Chás para Ansiedade: 10 melhores opções (e como preparar)

Atualizado em outubro 2023
Evidência científica

Alguns chás indicados para ansiedade são o chá de camomila, de erva-cidreira, de valeriana e de lavanda, por exemplo. Esses chás relaxam o sistema nervoso central, melhorando o humor, promovendo a tranquilidade e diminuindo o nervosismo.

Além disso, existem outros chás que  também possuem propriedades calmantes e sedativas, ajudando a aliviar a ansiedade, como o chá de passiflora, de tília, de melissa e de Kava-kava.

No entanto, o uso destes chás não deve substituir os medicamentos indicado pelo médico e/ou as sessões de psicoterapia, devendo ser usados apenas como complemento para o tratamento da ansiedade. Confira as principais opções de tratamento para ansiedade.

Imagem ilustrativa número 1

Os principais chás indicados para a ansiedade são:

1. Chá de camomila

O chá de camomila é uma boa opção para aliviar a ansiedade, estresse e hiperatividade, porque contém apigenina, que é um flavonoide que acalma o sistema nervoso central e diminui os níveis de cortisol no organismo, um hormônio que está relacionado com a ansiedade e o estresse. Conheça todos os benefícios do chá de camomila.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa (4g) de flores de camomila desidratadas;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Ferver a água numa panela ou chaleira. Após apagar o fogo, adicionar as flores de camomila na água, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber até 4 xícaras desse chá por dia.

O chá de camomila não é indicado para pessoas com alergia à camomila e a plantas da mesma família da camomila, como margarida, ambrósia e crisântemos. Esse chá também não é indicado para bebês com menos de 6 meses.

Pessoas que estejam usando anticoagulantes, sedativos, analgésicos ou outros medicamentos regularmente, devem falar com um médico antes de tomar o chá de camomila, porque essa planta pode alterar os efeitos de alguns remédios. Além disso, esse chá não é recomendado durante atividades que exigem atenção como dirigir ou operar máquinas.

O chá com a camomila (Matricaria recutita) pode ser usado durante a gravidez e amamentação. Entretanto, o chá de camomila-romana deve ser evitado, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança desse tipo da planta nessas situações.

2. Chá de capim-limão

O chá de capim-limão, ou capim-santo contém citral, composto com ação sedativa que tem ação calmante e relaxante no sistema nervoso central, sendo indicado para ajudar no tratamento da ansiedade, diminuindo sintomas como nervosismo, preocupação excessiva e falta de concentração.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas frescas de capim-limão;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Em uma panela, ferver a água. A seguir, apagar o fogo e colocar as folhas de capim-limão picadas, na panela e tampar, deixando descansar por 5 minutos. Coar e beber em seguida. Pode-se beber até 4 xícaras desse chá por dia.

O chá de capim-santo não é indicado para mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Da mesma forma que esse chá não deve ser consumido por crianças com menos de 18 anos, pessoas com doenças no coração, rins ou figado.

Além disso, pessoas que usam medicamentos para controlar a pressão arterial, calmantes ou antidepressivos, devem consultar um médico antes de consumir esse chá.

3. Chá de alfazema

Por conter cumarina e óleos essenciais com propriedades relaxantes e calmantes e ansiolíticas, o chá de ou alfazema melhora o humor e o bem-estar geral, ajudando a diminuir os sintomas da ansiedade. Confira todas as propriedades do chá de alfazema.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sobremesa) de flores de lavanda;
  • 1 xícara de água.

Modo de Preparo:

Ferver a água em uma chaleira ou panela. Acrescentar as flores de lavanda, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Após, coar, e beber até 3 xícaras (de chá) desse chá por dia, por até 20 dias.

Esse chá é contraindicado para crianças com menos de 12 anos, pessoas com gastrite ou úlceras gástricas e mulheres grávidas ou em período de amamentação.

4. Chá de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira, ou melissa, ajuda a combater a ansiedade, pois possui ácido rosmarínico, um polifenol que aumenta a atividade do GABA no cérebro, um neurotransmissor que promove o relaxamento, o bem-estar e a tranquilidade, diminuindo os sintomas de ansiedade como agitação, preocupação excessiva e nervosismo.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
  • 1 xícara de (de chá) água.

Modo de preparo:

Numa panela, ferver a água. Ao apagar o fogo, adicionar as folhas de erva-cidreira na água, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber de 3 a 4 xícaras deste chá por dia.

O chá de erva-cidreira não é indicado para crianças com menos de 12 anos ou pessoas com hipotireoidismo, glaucoma e hiperplasia benigna de próstata.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como pessoas que usam medicamentos sedativos, devem conversar com um médico antes de tomar o chá de erva-cidreira.

5. Chá de valeriana

O chá de valeriana é um ótimo remédio natural para ansiedade por conter ácido valerênico e isovalérico, compostos bioativos que aumentam a atividade do GABA no sistema nervoso, promovendo o relaxamento e diminuindo os sintomas de ansiedade.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de raiz seca de valeriana;
  • 300 mL de água.

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela. Após apagar o fogo, adicionar a raiz de valeriana na água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber até 2 xícaras desse chá por dia.

O chá de valeriana não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como para crianças com menos de 3 anos.

Esse chá também não deve ser ingerido por pessoas que usam remédios para ansiedade, depressão ou que tomam analgésicos; como codeína, morfina ou tramadol; relaxantes musculares como a ciclobenzaprina; ou anticonvulsivantes como fenobarbital ou pentobarbital.

6. Chá de passiflora

O chá de passiflora, ou flor de maracujá, contém crisina, um flavonoide que ativa os receptores de GABA no sistema nervoso, ajudando a melhorar o humor e aliviar os sintomas da ansiedade. Confira todos os benefícios da passiflora.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de passiflora desidratada;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Numa panela, ferver a água e, após apagar o fogo, acrescentar as flores de passiflora. Tampar a panela, deixar repousar por 5 a 10 minutos, coar e beber. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia.

O chá de passiflora é contraindicado para crianças com menos de 12 anos de idade, pessoas com alergia aos componentes da planta, mulheres grávidas ou em período de amamentação. Esse chá também não deve ser ingerido junto com bebidas alcoólicas, medicamentos calmantes, sedativos, anti-histamínicos, anticoagulantes, antiplaquetários e anti-inflamatórios não esteroides.

7. Chá de tília

O chá de tília é um ótima opção natural para ansiedade, já que contém kaempferol e quercetina, compostos bioativos com ação calmante que promovem o relaxamento do sistema nervoso central, reduzindo sintomas como irritação, medo excessivo ou dificuldades para dormir.

Ingredientes:

  • 1/2 colher de chá (1,5 g) de flores e folhas secas de tília;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Em uma panela, ferver a água. Apagar o fogo, adicionar a tília, tampar a panela e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 4 xícaras por dia.

Para crianças entre 4 e 12 anos, deve-se usar apenas 1 g de tília para cada 150 mL de água fervente.

O chá de tília não é recomendado para pessoas com problemas no coração, já que a tília pode ter efeito tóxico sobre o músculo cardíaco. Além disso, esse chá também não deve ser consumido por crianças menores de 4 anos e por mulheres que estejam grávidas ou amamentando, porque não existem estudos que comprovem a segurança dessa planta nessas situações.

8. Chá de Kava-kava

Por ser rica em kavalactonas, substâncias naturais que regulam a ação do neurotransmissor GABA no cérebro, o chá de Kava-kava pode ser usado para ajudar a diminuir a ansiedade e a melhorar o relaxamento, devido suas propriedades calmantes e relaxantes.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de raiz de kava-kava;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo:

Numa panela, colocar a raiz de kava-kava e a água, deixando ferver por 10 minutos. Após amornar, coar e beber de  2 a 3 xícaras desse chá por dia.

Esse chá é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, esse chá não é indicado para crianças menores de 3 anos, para pessoas com doenças no fígado ou que estejam fazendo tratamento com medicamentos antidepressivos.

9. Chá de erva-de-são-joão

O chá de erva-de-são-joão, ou hipericão, é uma boa opção para ajudar no tratamento da ansiedade, porque possui hipericina e hiperforina, substâncias que atuam no sistema nervoso central, acalmando a mente e relaxando o corpo.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá (2 a 3g) de flores e folhas secas de erva-de-são-joão;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

Numa panela a ou chaleira ferver a água. Apagar o fogo, acrescentar a erva-de-são-joão na água, tampar e deixar repousar entre 5 minutos. Coar, deixar amornar e beber de 2 a 3 xícaras por dia, depois das refeições.

O chá de erva-de-são-joão não é indicada para crianças menores de 12 anos, pessoas com alergia ou sensibilidade a essa planta ou com depressão grave.

Esse chá também não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando e por pessoas que usam antidepressivos inibidores de recaptação de serotonina, como sertralina, paroxetina ou nefazodona.

10. Chá de mulungu

O chá de mulungu contém ótimas quantidade de hipaporfina, eritrina e eritravina, compostos bioativos que ativam os receptores de GABA no sistema nervoso, ajudando, assim, no tratamento da ansiedade.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá (de 4g a 6g) de cascas de mulungu;
  • 1 xícara (200 ml) de água.

Modo de preparo:

Em uma panela, colocar o mulungu e a água, levando ao fogo para ferver por 10 minutos. Desligar o fogo, deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras desse chá por dia, por até 30 dias seguidos.

O chá de mulungu não é indicado para crianças com menos de 18 anos. Assim como também não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas com insuficiência cardíaca ou arritmia.

Pessoas que usam remédios anti-hipertensivos ou antidepressivos, devem consultar o médico antes de usar o mulungu, porque essa planta pode alterar os efeitos desses medicamentos.

Vídeos relacionados