Alimentos ricos em vitamina E

publicidade

Os alimentos ricos em vitamina E são, na sua maioria, alimentos de origem vegetal, como sementes e cereais integrais. Porém, a gema do ovo, o fígado e a gordura que envolve a carne também são ricos nesta vitamina.

Um adulto saudável deve ingerir, diariamente, 8 a 10 mg de vitamina E, o que significa 2 castanhas do Pará por dia, por exemplo.

Função da vitamina E

A vitamina E ou Tocoferol, como é tecnicamente chamada, é um poderoso antioxidante com propriedades de antienvelhecimento celular, que são importantes na manutenção do sistema nervoso, da fertilidade masculina e feminina.

Os efeitos tóxicos, pela hipervitaminose da vitamina E, são raros e podem ser irritação na pele, após aplicação tópica, ou irritação no local da injeção intramuscular.

Alimentos ricos em vitamina E

  • Cereal enriquecido com fibra, 1 xícara: 30mg
  • Óleo de gérmen de trigo, 1 colher de sopa: 24mg
  • Avelã; meia xícara: 16mg
  • Semente de girassol, 1 colher de sopa: 4.5mg
  • Amendoim, meia xícara: 8mg
  • Castanha do pará, meia xícara: 6mg
  • Óleo de algodão, 1 colher de sopa: 5mg
  • Milho, 1 espiga: 5mg
  • Óleo de cártamo, 1 colher de sopa: 5mg
  • Amêndoa, meia xícara: 4mg
  • Óleo de milho, 1 colher de sopa: 3mg

Para que serve a vitamina E

A vitamina E, conhecida também como a vitamina da fertilidade ou antiestéril, é uma vitamina lipossolúvel e que está relacionada a terapias anti-envelhecimento. Ela é indicada para mulheres em tratamento para engravidar, no sentido de evitar abortos.

A vitamina E, de nome científico tocoferol, também melhora a absorção da vitamina A.

A carência da vitamina E está relacionada a problemas do aparelho reprodutor do homem e da mulher, distrofias musculares, anemia macrocítica, em bebês mal nutridos, e problemas do sistema nervoso.

Vitamina E engorda?

A vitamina E não engorda, pois não está envolvida no metabolismo energético. Mas, é encontrada nos alimentos mais gordurosos, como azeite, óleos, carnes gordas, nozes e castanha do Pará, que são alimentos muito calóricos e, quando consumidos em excesso, podem favorecer o ganho de peso.

Basta comer 2 castanhas do Pará ou 3 nozes por dia, para garantir a ingestão da vitamina E necessária para um dia. Não é necessário comer 100g, o que significa, aproximadamente, 600Kcal a mais na dieta.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 30/08/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.