Passiflora

publicidade

A Passiflora ou flor do maracujá, conhecida também como flor-da-paixão ou maracujá-sylvestre, tem propriedades medicinais calmantes mas também afrodisíacas. O extrato de maracujá pode ser encontrado em comprimidos ou chá, que podem ser encontrados facilmente em lojas que vendem produtos naturais e de manipulação.

Pasalix é o nome comercial de um suplemento alimentar baseado em extrato de passiflora e que pode ser encontrado em farmácias convencionais e drogarias.

Propriedades da passiflora

Ação relaxante e anti-depressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensoras e sedativas. Esta planta medicinal também induz o sono e o relaxamento muscular.

Para que serve a passiflora

Nervosismo, ansiedade, depressão, insônia, dificuldades de concentração, síndrome pré-menstrual e espasmos gastro-intestinais de origem nervosa, hiperatividade infantil.

Modo de uso da passiflora

As folhas, sementes e o fruto são usados para fins medicinais, bem como o aroma da flor em aromaterapia.

  •  Chá com sementes secas para verminoses  - 250 ml de água fervente para cada 3g de sementes secas e moídas. Tomar 2 vezes ao dia.
  • Chá de folhas secas de maracujá para insônia -  Faça 3 xícaras de chá de folhas secas de maracujá para beber durante o período da tarde ou ao longo da segunda metade do dia. Para cada 250 ml de água fervente, utilizar 15 gramas de folhas.
  • Suco de maracujá para ansiedade - Para cada litro de água fria coloque 200ml de polpa de maracujá. Adoce a gosto com açúcar ou com mel. Tomar durante o dia todos os dias, especialmente durante a crise de ansiedade.

Efeitos colaterais da passiflora

Pode causar sonolência excessiva.

Contraindicações da passiflora

Hipotensão arterial, durante a gravidez e lactação.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 20/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.