Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

PUBLICIDADE

As vitaminas do complexo B estão presentes em alimentos como peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre.

Essas vitaminas participam da regulação e produção de energia no organismo, e ajudam a manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Além disso, elas são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.

PUBLICIDADE

Veja a seguir para que serve e onde encontrar cada uma.

Vitamina B1

Também conhecida como tiamina, a vitamina B1 tem como funções melhorar o metabolismo e ajudar na regulação do gasto de energia.

Ela pode ser encontrada em alimentos como levedura de cerveja em pó, gérmen de trigo, sementes de girassol e castanha do pará. Veja outros aqui.

Vitamina B2

Também chamada de riboflavina, ela participa da produção de energia a partir das vitaminas e açúcares vindos da alimentação.

Ela está presente na levedura de cerveja, no farelo de aveia, nas amêndoas e no queijo cottage. Veja mais aqui.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

Vitamina B3

A vitamina B3, também chamada de niacina, é responsável por transformar a gordura em energia no corpo, ajudando a queimar calorias.

Ela também está na levedura de cerveja, no fígado, no amendoim e em peixes como a cavala. Veja outros exemplos aqui.

Vitamina B5

Conhecida como ácido pantotênico, ela atua melhorando a saúde da pele e dos cabelos, favorece a cicatrização de feridas e ajuda a controlar o colesterol e os sintomas da artrite reumatoide.

Ela está presente em alimentos como fígado, sementes de girassol cogumelos, amendoim, queijo cottage e salmão. Veja outros exemplos aqui.

Vitamina B6

Também chamada de piridoxina, ela ajuda a produzir anticorpos, prevenir anemia e produzir energia a partir de proteínas e carboidratos.

A vitamina B6 pode ser encontrada no fígado, na banana, no salmão, na ameixa, no avelã e no abacate. Veja mais aqui.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

Vitamina B7

Mais conhecida como biotina, ela serve para manter o metabolismo ativo, hidratar e fortalecer unhas, pele e cabelos e ajudar no controle da glicemia em casos de diabetes tipo 2.

Os alimentos que são fontes desse nutriente são carnes, ovos e leite, e ela é facilmente reposta através de uma dieta equilibrada. Veja outros aqui.

Vitamina B9

Mais conhecida como ácido fólico, ela estimula a produção de sangue e de células que carregam oxigênio no organismo, evitando o cansaço frequente e a anemia.

O ácido fólico está presente em alimentos como levedura de cerveja, fígado, espinafre, lentilhas e feijão. Veja mais aqui.

Vitamina B12

Também chamado de cobalamina, ela também auxilia na produção de sangue e manutenção da saúde do sistema nervoso.

Essa vitamina está presente no fígado, no salmão e em frutos do mar, como ostras e caranguejos, além de poder ser encontrada em alimentos fortalecidos, como cereais matinais, achocolatados em pó e em produtos de soja. Veja outros exemplos aqui.

PUBLICIDADE