Vitamina E

publicidade

A vitamina E é uma vitamina encontrada, principalmente, nos óleos de sementes, como a semente de girassol ou a castanha-do-pará.

Função da Vitamina E (para que serve)

A vitamina E ou alfa-tocoferol é um dos antioxidantes mais importantes dos alimentos e desempenha, além de integridade da pele, paredes celulares contra a oxidação e o envelhecimento

Indicações da vitamina E

Nos recém-nascidos prematuros, a deficiência de vitamina E pode causar a retinopatia de prematuridade e sangramento intracerebral, por isso, nesses casos é administrada entre 10 50 mg de Vitamina E diariamente sob supervisão médica. Em alguns casos de alterações no colesterol, 1000 mg por dia de tocoferol pode fazer parte do tratamento clínico.

A vitamina E também pode ser recomendada com suplemento para casais com problemas de fertilidade.

Sintomas de falta de vitamina E

Nas crianças maiores, os sintomas da deficiência de vitamina E ocorrem como consequência de síndromes de má absorção intestinal e incluem a redução dos reflexos, a dificuldade de marcha, a visão dupla, a perda do sentido da posição e a fraqueza muscular e dor de cabeça.

Nos adultos, a carência dessa vitamina é rara com exceção dos casos de síndromes de má absorção, sendo que os sintomas envolvem metabolismo do colesterol.

Efeitos tóxicos da vitamina E

A hipervitaminose E pode causar hemorragia nos indivíduos que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade