Tratamento para Ansiedade

publicidade

O tratamento para ansiedade pode ser feito com uso de remédios, consumo de alimentos calmantes, prática de exercício físico, atividades de relaxamento ou acompanhamento psicológico. 

Alguns medicamentos utilizados no tratamento da ansiedade generalizada são os remédios ansiolíticos, antidepressivos ou calmantes como:

  • Alprazolam;
  • Diazepam;
  • Fluoxetina;
  • Amitriptilina;
  • Valeriana.

Os remédios devem ser indicados pelo médico psiquiatra e atuam no sistema nervoso de forma a diminuir a preocupação exagerada, tensão, medo ou pavor de que algo mal possa acontecer, sintomas característicos da ansiedade. Estes remédios ansiolíticos podem ser usados no tratamento para ansiedade e síndrome do pânico, mas não devem ser usados de forma prolongada e descontrolada, pois podem provocar dependência.

O tratamento para ansiedade infantil deve ser feito através de acompanhamento psicológico, psicoterapia, prática de exercício físico ou melhoramento da alimentação. O uso de remédios deve ser evitado, pois têm alguns efeitos colaterais que podem prejudicar o desenvolvimento da criança.

Tratamento caseiro para ansiedade

Um bom tratamento caseiro para ansiedade é o suco de amêndoas, gengibre e noz-moscada que ajudam a relaxar e aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue e oxigenação do cérebro. 

Ingredientes

  • 10 amêndoas cruas;
  • Gengibre;
  • Noz-moscada;
  • 1 copo de leite.

Modo de preparo

Mergulhar as amêndoas durante a noite na água para suavizar e, em seguida, retirar as peles. Colocar as amêndoas no liquidificador juntamente com 1 copo de leite quente, uma pitada de gengibre e uma pitada de noz-moscada. Beber antes de ir dormir para ajudar a relaxar. 

No tratamento para ansiedade e nervosismo podem ser ingeridos alimentos calmantes como o maracujá, laranja, folhas de alface ou chá de camomila.

Tratamento natural para ansiedade

Um bom tratamento natural para ansiedade é praticar Yoga, um tipo de exercício que trabalha com posturas e alongamentos, sendo também uma boa maneira de diminuir a tensão muscular e relaxar a mente. As aulas devem ser feitas pelo menos 1 vez por semana. 

Um outro tratamento natural para ansiedade é o seguinte exercício:

  • Deitar-se confortavelmente numa superfície plana;
  • Respirar profundamente, enchendo a barriga de ar e soltando aos pouquinhos.

Esta técnica é chamada de respiração diafragmática e ajuda a expandir melhor os pulmões, oxigenando melhor o cérebro.

A prática regular de exercício físico como natação, caminhada ou andar de bicicleta são ótimas opções de tratamento para ansiedade e stress

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 19/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.