Água para o bebê

PUBLICIDADE

Os bebês alimentados exclusivamente com leite materno não precisam beber água, chás ou sucos pelo menos até completarem 6 meses de vida, pois o leite materno já tem toda a água que o bebê necessita.

Porém, se a alimentação do bebê for à base de leite em pó, que são fórmulas lácteas especiais para bebês, é preciso oferecer água para o bebê. Além disso, depois que o bebê começa iniciando a introdução de alimentos sólidos, é recomendado dar água para o bebê.

Quantidade certa de água de acordo com a idade do bebê

Até aos 6 meses de idade

O bebê que mama exclusivamente no seio da mãe até aos 6 meses de idade não precisa de água, porque o leite materno é constituído por 88% de água e possui tudo o que o bebê precisa para saciar a sede e o apetite. Desta forma, sempre que a mãe amamenta, o bebê está bebendo água através do leite.

A necessidade média diária de água para bebés saudáveis até aos 6 meses de idade é de cerca de 700 ml, mas essa quantidade é completamente obtida através do leite materno se a amamentação for exclusiva.

Porém, se o bebê se alimenta apenas com leite em pó, é necessário dar 100 a 200 ml de água por dia aproximadamente, considerando a toma de 6 ou 8 mamadeiras por dia.

Dos 7 aos 12 meses de idade

A partir dos 7 meses, com a introdução dos alimentos, a necessidade de água do bebê é de 800 ml de água por dia, sendo que 600 ml deve de ser na forma de líquidos como leite, suco ou água.

Dos 13 aos 36 meses de idade

Em bebês entre o 1 e os 3 anos de idade, a necessidade de água é de 1,3 litros de água por dia.

É importante notar que estas recomendações estão direcionadas para o bebê saudável que não apresenta desidratação por diarreia ou outro problema de saúde.

Além disso, no verão, a quantidade de água oferecida tem que ser maior do que a recomendada, para compensar a perda de água através do suor e evitar a desidratação. Para isso, mesmo sem a criança pedir, deve-se oferecer água, chá ou suco natural à criança ao longo do dia.

Veja também:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE