Alimentação do bebê dos 0 aos 12 meses

publicidade

​​A alimentação do bebê dos 0 aos 12 meses começa com leite materno ou mamadeira até aos 6 meses e depois vai-se dando ao bebê alimentos sólidos, como legumes, frutas, mingaus, carne, ovo e peixe, por exemplo, por uma ordem específica de acordo com o desenvolvimento do bebê para que o bebê consiga digerir corretamente esses alimentos e não tenha alergias.

O dia alimentar do bebê tem, geralmente, 6 refeições: café da manhã, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. Alguns bebês sentem necessidade de mamar durante a noite, fazendo mais uma refeição. Quando o bebê chega aos 12 meses, apenas o café da manhã e a ceia devem ser leite e todas as outras refeições devem ser realizadas com alimentos sólidos comidos com colher.

Seguem-se indicações de um esquema alimentar padrão para bebês dos 0 aos 12 meses de idade:

Entre zero e 6 meses

Apenas leite materno sempre que o bebê quiser ou 6 a 7 mamadeiras de leite em pó adaptado e, neste caso, também deve ser oferecida água ao bebê. Sempre que possível, até aos 6 meses, deve ser dado ao bebê exclusivamente leite materno devido à imaturidade intestinal e capacidade limitada de digestão próprias dos bebês.

Entre os 4 e 6 meses

Introduz-se purê de legumes e frutas, assim como mingaus, começando pelos legumes de preferência. Os mingaus aos 6 meses devem ser com glúten. Saiba mais em: Alimentação do bebê aos 6 meses.

Ente os 6 e os 7 meses

Adiciona-se carne de frango ou peru, por exemplo, ao purê de legumes ou sopa, em horário de almoço. Veja mais em: Alimentação do bebê com 7 meses.

A partir dos 8 meses de idade

O bebê deve estar fazendo 4 refeições de alimentos sólidos. Nesta fase é adicionado à alimentação do bebê iogurte e gema de ovo. Saiba como introduzir na alimentação do bebê esses alimentos em: Alimentação do bebê - 8 meses.

Entre os 9 e 12

Pode-se adicionar peixe, massa, arroz, ervilha e feijão, por exemplo, e após um ano o bebê já pode comer um ovo inteiro. Veja mais orientações para adicionar esses alimentos na dieta do bebê em: Alimentação do bebê dos 9 aos 12 meses.

Após 1 ano de idade o bebê pode comer de tudo, devendo ter cuidado com o tamanho dos alimentos e seguir uma alimentação saudável com poucas gorduras e açúcares.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 06/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.