Saiba a quantidade de água que bebês e crianças precisam

É preciso começar a dar água para o bebê assim que ele começar a tomar suquinhos e comer papinhas e também já é preciso oferecer água se o bebê não mama exclusivamente no peito e já toma leite adaptado, que são fórmulas lácteas especiais para bebês.

No entanto, os bebês alimentados exclusivamente com leite materno não precisam beber água, chás ou sucos enquanto não começarem a alimentação complementar porque o leite materno já tem toda a água que o bebê necessita.

Quantidade de água de acordo com o peso do bebê

A quantidade correta de água que o bebê precisa deve ser calculada levando em consideração o peso da criança. Veja na tabela a seguir.

Idade do bebêQuantidade de água necessária por dia
Pré-maturo com menos de 1 kg150 ml por cada kg de peso
Pré-maturo com mais de 1 kg100 a 150 ml por cada kg de peso
Bebês com até 10 Kg100 ml por cada kg de peso
Bebês entre 11 e 20 kg1 litro + 50 ml por cada kg de peso
Bebês com mais de 20 kg1,5 litro + 20 ml por cada kg de peso

A água deve ser oferecida várias vezes ao dia e pode-se levar em consideração a quantidade de água que está presente na sopa e no suco de furta, por exemplo. No entanto, é preciso que o bebê também se acostume a tomar somente água, que não tem cor, nem sabor. 

Saiba a quantidade de água que bebês e crianças precisam

Quantidade certa de água de acordo com a idade do bebê

Alguns pediatras consideram que a quantidade de água que o bebê precisa deve ser calculada de acordo com a sua idade, nas quantidades que indicamos a seguir.

  • Até aos 6 meses de idade

O bebê que mama exclusivamente no seio da mãe até aos 6 meses de idade não precisa de água, porque o leite materno é constituído por 88% de água e possui tudo o que o bebê precisa para saciar a sede e o apetite. Desta forma, sempre que a mãe amamenta, o bebê está bebendo água através do leite.

A necessidade média diária de água para bebés saudáveis até aos 6 meses de idade é de cerca de 700 ml, mas essa quantidade é completamente obtida através do leite materno se a amamentação for exclusiva. Porém, se o bebê se alimenta apenas com leite em pó, é necessário dar cerca de 100 a 200 ml de água por dia aproximadamente.

  • Dos 7 aos 12 meses de idade

A partir dos 7 meses, com a introdução dos alimentos, a necessidade de água do bebê é de cerca de 800 ml de água por dia, sendo que 600 ml deve de ser na forma de líquidos como leite, suco ou água.

  • De 1 a 3 anos

As crianças entre 1 e 3 anos precisam tomar cerca de 1,3 litros de água por dia.

É importante notar que estas recomendações estão direcionadas para o bebê saudável que não apresenta desidratação por diarreia ou outro problema de saúde. Assim, se o bebê estiver com vômito ou tendo diarreia é importante oferecer ainda mais água. Neste caso, o ideal é observar a quantidade de líquidos perdida através do vômito e da diarreia e logo a seguir oferecer a mesma quantidade de água ou soro caseiro.

No verão, a quantidade de água tem que ser ainda um pouco maior do que a que está acima recomendada, para compensar a perda de água através do suor e evitar a desidratação. Para isso, mesmo sem a criança pedir, deve-se oferecer água, chá ou suco natural à criança ao longo do dia, várias vezes ao dia.

Veja também:

Mais sobre este assunto: