Hortelã-pimenta

publicidade

A Hortelã-pimenta é uma erva aromática que pode ser utilizada como planta medicinal para tratar problemas digestivos, por exemplos. Ela tambem é conhecida como Hortelã-das-cozinhas ou Hortelã-pimenta-bastarda.

O seu nome científico é Mentha piperita e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e alguns mercados e feiras livres.

Para que serve a Hortelã-pimenta

A Hortelã-pimenta serve para ajudar no tratamento de problemas digestivos, irritações da pele, picadas de inseto; resfriados, gripes, infecções da boca, dor de cabeça, problemas na vesícula biliar, flatulência, falta de apetite, dores menstruais, enjoo, inchaços e problemas de circulação sanguínea.

Propriedades da Hortelã-pimenta

As propriedades da Hortelã-pimenta incluem sua ação refrescante, analgésica, digestiva, carminativa, calmante e anti-inflamatória.

Modo de uso da Hortelã-pimenta

A partes usadas da Hortelã-pimenta são suas folhas para fazer chás, infusões, cataplasmas ou para temperar pratos.

  • Infusão de Hortelã-pimenta: Adicionar 15 g da planta em 250 ml de água fervente, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber 1 xícara após as refeições.

Efeitos colaterais da Hortelã-pimenta

Os efeitos colaterais da Hortelã-pimenta incluem aumento das contrações do útero, diminuição da sensibilidade, insônia, falta de ar e, em casos muito raros, asfixia em crianças e lactantes.

Contraindicações da hortelã-pimenta

A Hortelã-pimenta está contraindicada na gravidez, amamentação e em crianças com menos de 7 anos, assim como em pacientes com gastrite ou úlceras estomacais.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 10/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.