Sintomas de Colesterol

publicidade

Os sintomas de colesterol alto, em geral, não existem. Porém, o depósito de gordura acumulada no fígado pode gerar alguns sinais como:

  • Bolinhas de gordura na pele (xantelasma)
  • Aumento do baço
  • Aumento do fígado

Os xantomas formam-se nos tendões e na pele e são carocinhos de diversos tamanhos, geralmente rosados e com bordas bem definidas. Eles aparecem em grupos, numa determinada região, como no antebraço, nas mãos ou em volta dos olhos, como mostram as imagens:

O aumento do fígado e do baço pode ocorrer quando as concentrações de triglicerídeos no sangue atingirem valores próximos ou superiores a 800 mg/dl de sangue, produzindo sintomas próprios de pancreatite, como dor abdominal intensa.

Como os níveis de colesterol têm que estar muito altos para o surgimento destes sintomas, na maioria das vezes o indivíduo com colesterol alto não percebe a doença, o que facilita a sua progressão. A única maneira de descobrir se o colesterol está alto ou não é através de um exame de sangue para o colesterol total e suas frações e triglicerídeos.

Tratamento para colesterol alto

Se o indivíduo realmente vir a descobrir que tem o colesterol alto, a prática regular de atividade física e a alimentação correta podem ser a solução do problema. Isso porque nem sempre é necessário tomar medicamentos. Os remédios caseiros podem também ajudar no tratamento do colesterol.

Caso o paciente, mesmo em uso de dietas hipocalóricas e em realização regular de atividade física, permaneça com níveis de colesterol e triglicerídeos elevados, deverá procurar um cardiologista ou endocrinologista para iniciar controle com medicação. 

 Uma boa dica dos nutricionistas para reduzir o colesterol, é o suco de cenoura que auxilia no processo depurativo do sangue, atuando diretamente sobre o fígado, reduzindo assim os níveis de colesterol.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 07/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.