Sabugueiro

publicidade

O Sabugueiro é uma planta medicinal, também conhecida como Sabugueiro-da-europa, Sabugueirinho ou Sabugueiro-negro, muito utilizada para tratar gripe ou resfriado.

O seu nome cientifico é Sambucus nigra e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Para que serve o sabugueiro

O sabugueiro serve para ajudar no tratamento de gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abcessos, acúmulo de ácido úrico, problemas renais, hemorroidas, espasmos, litíase urinária, nefrite, queimaduras e reumatismo.

Propriedades do sabugueiro

As propriedades do sabugueiro incluem sua ação cicatrizante, depurativa, diurética, laxante e sudorífera.

Modo de uso do sabugueiro

As partes utilizadas do sabugueiro são as suas flores, folhas e parte interna do caule.

  • Chá de sabugueiro: Colocar 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente e deixar macerar por 10 minutos. Coar e tomar 3 xícaras do chá ao dia.

Efeitos colaterais do sabugueiro

Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir reações alérgicas variadas. Além disso, os frutos do sabugueiro são tóxicos e, por isso, não devem ser consumidos. Porém, as suas folhas, flores e parte interna do caule podem ser utilizadas para fazer chá.

Contraindicações do sabugueiro

O sabugueiro está contraindicado para grávidas e lactantes.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 26/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.