Benefícios do Gergelim

Os benefícios do gergelim estão especialmente relacionados com a rua riqueza em fibras que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e a reduzir a quantidade de colesterol, podendo ser adicionado nas refeições como saladas e sopas, para tratar prisaõ de ventre ou colesterol alto, por exemplo.

No entanto, os benefícios do gergelim vão além disso, pois ele é capaz de:

  1. Diminuir o apetite e ajudar a emagrecer;
  2. Reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas;
  3. Ajudar a controlar a pressão arterial;
  4. Melhorar a saúde da pele, facilitando a cicatrização e evitando manchas da idade;
  5. Aumentar as defesas do organismo;
  6. Manter os ossos e dentes fortes;
  7. Evitar lesões no fígado, eliminando produtos tóxicos do órgão;
  8. Melhorar o humor;
  9. Regular a produção de hormônios.

Além disso, o gergelim também é rico em folato e, por isso, pode ser utilizado na alimentação de mulheres grávidas para diminuir o risco de malformações no bebê, como espinha bífida ou doenças cardíacas. Além disso, também previne casos de anemia na gestante e de pré-eclâmpsia.

Benefícios do Gergelim

Benefícios do gergelim preto

Os benefícios do gergelim preto são especialmente ajudar a controlar a diabetes e facilitar a digestão pela sua riqueza em fibras.

Existem diferentes variedades de gergelim, mas seus benefícios são semelhantes, pois as características nutricionais não são muito distintas entre as diferentes variedades, desde gergelim preto, torrado, com casca e integral.

Porém, a melhor forma de consumir a semente é na forma integral, crua ou com casca. Os benefícios do gergelim integral são ter todos os nutrientes na quantidade máxima e os benefícios do gergelim com casca são aumentar o movimento intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativar a circulação sanguínea na parede intestinal porque a casca do gergelim tem a presença de ácido linol.

Benefícios do gergelim para emagrecer

Os benefícios do gergelim para emagrecer são diminuir o apetite e aumentar a saciedade por suavizar a absorção de carboidratos. Além disso, o gergelim vai também facilitar a digestão trazendo uma sensação de conforto no organismo.

Para ter os benefícios do gergelim preto para emagrecer basta acrescentar 1 colher de sopa de gergelim num copo de iogurte para saciar o apetite. O gergelim não altera o sabor dos alimentos e pode ser consumido no iogurte ao meio da manhã ou da tarde, fazendo com que o indivíduo não exagere no almoço e no jantar.

Para acrescentar ao cardápio uma boa dose de gergelim, se pode jogar 1 colher de sopa de gergelim na salada e na preparação do arroz, por exemplo.

Composição nutricional do gergelim

A tabela a seguir traz a composição nutricional:

Quantidade por 10 g de gergelim
Energia: 61,4 calorias
Carboidratos2,3 gProteína1,8 g
Gordura saturada0,7 gLípidos5 g
Fibras1,7 gVitamina B10,1 mg
Folato9,6 mcgCálcio13,1 mg
Potássio77,4 mgMagnésio34,6 mg
Sódio58,8 mgPotássio40,6 mg

Uma boa dica para ter estes benefícios sem ter de comer a semente natural é comprar pasta de gergelim, conhecida como Tahini, que pode ser adicionado a várias receitas como homus e falafel, ou apenas para barrar no pão.

Mais sobre este assunto: