Hortelã-pimenta

publicidade

A Hortelã-pimenta é uma erva aromática, também conhecida como Hortelã-das-cozinhas ou Hortelã-pimenta-bastarda, que pode ser utilizada como planta medicinal para tratar problemas digestivos, como vômitos e náuseas, por exemplo.

O nome científico da Hortelã-pimenta é Mentha piperita e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em alguns mercados e feiras livres na sua forma natural ou sob a forma de sachês para fazer chás, infusões, cataplasmas ou para temperar pratos.

Para que serve a Hortelã-pimenta

A Hortelã-pimenta serve para ajudar no tratamento de problemas digestivos, esofagite, refluxo gastroesofágico, cólon irritável, colite ulcerativa, excesso de gases, gastrite, tosse, resfriados, reumatismo, dor de cabeça ou urticária.

Propriedades da Hortelã-pimenta

As propriedades da Hortelã-pimenta incluem sua ação antiespasmódica, antiemética, carminativa, vasodilatadora, analgésica, antisséptica e tônica do aparelho digestório.

Modo de uso da Hortelã-pimenta

A partes usadas da Hortelã-pimenta são suas folhas para fazer chás, infusões, cataplasmas ou para temperar pratos.

  • Infusão de Hortelã-pimenta: Adicionar 15 g da planta em 250 ml de água fervente, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber 1 xícara após as refeições.

Efeitos colaterais da Hortelã-pimenta

Os efeitos colaterais da Hortelã-pimenta incluem azia, má digestão, urticária e, em casos muito raros, dificuldades respiratórias.

Contraindicações da hortelã-pimenta

A Hortelã-pimenta está contraindicada na gravidez e na amamentação porque ela passa para o leite materno, podendo alterar o cheiro e o sabor do leite, prejudicando a amamentação.

A hortelã-pimenta também é contra-indicada para crianças com menos de 5 anos, assim como em pacientes com úlceras estomacais.

Veja outra forma de utilizar esta planta em: Chá de hortelã-pimento para flatulência.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade