Hortelã-pimenta

publicidade

A hortelã-pimenta é uma erva aromática que pode ser utilizada como planta medicinal, que também é conhecida popularmente como hortelã-das-cozinhas ou hortelã-pimenta-bastarda.

Para que serve a hortelã-pimenta

Cãibras; dores nos nervos e pescoço; problemas gastro-intestinais relacionados ao pâncreas, azia, má digestão; descongestionante nasal, gripe, resfriado, vermes intestinais, analgésica.

Propriedades da hortelã-pimenta

Ação antiespasmódica; estimulante da secreção biliar; estimulante da circulação sanguínea. Possui mentol, substância da classe dos terpenos originalmente extraída do óleo essencial desta espécie.

Modo de uso da hortelã-pimenta

Para fins medicinais são utilizadas as folhas da planta.

  • Uso tópico: Utilize o óleo de hortelã pimenta morno para fricção externa no pescoço, nas têmporas em caso de odres de cabeça; assim como em dores nos nervos.
  • Chá: Adicione 15 g da planta em cada 250 ml de água fervente e beba ainda morno.
  • Culinária: Pode ser utilizada em pratos gordos e pesados uma vez que facilita a digestão. é muito utilizada também como enfeite nas sobremesas ou sopas.

Contra-indicações da hortelã-pimenta

Gravidez, amamentação; crianças com menos de 7 anos; em casos de gastrite ou úlceras estomacais. No caso de uso externo não permitir contato com os olhos.

Efeitos colaterais da hortelã-pimenta

Contrações no útero, diminuição da sensibilidade, insônias, dispneia e em casos muito raros pode causar asfixia em crianças e lactantes.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 17/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.