Chá de erva-cidreira: para que serve, como fazer e contraindicações

Atualizado em setembro 2023
Evidência científica

O chá de erva-cidreira (Melissa officinalis) fornece muitos benefícios para a saúde, como aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, além de combater o excesso de gases e as dores, como cólica menstrual e dor de cabeça.

Esses benefícios são possíveis porque o chá de erva-cidreira contém compostos fenólicos, como ácido rosmarínico, citral e geraniol, que têm propriedades digestivas, analgésicas, sedativas e anti-inflamatórias. Conheça melhor os benefícios da erva-cidreira.

O chá de erva-cidreira pode ser feito com as folhas frescas ou secas dessa planta, e embora não seja indicado para substituir os remédios indicados pelo médico, ajuda a complementar os tratamentos, já que possui muitos efeitos benéficos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Os principais indicações do chá de erva-cidreira para a saúde são:

1. Alivia os sintomas de estresse e ansiedade

O chá de erva-cidreira ajuda a aliviar os sintomas de estresse e ansiedade por conter ácido rosmarínico, um composto fenólico que atua no sistema nervoso que aumenta a disponibilidade do GABA no cérebro, um neurotransmissor que promove o relaxamento e o bem-estar, diminuindo sintomas como agitação e nervosismo.

2. Combate problemas digestivos

O chá de erva-cidreira combate alguns problemas digestivos, como excesso de gases, má digestão e cólicas intestinais, porque contém citral, linalol, ácido rosmarínico e geraniol, que são compostos bioativos com ação antiespasmódica, analgésica e carminativa.

3. Pode ajudar a controlar a pressão alta

Por promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, o chá de erva-cidreira pode ajudar a controlar a pressão alta, principalmente em casos de estresse. Veja os melhores chás indicados para pressão alta.

No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para comprovar os benefícios do chá de erva-cidreira no controle da pressão arterial.

4. Diminui a cólica menstrual

O chá de erva-cidreira é um remédio caseiro que ajuda a aliviar a cólica menstrual, porque possui propriedades antiespasmódicas e analgésicas que diminuem a dor e as contrações dos músculos do útero. Confira mais remédios caseiros para a cólica menstrual.

5. Ajuda no tratamento da herpes labial

Quando aplicado diretamente na boca, o chá de erva-cidreira ajuda no tratamento da herpes labial. Isso porque esse chá contém ácido cafeico, felúrico e rosmarínico, compostos fenólicos que previnem a infecção, reduzem o tempo de cicatrização e aliviam sintomas como coceira, formigamento, queimação, pontadas, inchaço e vermelhidão.

6. Alivia dores

Por conter linalol, ácido rosmarínico e citral, que são compostos bioativos com ação analgésica, relaxante e anti-inflamatória, o chá de erva-cidreira ajuda a relaxar os músculos, liberar a tensão e relaxar os vasos sanguíneos, aliviando a dor de cabeça, a dor de dente, a dor muscular e a dor na barriga.

7. Melhora a qualidade do sono

O chá de erva-cidreira melhora a qualidade do sono por conter ótimas quantidades de geraniol, ácido rosmarínico e citral, que são compostos bioativos com ação calmante e sedativa do sistema nervoso central, promovendo o relaxamento e combatendo a insônia. Veja outros chás indicados para combater a insônia.

Como fazer o chá de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira pode ser feito com as folhes frescas ou secas dessa planta, ou ainda com o uso de sachês individuais.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas frescas de erva-cidreira rasgadas;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela ou chaleira. Apagar o fogo, acrescentar as folhas de erva-cidreira, tapar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, coar e beber ainda morno. Pode-se tomar até 3 xícaras (de chá) desse chá por dia.

Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre como fazer o chá de camomila, suas propriedades e benefícios:

Pode tomar chá de erva-cidreira todos os dias?

Sim, pode-se tomar o chá de erva-cidreira todos os dias. Entretanto, é aconselhado beber esse chá por até 2 semanas. Se os sintomas a serem tratados permanecerem por mais de 2 semanas, é recomendado consultar um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Grávida pode tomar chá de erva-cidreira?

Como ainda não existem estudos que comprovem a segurança do consumo do chá de erva-cidreira durante a gestação, esse chá só deve ser usado por mulheres grávidas sob a orientação de um médico.

Possíveis efeitos colaterais

O chá de erva-cidreira é seguro quando consumido por até 2 semanas seguidas e dentro da quantidade diária máxima recomendada.

No entanto, o consumo do chá de erva-cidreira por mais de 2 semanas e/ou em altas quantidades, pode diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, e causar dor de cabeça, náusea, vômitos, tontura e dor no estômago.

Quem não deve usar

O chá de erva-cidreira não é indicado para crianças com menos de 12 anos ou pessoas que tenham hipotireoidismo, hipotensão arterial, glaucoma ou hiperplasia benigna de próstata.

Mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação só devem consumir o chá de erva-cidreira sob a orientação de um médico.

Por ter efeito calmante, a ingestão do chá de erva-cidreira não é indicada durante atividades que exigem atenção como dirigir ou operar máquinas.

Além disso, pessoas que estejam usando medicamentos sedativos devem sempre conversar com um médico antes de tomar o chá de erva-cidreira.

Vídeos relacionados