Remédios seguros para aliviar o enjoo na gravidez

Atualizado em abril 2024

Alguns remédios para enjoo na gravidez, como o suplemento de vitamina B6, o gengibre em cápsulas ou o dimenidrinato, podem ser indicados pelo obstetra para aliviar o enjoo e/ou tratar os vômitos.

No entanto, esses remédios só devem ser usados quando os benefícios compensam os riscos, após a avaliação pelo obstetra, como nos casos em que grávida sente muito desconforto, ou mesmo em situações de hiperemese gravídica, por exemplo. Entenda o que é a hiperemese gravídica.

Além disso, existem opções naturais para aliviar o enjoo na gravidez, como tomar um picolé de limão ou consumir alimentos ricos em magnésio, por exemplo, conforme a orientação do médico.

Imagem ilustrativa número 1

8 remédios seguros para enjoo na gravidez

Alguns remédios seguros para aliviar o enjoo na gravidez são:

1. Suplemento de ácido fólico

O suplemento de ácido fólico deve ser tomado durante toda a gravidez, sendo que geralmente está presente em multivitamínicos próprios para a gestação.

No entanto, o obstetra pode indicar o uso de suplementos que contêm apenas ácido fólico, pois ajuda a aliviar o enjoo na gravidez e a evitar vômitos. Veja como tomar o ácido fólico na gravidez

2. Gengibre em cápsulas

O gengibre em cápsulas tem propriedades antieméticas, sendo um remédio que pode ser indicado pelo obstetra para aliviar o enjoo na gravidez.

A dose do gengibre em cápsulas deve ser orientado pelo médico, sendo normalmente recomendado até 4 cápsulas de 250 mg por dia, quando necessário.

Outra opção para usar o gengibre é fazer o chá, adicionando 1 cm de gengibre em 1 xícara de água fervente e deixar por alguns minutos. Depois, tirar o gengibre, deixar amornar e beber em seguida.

O uso do gengibre na gravidez é considerado seguro desde que não ultrapasse 1 grama de gengibre por dia, por no máximo 4 dias consecutivos.

No entanto, o gengibre deve ser evitado se estiver próximo ao parto ou em mulheres com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenham risco de hemorragias.

Leia também: Gengibre na gravidez: é seguro? como usar e riscos tuasaude.com/gengibre-na-gravidez

3. Suplemento de vitamina B6

O uso de suplementos de vitamina B6, também conhecida como piridoxina, pode ser indicado pelo obstetra para aliviar as náuseas e vômitos na gravidez, principalmente causada pela hiperemese gravídica, podendo ser usados em conjunto com outro remédio, a doxilamina.

Além dos suplementos, outra forma de repor a vitamina B6 no organismo e evitar enjoo ou vômitos é consumir alimentos ricos em vitamina B6, como banana, melancia, castanha ou cenoura cozida, por exemplo. Veja a lista completa de alimentos ricos em vitamina B6.

4. Doxilamina

A doxilamina é um antiemético que pode ser indicado pelo obstetra para usar junto com o suplemento de vitamina B6. 

Esses dois remédios ajudam a aliviar os enjoos e vômitos na gravidez, causados pela hiperemese gravídica.

5. Dimenidrinato

O dimenidrinato é um antiemético que pode ser indicado para aliviar o enjoo ou vômitos na gravidez, pois age no centro do vômito no cérebro, controlando o esvaziamento gástrico, reduzindo a sensação de náusea e aliviando os vômitos.

No entanto, assim como qualquer outro remédio, durante a gravidez só deve ser usado se indicado pelo obstetra.

O dimenidrinato pode ser encontrado com o nome comercial Dramin, podendo estar associado à piridoxina, com o nome Dramin B6. Saiba como tomar o Dramin e o Dramin B6.

6. Meclizina

A meclizina é um antiemético e antivertiginoso indicado para prevenção e tratamento de enjoo ou vômitos, que também pode ser usado na gravidez, desde que tenha indicação do obstetra.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos de 25 mg ou 50 mg, e a dose normalmente recomendada é de 25 mg a 100 mg por dia, em doses divididas. Saiba como tomar a meclizina.

7. Proclorperazina

A proclorperazina é outro antiemético que também pode ser indicado pelo obstetra pois age bloqueando o efeito da dopamina, um tipo de neurotransmissor com ação no centro do vômito no cérebro, responsável por causar náuseas e vômitos.

8. Metoclopramida

Em alguns casos, principalmente nos casos de desidratação causada pela hiperemese gravídica, o obstetra pode também indicar o uso da metoclopramida (Plasil), que só deve ser usado se os benefícios compensarem os riscos.

Cuidados ao usar os remédios na gravidez

Os remédios para enjoo na gravidez só devem ser usados se indicados pelo obstetra após avaliação da gestante e dos benefícios do tratamento para a mulher e possíveis riscos para o bebê.

Isso porque durante a gravidez os remédios podem chegar até o bebê através da placenta ou cordão umbilical, prejudicando seu desenvolvimento ou causando danos no bebê em formação.

Desta forma, é recomendado fazer as consultas pré-natais ou entrar em contato com o obstetra, sempre que a mulher tiver náuseas e vômitos na gravidez, para que seja indicado o melhor tratamento.

Marque uma consulta com um obstetra na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Obstetras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Opções de remédios caseiros

A gestante que optar por um remédio caseiro, uma boa opção é chupar um picolé de limão. Para isso, basta fazer uma limonada com 3 limões para 1 litro de água e adoçar a gosto, colocando nas formas próprias de picolé no congelador.

Porém, quanto menos açúcar o picolé tiver, mais eficaz será para ajudar a combater os enjoos na gravidez. 

O consumo diário de certos alimentos ricos em magnésio, como feijão preto, grão de bico, azeitona, abobrinha, sementes de abóbora, tofu ou iogurte desnatado também ajudam a diminuir os episódios de enjoo na gravidez, pois o magnésio diminui a contração muscular. Veja mais remédios caseiros para enjoo na gravidez

Assista também ao vídeo seguinte e saiba como aliviar outros sintomas da gravidez:

Vídeos relacionados