixar ferver por 5 minutos, desligar o fogo e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar, esperar esfriar e adicionar o mel. Tomar 1 colher (de chá) do xarope, até 3 vezes por dia.

O xarope de alcaçuz não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos, pressão alta, insuficiência renal, doenças no fígado ou vesícula biliar.

8. Xarope de sabugueiro e hortelã-pimenta

O xarope de sabugueiro e hortelã-pimenta ajuda a aliviar a tosse com catarro, pois tem propriedades anti-inflamatórias, sendo uma boa opção de expectorante natural para gripes ou resfriados.

Além disso, este xarope tem propriedades antibacterianas e antivirais, que ajudam o corpo a se recuperar mais rápido. 

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de hortelã-pimenta seca; 
  • 1 colher (de chá) de flores de sabugueiro secas;
  • 500 mL de água;
  • 250 mL de mel.

Modo de preparo

Adicionar o hortelã pimenta, o sabugueiro e a água em um recipiente e ferver durante 15 minutos. Em seguida, desligar o fogo, coar e adicionar o mel até dissolver completamente. Pode-se tomar 1 colher de chá do xarope até 3 vezes por dia, para aliviar a tosse e a garganta irritada.

Este xarope deve ser conservado num frasco de vidro, na geladeira, por até três meses. Após esse período, descartar qualquer quantidade não utilizada.

O xarope de sabugueiro não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

Além disso, o caule, a casca e as folhas do sabugueiro não devem ser usados para fazer o xarope, pois podem causar intoxicação, devido a presença de lectina e cianeto na sua composição.

9. Xarope de verbasco e anis estrelado

Este xarope, feito com tinturas de verbasco, anis estrelado, tomilho, tanchagem, alcaçuz e alteia tem ação anti-inflamatória que ajuda a eliminar o catarro, aliviando a tosse, além de lubrificar a garganta e reduzir a irritação das vias respiratórias.

Ingredientes

  • 4 colheres (de chá) de tintura de verbasco;
  • 1 colher (de sopa) e anis estrelado;
  • 4 colheres (de chá) de tintura de raiz de alteia;
  • 1 colher (de sopa) de tintura de tomilho;
  • 4 colheres (de chá) de tintura de tanchagem;
  • 2 colheres (de chá) de tintura de alcaçuz;
  • 100 mL de mel.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes em um recipiente e, em seguida, adicionar o xarope em um frasco de vidro, limpo e seco, e com tampa. Tomar 1 colher (de chá) do xarope, no máximo 3 vezes por dia.

Esse xarope deve ser armazenado em geladeira e pode ser consumido por 4 meses. Após esse período, qualquer quantidade não utilizada deve ser descartada.

O xarope de verbasco, anis estrelado, tomilho, tanchagem, alcaçuz e alteia não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, o u por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes.

Além disso, as tinturas contém álcool na sua composição e, por isso, esse xarope não deve ser usado por pessoas em tratamento de alcoolismo que fazem uso do remédio dissulfiram.

Vídeos relacionados