4 dicas para diminuir a dor de dente

PUBLICIDADE

A dor de dente pode ser causada por uma cárie dentária, um dente quebrado ou o nascimento do dente do siso, por isso, é muito importante consultar um dentista perante uma dor de dente para ele identificar a causa e iniciar o tratamento que pode incluir apenas a limpeza do dente ou, em outros casos, extração ou tratamento de canal.

Porém, enquanto espera para ir no dentista, experimente estas 4 dicas para diminuir a dor de dente, que incluem:

1. Chupar cubos de gelo

4 dicas para diminuir a dor de dente

O gelo ajuda a diminuir o inchaço e a inflamação, aliviando a dor. Deve-se colocar o gelo sobre o dente dolorido ou junto à bochecha, mas protegido com um pano para não queimar, durante intervalos de 15 minutos, pelo menos 3 ou 4 vezes por dia.

2. Usar óleo de cravo-da-índia

4 dicas para diminuir a dor de dente

O óleo de cravo-da-índia tem ação analgésica, anti-inflamatória e antisséptica, ajudando a aliviar a dor e a inflamação, além de ajudar a prevenir uma infecção. Basta colocar 2 gotas do óleo diretamente no dente ou num pedaço de algodão ou cotonete sobre o dente. Saiba mais em: Óleo de cravo-da-índia para dor de dente.

3. Fazer bochechos com chá de macela e própolis

4 dicas para diminuir a dor de dente

O chá demacela com própolis tem ação anestésica e antisséptica, ajudando a diminuir a dor de dente e a limpar a região. Para fazer os bochechos, deve-se adicionar 5 g de folhas de macela em 1 xícara de água fervente, deixar repousar por cerca de 10 minutos, coar e adicionar 5 gotas de própolis enquanto ainda estiver morno. A seguir deve-se bochechar com este chá 2 vezes por dia.

​4. Dar preferência a alimentos frios

4 dicas para diminuir a dor de dente

Uma sopa liquidificada e fria, uma gelatina sem açúcar, uma vitamina de frutas ou um iogurte natural são algumas opções. Os alimentos frios e líquidos, por não envolver a mastigação ou altas temperaturas, ajudam a aliviar a dor ou a não piorá-la.

Além destas dicas e se a dor for muito forte, pode-se tomar um remédio analgésico e anti-inflamatório como o Paracetamol, o Ibuprofeno ou a Aspirina, por exemplo. No entanto, mesmo que a dor melhore com os remédios, é importante consultar o dentista.

Veja outras formas caseiras de aliviar a dor de dente enquanto espera para ir no dentista em:

PUBLICIDADE