Benefícios do Gergelim

publicidade

Os benefícios do gergelim estão especialmente relacionados com a rua riqueza em fibras e por isso pode ser adicionado às refeições como saladas ou sopas para diminuir o colesterol e tratar a prisão de ventre.

Um adulto necessita de cerca de 20g de fibras por dia e duas colheres de sopa de gergelim têm 3,6 g de fibra.

O gergelim é rico em cálcio e é este outro dos benefícios do gergelim para a saúde, além disso ajuda a controlar a hipertensão porque possui uma substancia chamada sesamina.

Duas colheres de sopa de gergelim têm 293 mg de cálcio e um adulto jovem necessita de cerca de 1000 mg de cálcio por dia.

Os benefícios do gergelim na gravidez são especialmente melhorar a prisão de ventre que é um dos problemas que surgem com frequência nas gestantes e por ser rico em cálcio pode também ajudar a formar o esqueleto do bebê.

Benefícios do gergelim preto

Os benefícios do gergelim preto são especialmente ajudar a controlar a diabetes e facilitar a digestão pela sua riqueza em fibras.

Existem diferentes variedades de gergelim mas os seus benefícios são semelhantes pois as características nutricionais não são muito distintas entre as diferentes variedades. Como mostram as imagens:gergelim preto, torrado e com casca.

Os benefícios do gergelim torrado estão no seu sabor pois as sementes torradas ficam com um sabor muito bom e por isso são mais consumidas.

Porém a melhor forma de consumir a semente é na forma integral, crua e com casca. Os benefícios do gergelim integral são ter todos os nutrientes na quantidade máxima e os benefícios do gergelim com casca são aumentar o movimento intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativar a circulação sanguínea na parede intestinal porque a casca do gergelim tem a presença de ácido linol.

Benefícios do gergelim para emagrecer

Os benefícios do gergelim para emagrecer são diminuir o apetite e aumentar a saciedade por suavizar a absorção de carboidratos. Além disso o gergelim vai também facilitar a digestão trazendo uma sensação de conforto no organismo.

Para ter os benefícios do gergelim preto para emagrecer basta acrescentar 1 colher de sopa de gergelim num copo de iogurte para saciar o apetite. O gergelim não altera o sabor dos alimentos e pode ser consumido no iogurte a meio da manhã ou da tarde, fazendo com que o indivíduo não exagere no almoço e no jantar. 

Para acrescentar ao cardápio uma boa dose de gergelim, se pode jogar 1 colher de sopa de gergelim na salada e na preparação do arroz.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/08/2014 Última atualização da página: 31/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.