Como aliviar a dor de dente furado

Atualizado em março 2021

Para aliviar a dor de dente furado é importante identificar a causa da dor, que pode ser devido à presença de cáries ou desgaste do material de restauração, o que pode causar, além dar dor, maior sensibilidade no dente, inchaço na gengiva e aparecimento de manchas brancas no dente.

É importante que o dentista seja consultado para que possam ser indicadas medidas que ajudem a tratar o dente furado, no entanto é possível adotar medidas para aliviar a dor e o desconforto em casa como:

  • Passar o fio dental entre os dentes no local da dor, pois assim é possível evitar que mais bactérias fiquem acumuladas no local e cause complicações;
  • Enxaguar a boca com água morna e sal para melhorar a limpeza da boca;
  • Fazer bochechos com chá de losna ou com chá de macela pois têm fortes propriedades anti-inflamatórias que aliviam a dor;
  • Morder um cravo-da-índia no local do dente afetado, pois além de aliviar a dor, combate as bactérias que podem estar causando inflamação do local;
  • Segurar uma bolsa de gelo no rosto, no local da dor, ou colocar uma pedra de gelo na boca, porque o frio diminui a inflamação e alivia a dor.

Estes remédios caseiros não devem substituir a consulta do dentista, pois é possível que seja iniciado o tratamento para eliminar a causa e evitar a progressão dos sintomas, sendo indicado pelo dentista a colocação de material restaurador no buraco presente no dente e/ou remoção da cárie. Veja mais detalhes sobre o tratamento para cárie.

Imagem ilustrativa número 1

Para evitar a piora da dor, é importante também evitar comer alimentos muito quentes ou frios, assim como evitar a entrada de ar frio na boca ao falar, já que os dentes ficam mais sensíveis, além de evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, pois favorecem a proliferação de bactérias da boca, podendo causar mais cáries. Confira ainda outras receitas naturais para aliviar a dor de dente.

Em alguns casos, o médico pode indicar alguns remédios para aliviar a dor do dente furado  e diminuir a inflamação antes ou após a realização do tratamento definitivo, como analgésicos ou anti-inflamatórios.

Quando ir ao dentista

Em qualquer caso de dor de dente é importante procurar um dentista, no entanto, a consulta é ainda mais importante quando:

  • A dor de dente não passa com os remédios caseiros ou comprimidos para dor;
  • A dor volta dentro de poucos dias;
  • Existe sangramento por mais de 2 ou 3 dias;
  • Os dentes estão muito sensíveis e impedem a alimentação;
  • É visível uma fratura no dente.

Uma das melhores formas de evitar que a dor de dente volte a surgir consiste em escovar os dentes todos os dias, assim como fazer uma consulta de rotina no dentista, pelo menos, 1 vez por ano.

Assista o vídeo seguinte e saiba como evitar e aliviar a dor de dente com as dicas do nosso dentista:

Vídeos relacionados