Cálculo renal, o que fazer?

publicidade

Em caso de cálculo renal, após a consulta médica e a vinda para casa, o que se pode fazer é tomar um analgésico e ingerir bastante líquidos, ficando em repouso a maior parte do tempo. Quanto mais líquidos o indivíduo ingerir, maior será a quantidade de urina produzida e maior será a facilidade para extração do cálculo renal.

Remédio natural para cálculo renal

Um bom remédio natural para cálculo renal é tomar o chá de quebra-pedra durante o dia. A quebra-pedra é uma planta medicinal eficaz na eliminação do cálculo renal pois além de ter ação diurética age relaxando a musculatura interior dos ureteres facilitando a saída da "pedra". 

Ingredientes

Modo de preparo

Ferve a água e depois acrescentar as folhas de quebra-pedra. Deixar amornar, coar e beber durante o dia.

Cálculo renal, o que comer?

A alimentação mais indicada em caso de crise renal é a dieta líquida, pois ela é de fácil digestão e aumenta a produção de urina, fundamental para a saída do cálculo renal. Recomenda-se uma alimentação à base de sopa de legumes amassados, caldos, suco de frutas naturais e chás. Deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio como o leite e o iogurte pois eles favorecem a formação de cálculos renais de cálcio.

Assim, o cálculo deverá mover-se pelas vias excretoras, até que seja completamente eliminado pelo organismo através da urina. Esta situações pode demorar horas e quanto mais líquidos o indivíduo tomar, menos tempo de sofrimento terá.

Durante a crise renal o indivíduo deverá permanecer de repouso e não deverá realizar nenhum tipo de esforço ou atividade física pois a atividade física não irá facilitar a saída da "pedra".

Cirurgia para cálculo renal

A cirurgia para cálculo renal só é indicada quando o cálculo estiver impedindo a saída da urina ou se ele for muito grande, e o médico poderá identificar estes fatores através dos exames de imagem que são realizados no hospital.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade