Sintomas de pedras nos rins

publicidade

Os sintomas de pedra nos rins podem surgir de forma repentina e a dor nos rins será progressivamente maior e por isso deve-se levar o indivíduo ao hospital para que sejam realizados exames. São sintomas de pedras nos rins:

  • Dor na parte inferior das costas (como mostra a imagem) que pode direcionar-se para a barriga ou órgão genitais;
  • Sangue na urina ou urina cor de rosa, devido a pequenas quantidades de sangue;
  • Aumento da vontade de urinar;
  • Calafrios;
  • Pode haver enjoo e vômito e
  • Pode haver febre.

As pedras nos rins podem causar estes sintomas, especialmente quando se trata de uma pedra grande ou de várias pedras pequenas.

Ao observar estes sintomas é aconselhada uma consulta com um médico que cuida dos rins, que é o nefrologista.

Tratamento para pedra nos rins

Dependendo da gravidade da situação, o tratamento para pedra nos rins consiste no uso de analgésicos, repouso e hidratação. O indivíduo deverá ficar em casa e beber bastante água, isto é, de 3 a 4 litros de água por dia, para aumentar a produção de urina, facilitando a saída das pedras dos rins. O analgésico é importante para que ele consiga suportar a dor. Um bom exemplo é o Paracetamol, que pode ser tomado de 4 em 4 horas, nesta situação.

Mas, se a pedra for muito grande, o ideal é recorrer à cirurgia para sua retirada, o que diminui a dor e o sofrimento do indivíduo. Após a alta hospitalar, o indivíduo deverá ser orientado para que tenha uma alimentação saudável que evite a formação de novas pedras nos rins. Alimentos como semente de tomate, da curgete e da berinjela, por exemplo, não devem ser consumidos, pois favorecem a formação do cálculo renal. Também é preciso continuar a beber bastante água todos os dias.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 13/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.