Esplenomegalia

publicidade

A esplenomegalia é o nome que se dá quando o baço está aumentado de tamanho, situação que pode ser causada por diversas doenças e que necessita de tratamento para evitar uma possível ruptura do baço, que pode causar uma grave hemorragia interna e ser potencialmente fatal.

A função do baço é regular, produzir, armazenar e destruir células sanguíneas anormais, porém devido à maior capacidade de armazenar células sanguíneas, na esplenomegalia, o funcionamento deste órgão é afetado e o número de células sanguíneas circulantes diminui provocando anemia, infecções frequentes e distúrbios hemorrágicos.

Sintomas da esplenomegalia

São sintomas da esplenomegalia:

  • Soluços;
  • Incapacidade de comer uma grande refeição;
  • Dor no lado superior esquerdo do abdômen que piora ao respirar fundo.

As causas da esplenomegalia podem ser: infecções bacterianas, doença da arranhadura do gato, cirrose alcoólica, fibrose cística, alguns tipos de anemia, câncer ou outras. 

O diagnóstico da esplenomegalia pode ser feito através de exames de imagem como ressonância e ultrassonografia.

Tratamento para esplenomegalia

O tratamento ideal da esplenomegalia deverá focar na causa desta, mas a remoção cirúrgica do baço pode ser uma estratégia de tratamento especialmente nos casos mais graves. 

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 02/09/2014 Última atualização da página: 25/08/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.