Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

PUBLICIDADE

Alguns exemplos de alimentos ricos em vitaminas B são: banana, carnes, os miúdos, como fígado ou rim, vegetais verdes folhosos como couve ou espinafre, cereais e os ovos.

As vitaminas do complexo B são classificadas de acordo com as suas funções e estão sempre relacionadas ao bom funcionamento do organismo, causando benefícios para a saúde como manter a saúde da pele ou regular o apetite, por exemplo.

PUBLICIDADE

Alimentos ricos em Tiamina (vitamina B1)Alimentos ricos em Tiamina (vitamina B1)
Alimentos ricos em Ácido Fólico (vit. B9)Alimentos ricos em Ácido Fólico (vit. B9)
Alimentos ricos em Cobalamina (vit. B12)Alimentos ricos em Cobalamina (vit. B12)

A seguir, apresentamos uma lista com cada vitamina do complexo B, em quais alimentos elas são encontradas e quais são suas principais funções:

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

O segredo do equilíbrio do metabolismo é ingerir alimentos que são fonte de Vitamina B variados, porque eles têm um conjunto diferente de fibras e outras vitaminas além das vitaminas do complexo B.

Por serem hidrossolúveis, não há risco de hipervitaminoses, mas a falta dessas vitaminas no corpo pode causar transtornos gastrointestinais, irritabilidade e até problemas de pele e queda de cabelo. Veja mais sintomas da falta de vitaminas do complexo B.

Benefícios das vitaminas do complexo B

Pode-se dizer que os benefícios da vitamina B são muito amplos e regulam de forma geral o funcionamento do organismo, equilibrando especialmente a forma como gere o consumo energético. Por isso, podemos resumir nos tópicos a seguir:

  • Melhorar o crescimento do cabelo
  • Garantir saúde da pele
  • Regular o apetite
  • Combater a depressão
  • Proteger o fígado de diversas doenças
  • Melhorar o metabolismo do organismo
  • Prevenir doenças do sistema nervoso

Para que servem as vitaminas do complexo B

A vitamina B serve para garantir o bom funcionamento do corpo em geral, pois ela está envolvida nos processos de crescimento celular, formação de células sanguíneas, consumo de energia, regulação do apetite, equilíbrio das variações de humor e saúde da pele, além da produção ideal das enzimas envolvidas na digestão.

As vitaminas do complexo B estão relacionadas às reações químicas que ocorrem no cérebro e a sua falta pode justificar, em alguns casos, sintomas de depressão.

Para saber mais sobre as fontes de cada vitamina do complexo B consulte:

PUBLICIDADE