Sintomas de pedras nos rins

publicidade

​Os sintomas de pedra nos rins surgem de forma repentina quando a pedra é muito grande e não consegue ser eliminada pela urina, incluindo:

  • Dor intensa nas costas que pode direcionar-se para a barriga ou órgão genital;
  • Dor ao urinar;
  • Urina rosa, vermelha ou marrom com espuma;
  • Aumento da vontade de urinar;
  • Enjoo e vômito.

A crise renal pode variar ao longo do tempo, principalmente na localização e intensidade da dor, uma vez que a pedra pode ser transportada ao longo do sistema urinário. Os indivíduos com sinais e sintomas de pedras nos rins devem ir rapidamente ao pronto socorro, devendo ser acompanhados por um familiar.

Além disso, alguns dias ou meses após uma crise renal, pode-se sentir pressão, dor ligeira ou queimação ao urinar, que pode ser um sintoma inicial de pedra nos rins e que está relacionada com a liberação das restantes pedras que o indivíduo possui no rim. Nestes casos, o que se deve fazer é beber muita água e tomar o remédio antiespasmódico, como Buscopan, receitado pelo médico durante a crise anterior, devendo voltar ao pronto-socorro caso a dor fique mais forte ou dure mais de 2 horas.

As pedras nos rins, geralmente são causadas por excesso de peso, ingestão excessiva de cálcio, diminuição da ingestão de água ou alterações na tireoide, por exemplo.

Tratamento para pedra nos rins

O tratamento para pedra nos rins deve ser indicado por um urologista e, normalmente, é iniciado no hospital com o uso de remédios analgésicos na veia, como Tramadol, e remédios antiespasmódicos, como Escopolamina, sendo que o paciente pode regressar a casa algumas horas depois.

Em casa, o tratamento pode ser mantido com remédios analgésicos orais, como o Paracetamol, repouso e hidratação com cerca de 2 litros por dia, para facilitar a saída da pedra dos rins.

Nos casos mais graves, em que pedra é muito grande para sair sozinha, pode ser necessária cirurgia para retirar o cálculo renal. No entanto, no caso de sintomas de pedra nos rins na gravidez, a cirurgia está contraindicada, devendo ser tratados apenas com remédios analgésicos.

Após o tratamento, o indivíduo deve beber bastante água durante o dia e adotar uma alimentação saudável, evitando comer sementes de tomate, da curgete ou da berinjela, por exemplo, para evitar pedra nos rins.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 09/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.