Dor nos rins

publicidade

A dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde como alterações no próprio rim ou problemas de coluna e a melhor forma de diferenciar estas dores é ficando atento aos outros sintomas que podem surgir.

Geralmente a dor nos rins que surge ao respirar, ao levantar, correr ou caminhar estão relacionadas a problemas de coluna e quando há uma dor forte nos rins que persiste por horas e vai aumentando com o passar do tempo, pode ser alguma complicação renal. Em todo caso, é aconselhada uma consulta médica.

Como é a dor nos rins

A dor nos rins é uma dor aguda, muito forte quando está relacionada com alterações renais. No entanto, a dor na região dos rins também pode estar relacionada a problemas de coluna como escoliose, hérnia de disco ou artrose, por exemplo. Neste caso a dor no fundo das costas pode ser moderada e estar acompanhada de outros sintomas.

Veja como diferenciar a dor nos rins:

 Dor nos rins - Causa renalDor nos rins - Outras causas
Característica da dorAguda, muito forte, pode afetar um lado ou os 2 rins.Dor fraca, forte ou moderada, que pode afetar um lado ou os 2 lados.
Sintomas relacionadosAlterações na urina como urina com cheiro forte, urina com sangue, com espuma, dor - ardor ao urinar, febre, calafrios.Dor em outras áreas do corpo como bumbum, pernas ou coxas.
Principais causas

Pedra nos rins, infecção ou inflamação do rim, cisto no rim e rim policístico, tumor.

Pancadas, dores musculares, problemas na coluna como hérnia de disco ou artrose.

Como aliviarTomar um comprimido de Buscopan, beber bastante água e ir ao pronto socorro.Colocar uma bolsa de água quente nas costas e repousar. Se a dor persistir procurar auxílio médico. A fisioterapia é indicada.
Remédio caseiroTomar o chá de quebra-pedra, mas procurar o médico nefrologista.Tomar o chá de camomila para relaxar e o chá de gengibre para combater a inflamação, mas procurar o ortopedista.

Dor nos rins na gravidez

A dor nos rins na gravidez geralmente é causada por alterações na coluna, devido a mudança do centro de gravidade da gestante e do peso da barriga. Raramente está relacionada a alterações renais, no entanto, se a mulher sentir dor nos rins, ou ao urinar, deve consultar o ginecologista para evitar complicações.

Veja também:

O que a gestante pode fazer para aliviar a dor nas costas na gravidez é colocar uma bolsa de água quente na região dolorida e ficar recostada numa poltrona confortável, com os pés elevados. Essa posição alivia a dor nas costas e desincha os pés. Mas se suspeita de alterações renais o obstetra deverá ser consultado.

Como tratar a dor nos rins

Para tratar a dor nos rins é importante reconhecer a sua causa, levando em consideração as características e o local da dor.

  • Dor nos rins de causa renal:

É aconselhado ir ao hospital para o médico avaliar o que está causando a alteração renal e então indicar o tratamento adequado. Em alguns casos basta tomar algum analgésico, repousar e beber bastante água ou chá de quebra-pedra até que a pedra seja eliminada. No entanto, quando o médico observa através de exames que a pedra é muito grande, é aconselhada uma cirurgia para retirar a pedra. 

  • 'Dor nos rins' causada por alterações na coluna:

Para tratar a 'dor nos rins' causada por alterações na coluna, cientificamente chamada de lombalgia, o que se pode fazer é colocar compressas de água morna na região deixando atuar por 20 a 30 minutos, permanecendo numa posição confortável enquanto espera. Após este período, se for possível, pode-se fazer alongamentos próprios para a coluna, como poderá ver em: Alongamentos para coluna.

Uma massagem terapêutica também pode ajudar a diminuir a dor e o desconforto causado pela lombalgia, mas é preciso levar em consideração a causa da dor e por isso pode ser necessário realizar exames de imagem como um raio-x ou ressonância magnética porque quando há comprometimento de estruturas como vértebras ou disco intervertebral, é necessário um tratamento mais específico, que pode incluir até mesmo uma cirurgia. Veja também: Dor nas costas.

Quando ir ao médico

É recomendado buscar ajuda médica sempre que a dor nos rins for muito forte e incapacitante ou quando a dor se torna frequente. Embora haja muitas causas de dor nos rins, a maior parte das vezes ela está relacionada a problemas de coluna e por isso a fisioterapia também pode ser uma opção de tratamento.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade