Infecção renal

publicidade

A infecção renal, também chamada de pielonefrite, é uma infecção do trato urinário que atinge os rins e provoca a sua inflamação. 

A infecção renal pode ser classificada em:

  • Infecção renal aguda, quando os sinais e sintomas da doença surgem de maneira repentina e intensa, desaparecendo ao fim de alguns dias ou semanas
  • Infecção renal crônica, quando se desenvolve ao longo do tempo sem apresentar sinais e sintomas evidentes e que, se não for tratada, pode provocar insuficiência renal

As causas da infecção renal podem ser infecção por bactérias, como a E. coli, fungos, como a Candida albicans, ou alguns vírus. Normalmente, a infecção renal é consequência de uma infecção na bexiga que dura muito tempo e que faz com que os micro-organismos causadores da infecção consigam subir até aos rins, causando a inflamação. No caso da infecção renal crônica, além da infecção por micro-organismo, a presença de lesões nos órgãos urinários ou de cálculos renais também podem causar o aparecimento da infecção no rim. 

A infecção renal deve ser diagnosticada e tratada logo que descoberta, para evitar lesões graves nos rins ou provocar sepsemia e até mesmo a morte do indivíduo. 

Sintomas da infecção renal

Os sintomas da infecção renal podem ser:

  • Cólica renal
  • Dor forte no fundo das costas
  • Dificuldades ao urinar
  • Vontade de urinar frequente e em pequenas quantidades
  • Dor ou ardência a urinar
  • Urina com mau cheiro
  • Febre
  • Calafrios
  • Náuseas
  • Vômitos

Na presença de algum destes sintomas, o indivíduo deve consultar o médico urologista ou nefrologista, que fará o diagnóstico da doença através da avaliação dos sintomas. O médico também deverá fazer um exame físico, como palpação e precursão na região lombar, e exame de urina para verificar a presença de sangue ou de células brancas no sangue. 

Tratamento da infecção renal

O tratamento da infecção renal vai depender da causa da infecção e se é aguda ou crônica. Nos casos em que a infecção é provocada por bactérias, o tratamento consiste no uso de antibióticos, como amoxicilina ou ciprofloxacina, durante cerca de 10 a 14 dias. Alguns analgésicos ou anti-inflamatórios também são indicados para aliviar a dor. 

O tratamento mais eficaz para as infecções renais crônicas consiste na eliminação das suas causas. Alguns remédios para infecção renal, como os antibióticos, também podem ser usados no tratamento da infecção renal crônica, se existirem sinais de infecção por bactérias. 

Durante o tratamento da infecção renal, a ingestão de grandes quantidades de água é importante para facilitar a cura da doença.

Infecção renal da gravidez

A infecção renal na gravidez é bastante comum e é normalmente consequência de uma infecção prolongada na bexiga. 

Na gravidez, o aumento dos níveis de hormônios, como a progesterona, leva ao relaxamento do trato urinário, facilitando a entrada de bactérias na bexiga, onde se multiplicam e causam a infecção urinária. Nos casos em que a infecção não é diagnosticada ou tratada de forma eficaz, os micro-organismos continuam se multiplicando e começam a subir no trato urinário, até atingir os rins e provocar a sua inflamação. 

O tratamento da infecção renal durante a gravidez pode ser feito com antibióticos como amoxicilina, que não fazem mal ao bebê. 

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 03/12/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.