Dor de Dente

publicidade

A dor de dente pode surgir de forma repentina e durar horas ou dias, afetando o dente, o maxilar e até causando dor de cabeça e de ouvido, nos casos de dor muito forte.

Geralmente, a dor de dente é causada por dente quebrado, abcesso ou dente do siso crescendo e, para aliviar a dor de dente pode-se tomar analgésicos, aplicar gelo ou fazer bochechos com água morna e sal. Em alguns casos, pode ser necessário ir no médico, para tratar a infeção ou fazer limpeza, obturação, tratamento de canal ou extração do dente.

Causas da dor de dente

Geralmente, a dor de dente é provocada pela presença de cárie em um dente, especialmente quando a higiene bucal não é feita de forma adequada. No entanto, existem outras causas para a dor de dente que incluem:

  • Dente quebrado: a rachadura do dente pode não ser visível a olho nu, porém pode provocar dor em contato com alimentos quentes ou frios;
  • Abcesso: provoca o surgimento de um inchaço na boca devido à infecção de um dente ou da gengiva;
  • Dente do siso: provoca a inflamação da gengiva e, normalmente, é acompanhado de dor de cabeça e de ouvido.

Quando a dor de dente não passa, o indivíduo deve consultar um dentista, pois pode ser necessário tomar remédios como antibiótico, para tratar a infeção ou fazer limpeza, obturação, tratamento de canal ou extração do dente.

O que fazer na dor de dente

A dor de dente pode ser ser aliviada com:

  • Usar anestésicos como Paracetamol ou Ibuprofeno de 8 em 8 horas
  • Aplicar pomada de benzocaína ou xilocaína no local que dói;
  • Fazer bochechos com água morna e sal;
  • Utilizar pasta para dentes sensíveis, como Sensodyne ou Colgate Sensitive;
  • Aplicar gelo, protegido com um pano, sobre o rosto;

As causas de dor de dente podem provocar lesões graves na polpa do dente e, nesses casos, é necessário fazer o tratamento do canal da raiz do dente no dentista.

Além disso, a dor de dente limita a alimentação, devendo-se optar por alimentos moles e pastosos. Saiba o que comer em: O que comer quando não posso mastigar. 

Remédio natural para dor de dente

Para aliviar a dor de dente em casa pode-se mascar 1 cravo-da-índia ou bochechos com o chá de macela e própolis, pois têm efeito anti-inflamatório.

Além disso, um bom remédio natural para dor de dente é aplicar uma compressa de salsinha no dente afetado, já que este possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a dor de dente. Veja mais em: Salsa para Dor de Dente.

Dor de dente na gravidez

A dor de dente na gravidez é um sintoma frequente, pois o aumento de progesterona torna as gengivas mais frágeis, podendo infeccionar.

No entanto, a dor de dente na gravidez deve ser tratada o mais cedo possível por um dentista, pois pode provocar parto prematuro, devido às toxinas liberadas para o sangue.

Além disso, no tratamento da dor de dente na gravidez pode-se tomar remédios anestésicos, como Paracetamol e escovar os dentes 3 vezes por dia e fazer consultas regulares ao dentista para limpar a placa bacteriana.

Dor de dente no bebê

A dor de dente no bebê, normalmente, surge por volta dos 4 meses e está relacionada ao crescimento dos dentes de leite, e, geralmente, apresenta outros sintomas, como agitação, falta de apetite, tosse seca e choro fácil.

A dor de dente no bebê pode ser aliviada com o uso de remédios, como Camomilina ou Nenê-dente. Uma outra forma eficaz é dar uma cenoura inteira e gelada para o bebê ficar mordendo, pois além de o frio ajudar a diminuir a dor, a cenoura possui excelentes propriedades calmantes e analgésicas.

Descubra outras formas de aliviar a dor de dente em:

publicidade
publicidade