Alimentos ricos em proteínas

publicidade

Os alimentos mais ricos em proteína são de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurtes, e os de origem vegetal como ervilhas e soja, sendo que as proteínas de origem animal são mais completas que as de origem vegetal.

A alimentação rica em proteína ajuda a ganhar massa muscular e a queimar gordura, mas os alimentos ricos em proteína de origem vegetal são importantes para quem é vegetariano.

Alimentos ricos em proteínas vegetais

Os alimentos ricos em proteínas vegetais são as leguminosas como feijão, grão, favas, lentilhas, ervilhas e cereais como o arroz, por exemplo. Porém os alimentos de origem vegetal necessitam estar combinados para que a união dos aminoácidos forme proteínas de boa qualidade, como nos exemplos listados em baixo.

  • Arroz e o feijão (qualquer tipo)
  • Ervilhas e milhete
  • Lentilhas e trigo sarraceno
  • Quinoa e milho
  • Arroz integral e ervilhas vermelhas

Essas combinações são importantes para aumentar a quantidade de proteína consumida em uma refeição sem adicionar gordura. 

Tabela de alimentos ricos em proteínas

A tabela dos alimentos ricos em proteína tem tanto os alimentos de origem animal como os de origem vegetal como se pode verificar.

Tabela de alimentos ricos em proteína animal

AlimentosProteína animal por 100 g
Carne de frango32,8 g
Carne de vaca 26,4 g
Queijo26 g
Salmão23,8 g
Pescada19,2 g
Ovo13 g
Iogurte4,1 g
Leite 3,3 g

Tabela de alimentos ricos em proteína vegetal

AlimentosProteína vegetal por 100 g
Soja12,5 g
Quinoa 12,0 g
Trigo sarraceno11,0 g
Millhete11,8 g
Lentilhas9,1 g
Tofu8,5 g
Feijão6,6 g
Ervilhas6,2 g
Arroz cozido 2,5 g

O consumo de proteínas é importante após o treinamento para evitar lesões e ajudar os músculos a recuperar melhor além disso as proteínas ajudam na formação do tecido muscular e por isso é importante comer alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular.

Dieta da proteína ou hiperproteica

Uma dieta hiperproteica contém 1.5 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia, e pode ser uma boa estratégia para aumentar a massa muscular (hipertrofia) e definir o corpo. Acompanhada de um bom programa de treino para hipertrofia muscular, uma dieta rica em proteínas ajuda a aumentar massa muscular, emagrecer e definir o corpo.

A proteína presente nos alimentos de origem animal são consideradas de alto valor biológico, o que significa que é absorvida e utilizada pelo organismo de uma forma fácil e eficiente para a construção de tecido muscular. Isso é fundamental no caso de um praticante de musculação, para o crescimento e desenvolvimento, no caso de crianças e adolescentes, ou em qualquer processo de cicatrização.

Combinar corretamente os grãos e cereais é ainda mais importante para os vegetarianos, tornando a refeição mais rica em proteínas, mesmo sem a presença da carne ou outro alimento de origem animal.

Alimentos ricos em proteína magra

Os alimentos ricos em proteína magra são considerados como alimentos que são ricos em proteína e que têm baixa quantidade de gordura. 

Assim os alimentos ricos em proteína magra são:

  • Alimentos ricos em proteína de origem vegetal como feijão, grão, favas, lentilhas ou ervilhas.
  • Alimentos ricos em proteína de origem animal com pouca gordura como carne de frango e peru sem pele, clara de ovo e peixes magros como a pescada.

Cada grama de proteína tem 4 calorias enquanto a gordura tem 9 calorias por isso é importante escolher alimentos ricos em proteína e pobre em lípidos para uma dieta alimentar equilibrada.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/07/2014 Última atualização da página: 21/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.