Alimentação do bebê aos 6 meses

publicidade

Na alimentação do bebê aos 6 meses pode-se acrescentar na dieta do bebê legumes, frutas e mingaus com glúten, sempre com a consistência de purês.

Estes alimentos não podem ser dados ao bebê todos ao mesmo tempo, têm de ser dados ao bebê um de cada vez com 3 dias de intervalo para reconhecer e poder associar alguma reação alérgica que possa surgir. Além disso, esses 3 dias também ajudam o bebê a adaptar-se ao sabor e textura dos novos alimentos.

  1. Sopas ou purês de legumes - as sopas ou purês de legumes devem ser o primeiro alimento sólido a dar aos bebês porque são ricos em vitaminas, minerais e fibras que são essenciais para o correto desenvolvimento do bebê. Os legumes que podem ser dados aos bebês são abóbora, batata, cenoura, batata-doce, abobrinha, couve-flor, chuchu, alface, repolho, cebola ou alho francês, por exemplo. Depois da sopa ou purê estarem prontos pode-se adicionar 1 colher de chá de azeite mas nunca se pode adicionar sal.
  2. Purês de frutas - as frutas devem ser dadas ao bebê na forma de purê podendo ser cozidas antes mas sempre sem adicionar açúcar. Algumas frutas boas para o bebê são maçã, pera, banana, papaia ou manga, por exemplo.
  3. Mingaus com glúten - os mingaus devem ser mingaus com glúten e sem leite, não lácteos para se adicionar o leite que o bebê esta bebendo à farinha. Pode-se alternar entre mingaus com e sem glúten mas é fundamental que aos 6 meses o bebê coma mingau com glúten para diminuir a possibilidade de desenvolver intolerância ao glúten.

É natural que nas primeiras refeições de sólidos o bebê coma muito pouca quantidade pois ainda está desenvolvendo a capacidade de engolir os alimentos e está habitando-se a novos sabores e texturas, por isso geralmente é necessário complementar a refeição com leite materno ou mamadeira. Não force o seu bebê a comer uma determinada quantidade ofereça os alimentos até ele não querer mais.

Rotina alimentar do bebê aos 6 meses

Um exemplo da rotina alimentar de um bebê com 6 meses durante um dia pode ser:

  • Café da manhã (7h00) - Leite materno ou mamadeira
  • Colação (10h00) - Purê de frutas com banana e maçã.
  • Almoço (13h00) - Purê de legumes com batata-doce, abóbora e couve-flor.
  • Lanche (16h00) - Leite materno ou mamadeira
  • Jantar (18h30) - Mingau de trigo com leite materno ou mamadeira
  • Ceia (21h00) - Leite materno ou mamadeira

Os purês e mingaus devem ser dados ao bebê com colher evitando sempre dar na mamadeira, pois o bebê tem que aprender a sentir a textura e a engolir os alimentos.

Receitas para alimentação do bebê aos 6 meses

Seguem-se duas receitas simples que podem ser dadas ao bebê com 6 meses.

Creme de abobrinha

Essa receita dá para 4 refeições, pode-se fazer e depois congelar para usar nos dias seguintes.

Ingredientes

  • 80 g de batata doce
  • 100 g de abobrinha
  • 100 g de cenoura
  • 1 colher se chá de azeite

Modo de preparo

Descascar, lavar e cortar a batata e a cenoura em cubinhos. Lavar a abobrinha e cortar em fatias. Colocar a batata, cenoura e abobrinha em uma panela com água a ferver e deixar cozer por 20 minutos. Escorrer a água em excesso e com a varinha mágica, misturar até ter um creme aveludado. Depois adicionar o azeite. Antes de dar o purê ao bebê pode-se adicionar 2 colheres de chá, do leite do bebê.

Purê de banana

Este purê é simples e pode ser oferecido como lanche ou após um creme de legumes, por exemplo.

Ingredientes

  • 120 g de banana
  • Meia manga
  • 2 colheres de sobremesa do leite do bebê

Modo de preparo

Lavar e descascar a manga e a banana. Cortar ao pedaços e bater no liquidificador até ficar em purê. Depois adicionar o leite do bebê.

Saiba mais em: Alimentação do bebê com 7 meses.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 06/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.