Para que serve a vitamina D

publicidade

A vitamina D serve para:

  • facilitar a absorção do cálcio e do fósforo no organismo;
  • fortalecer os ossos e dentes tornando-os mais saudáveis;
  • aumentar a força muscular;
  • diminuir o risco de diabetes tipo 1;
  • melhorar o equilíbrio e
  • ajudar a emagrecer.

Entretanto, para conseguir alcançar estes objetivos, deve-se consumir regularmente alimentos ricos em vitamina D e expor-se diariamente ao sol, no início da manhã e no final da tarde, por pelo menos 15 minutos.

O consumo de alimentos fonte de vitamina D é importante, porém é de suma importância que o indivíduo exponha-se ao sol. Pois os alimentos não contém a vitamina D propriamente dita, mas um precursor da vitamina D e somente ao expor-se ao sol é que a pele pode transformá-la na verdadeira vitamina D.

Onde encontrar a vitamina D

Pode-se encontrar a vitamina D em alimentos como peixes e frutos do mar. Além disso, ela também pode ser encontrada na gema do ovo e nos alimentos enriquecidos com vitamina D, como manteigas e iogurtes. Confira aqui uma lista de alimentos ricos em vitamina D.

Como a suplementação de vitamina D é um assunto controverso, não é recomendado tomar nenhum medicamento que contenha a vitamina D pura, sem a orientação do médico para evitar os efeitos nocivos que o excesso de vitamina D pode causar, como o aumento do risco das doenças cardíacas e renais, por exemplo.

Links úteis

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade