Como Melhorar o Intestino

publicidade

Para melhorar o funcionamento do intestino preso é importante beber 1,5 a 2 litros de água por dia, comer alimentos que ajudam a equilibrar as bactérias do intestino, como o iogurte, comer alimentos ricos em fibras, como o brócolis ou a maçã, e ainda praticar exercício físico regularmente.

Além disso, também pode-se usar suplementação em probióticos, que são bactérios importantes para regular o funcionamento intestinal ou em fibras. Essa suplementação deve ser sempre indicada pelo médico ou nutricionista.

Alimentos para melhorar o intestino preso

Alguns exemplos de alimentos que ajudam a regular o intestino preso são:

  • Iogurte ou leite fermentado, como kefir
  • Linhaça, gergelim, amêndoa
  • Farelo de cereais, cereais All Bran,
  • Couve-de-bruxelas, brócolis, cenoura, aspargos, beterraba, espinafre, acelga, alcachofra
  • Maracujá, goiaba, sapoti, jenipapo, pupunha, cambucá, bacuri, pera com casca, uvas, maçã, tangerina, morango, pêssego

As leguminosas, como feijão, ervilha, fava e grão-de-bico também são ricas em fibra e ajudam a regular o intestino, mas devem ser consumidas sem casca porque a casca provoca gases intestinais, causando inchaço e flatulência.

Para saber mais sobre como melhorar gases intestinais veja: Como eliminar Gases.

Como melhorar o intestino preso na gravidez

Para melhorar o intestino na gravidez é importante fazer uma alimentação rica em frutas e legumes, comendo, no mínimo, 5 vezes ao dia esses alimentos.

Outra boa dica é comer uma ameixa preta seca todos os dias. Saiba mais sobre como melhorar o intestino preso da gravidez em: Prisão de ventre na gravidez.

Como melhorar o intestino preso do bebê

Para melhorar o intestino preso do bebê é importante a mãe cuidar a alimentação se estiver amamentando o bebê, evitando os alimentos da lista acima. Outra opção é oferecer ao bebê suco de laranja natural entre as refeições.

Quando o bebê já come legumes, pode-se aumentar a água na sopa tornando-a mais líquida. Se já come mingau, pode-se experimentar tornar o mingau mais líquido ou trocar a farinha maisena, de arroz ou de milho pela aveia, que ajuda a soltar o intestino.

Como melhorar o intestino irritável

Para melhorar o intestino irritável é fundamental reduzir ou eliminar da dieta alimentos gordurosos, com cafeína, álcool e açúcar porque essas sustâncias aumentam a irritação do intestino.

Para saber mais sobre a dieta do intestino irritável veja: Dieta para cólon irritável.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade