Desenvolvimento do bebê - 10 semanas de gestação

O desenvolvimento do bebê com 10 semanas de gestação, que equivale a 3 meses de gravidez, pode ser visto no exame de ultrassonografia. Nesta fase ele deve medir de cerca de 5 centímetros, que pode ser equivalente a uma ameixa seca.

A cabeça ainda é grande em relação ao corpo, os olhos que ainda estão muito separados começam a se aproximar e estão cobertos pelas pálpebras.

Desenvolvimento do bebê - 10 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 10 semanas de gestação

As orelhas começam a deslocar-se para a posição ideal, as pálpebras estão colocadas, o diafragma está completo e o bebê faz movimentos respiratórios.

O pescoço alongou-se, permitindo que o bebê vire a cabeça para frente e para os lados. Os ovários ou testículos começam a se desenvolver, os dedos dos pés e das mãos já encontram-se devidamente separados e apesar do bebê já se movimentar muito, a mãe ainda não deverá sentir.

Além disso a placenta além de permitir a circulação de alimentos ajuda a evitar que substâncias prejudiciais cheguem ao bebê, fazendo o papel de um filtro.

Alterações na mulher com 10 semanas de gravidez

As alterações na mulher com 10 semanas de gravidez incluem o desconforto causado pelo crescimento do bebê. A barriga ainda não deverá ser muito evidente, mas pode haver dor nas costas ou na barriga devido ao estiramento dos ligamentos do útero.

A mãe ainda poderá estar muito enjoada e quando escovar os dentes poderá notar algum sangue devido a uma inflamação na gengiva que é muito comum na gravidez.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro

Trimestres:

Mais sobre este assunto: