Como tratar a Dor de Dente na Gravidez

A dor de dente é relativamente frequente na gravidez e pode surgir de forma repentina e durar horas ou dias, afetando o dente, o maxilar e até causando dor de cabeça e de ouvido, quando a dor é muito forte.

Geralmente, a dor de dente na gravidez é causada pelo aumento da sensibilidade dentária e pela gengivite, que é a inflamação da gengiva, que é comum durante esta fase. Mas a dor também pode estar relacionada a outras causas como dente quebrado, abcesso ou dente do siso crescendo.

O que fazer para aliviar a dor de dente na gravidez

Para aliviar a dor de dente na gravidez o que se pode fazer é:

  • Usar anestésicos como Paracetamol ou Ibuprofeno de 8 em 8 horas
  • Fazer bochechos com água morna e sal;
  • Utilizar pasta para dentes sensíveis, como Sensodyne ou Colgate Sensitive;
  • Aplicar gelo, protegido com um pano, sobre o rosto;

Mas normalmente é preciso ir ao dentista para verificar a causa da dor de dente e para tratar a infeção ou fazer limpeza, obturação, tratamento de canal ou extração do dente, que são tratamentos que também podem ser realizados durante a gestação.

Remédio natural para dor de dente

Para aliviar a dor de dente em casa pode-se mascar 1 cravo-da-índia ou bochechos com o chá de macela e própolis, pois têm efeito anti-inflamatório.

Além disso, um bom remédio natural para dor de dente é aplicar uma compressa de salsinha no dente afetado, já que este possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a dor de dente.

Principais causas da dor de dente

Geralmente, a dor de dente é provocada pela presença de cárie em um dente, especialmente quando a higiene bucal não é feita de forma adequada. No entanto, existem outras causas para a dor de dente que incluem:

  • Gengivite: Uma inflamação causada pelo aumento da progesterona na gravidez, que levao ao sangramento durante a escovação dos dentes;
  • Dente quebrado: a rachadura do dente pode não ser visível a olho nu, porém pode provocar dor em contato com alimentos quentes ou frios;
  • Abcesso: provoca o surgimento de um inchaço na boca devido à infecção de um dente ou da gengiva;
  • Dente do siso: provoca a inflamação da gengiva e, normalmente, é acompanhado de dor de cabeça e de ouvido.

Quando a dor de dente não passa, o indivíduo deve consultar um dentista, pois pode ser necessário tomar remédios como antibiótico, para tratar a infeção ou fazer limpeza, obturação, tratamento de canal ou extração do dente. Conheça uma lista de alimentos que podem prejudicar os dentes.

As causas de dor de dente podem provocar lesões graves na polpa do dente e, nesses casos, é necessário fazer o tratamento do canal da raiz do dente no dentista.

Descubra outras formas de aliviar a dor de dente em:

Mais sobre este assunto: