Alimentos ricos em proteínas

publicidade

Os alimentos mais ricos em proteína são de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurtes, e os de origem vegetal como ervilhas e soja, sendo que as proteínas de origem animal são mais completas do que os de origem vegetal.

A alimentação rica em proteína ajuda a ganhar massa muscular e a queimar gordura, mas o consumo dos alimentos ricos em proteína de origem vegetal é muito importante para quem é vegetariano porque estes alimentos garantem o crescimento dos tecidos, cabelos e unhas.

Alimentos ricos em proteínas vegetais

Os alimentos ricos em proteínas vegetais são as leguminosas como feijão, grão, favas, lentilhas, ervilhas e cereais como o arroz, por exemplo. No entanto, estes precisam ser combinados para que a união dos aminoácidos forme proteínas de boa qualidade, como nos exemplos que citamos a seguir:

  • Arroz e o feijão (qualquer tipo);
  • Ervilhas e milhete;
  • Lentilhas e trigo sarraceno;
  • Quinoa e milho;
  • Arroz integral e ervilhas vermelhas.

A seguir indicamos as tabelas dos alimentos ricos em proteína animal e vegetal:

Tabela de alimentos ricos em proteína animal

AlimentosProteína animal por 100 g
Carne de frango32,8 g
Carne de vaca 26,4 g
Queijo26 g
Salmão23,8 g
Pescada19,2 g
Ovo13 g
Iogurte4,1 g
Leite 3,3 g

Tabela de alimentos ricos em proteína vegetal

AlimentosProteína vegetal por 100 g
Soja12,5 g
Quinoa 12,0 g
Trigo sarraceno11,0 g
Millhete11,8 g
Lentilhas9,1 g
Tofu8,5 g
Feijão6,6 g
Ervilhas6,2 g
Arroz cozido 2,5 g

O consumo de proteínas é importante após o treino para evitar lesões e ajudar os músculos a recuperar melhor, além disso as proteínas ajudam na formação do tecido muscular e por isso é importante comer alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular.

Dieta da proteína ou hiperproteica

Na dieta hiperproteica deve-se comer 1,5 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia, sendo uma boa estratégia para aumentar a massa muscular e definir o corpo, especialmente quando é acompanhada de exercícios para hipertrofia muscular.

Veja como fazer a dieta da proteína e o treino de hipertrofia para ganhar massa muscular e melhorar o contorno corporal.

Alimentos ricos em proteína magra

Os alimentos ricos em proteína magra são aqueles que são ricos em proteína e que têm baixa quantidade de gordura, como por exemplo:

  • Alimentos ricos em proteína de origem vegetal como feijão, grão, favas, lentilhas ou ervilhas.
  • Alimentos ricos em proteína de origem animal com pouca gordura como carne de frango e peru sem pele, clara de ovo e peixes magros como a pescada.

Cada grama de proteína tem 4 calorias enquanto a gordura tem 9 calorias por isso é importante escolher alimentos ricos em proteína e pobre em lípidos para uma alimentação saudável e para diminuir a quantidade de gordura no corpo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 28/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.