Alimentos ricos em proteínas

publicidade

Os alimentos mais ricos em proteína são os de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurte, mas os vegetais como ervilhas e soja, também possuem proteína, no entanto, não são tão completas como as de origem animal.

A alimentação rica em proteínas ajuda a ganhar massa muscular e a queimar gordura, quando aliada à prática de exercício físico. Veja mais alimentos para ganhar massa muscular.

Tabela de alimentos ricos em proteína animal

AlimentosProteína animal por 100 gEnergia por 100 g
Carne de frango32,8 g148 calorias
Carne de vaca26,4 g163 calorias
Queijo26 g316 calorias
Salmão grelhado23,8 g308 calorias
Pescada19,2 g109 calorias
Ovo13 g149 calorias
Iogurte4,1 g54 calorias
Leite3,3 g47 calorias

O consumo de proteínas é importante após o treino para evitar lesões e ajudar os músculos a recuperar melhor, pois as proteínas ajudam na formação do tecido muscular. Confira duas receitas especialmente indicadas pela nossa nutricionista em: Receita light com frango.

Tabela de alimentos ricos em proteína vegetal

AlimentosProteína vegetal por 100 gEnergia por 100 g
Soja12,5 g140 calorias
Quinoa12,0 g335 calorias
Trigo sarraceno11,0 g366 calorias
Millhete11,8 g360 calorias
Lentilhas9,1 g108 calorias
Tofu8,5 g76 calorias
Feijão6,6 g91 calorias
Ervilhas6,2 g63 calorias
Arroz cozido2,5 g127 calorias

Os alimentos ricos em proteínas vegetais precisam ser combinados para que a união dos aminoácidos forme proteínas de boa qualidade, como nos exemplos que citamos a seguir:

  • Arroz e o feijão (qualquer tipo);
  • Ervilhas e milhete;
  • Lentilhas e trigo sarraceno;
  • Quinoa e milho;
  • Arroz integral e ervilhas vermelhas.

Os alimentos ricos em proteínas de origem vegetal também são muito importantes para quem é vegetariano, para garantir o crescimento dos tecidos, cabelos e unhas.

Dieta da proteína ou hiperproteica

Na dieta hiperproteica deve-se comer 1,5 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia, sendo uma boa estratégia para aumentar a massa muscular e definir o corpo, especialmente quando é acompanhada de exercícios para hipertrofia muscular. Veja como fazer esta dieta: Dieta da proteína.

Alimentos ricos em proteína magra

Os alimentos ricos em proteína magra são aqueles que são ricos em proteína e que têm baixa quantidade de gordura, como por exemplo:

  • Alimentos ricos em proteína de origem vegetal como feijão, grão, favas, lentilhas ou ervilhas.
  • Alimentos ricos em proteína de origem animal com pouca gordura como carne de frango e peru sem pele, clara de ovo e peixes magros como a pescada.

Cada grama de proteína tem 4 calorias enquanto a gordura tem 9 calorias por isso é importante escolher alimentos ricos em proteína e pobre em lípidos para uma alimentação saudável e para diminuir a quantidade de gordura no corpo.

Veja também:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade