7 xaropes para gripe (e como tomar)

Atualizado em novembro 2023

Alguns xaropes para gripe, como a guaifenesina, a bronfeniramina + fenilefrina ou o guaco, ajudam a aliviar os sintomas da gripe, como tosse seca ou com catarro, sensação de nariz entupido ou escorrendo, por exemplo.

Esses xaropes não eliminam o vírus da gripe, mas ajudam a aliviar os sintomas, devendo ser usados com indicação do clínico geral ou pediatra, que também pode indicar outros remédios para gripe. Confira os principais remédios para gripe.

Além disso, para prevenir a gripe e possíveis complicações, é recomendado tomar a vacina contra a gripe, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas ou sistema imune enfraquecido.

Imagem ilustrativa número 1

7 xaropes para gripe

Alguns xaropes para gripe que podem ser indicados pelo médico são:

1. Guaifenesina

A guaifenesina é um xarope expectorante que age deixando o catarro menos grosso, o que facilita sua eliminação, sendo indicado nos casos de gripes e resfriados.

Esse xarope pode ser encontrado como genérico, ou com os nomes comerciais Transpulmin, Xarope Vick Mel ou Expectovic, por exemplo.

O xarope de guaifenesina tem diferentes concentrações, sendo o xarope infantil de 100 mg/15 mL e o xarope adulto de 200 mg/15mL.

Como tomar: a dose recomendada do xarope de 200 mg/15 mL para adultos é de 15 mL, a cada 4 horas, ou conforme recomendação médica. Já as doses do xarope infantil de 100 mg/15mL devem ser orientadas pelo pediatra, de acordo com a idade da criança. Saiba como dar o xarope de guaifenesina para crianças.

2. Bronfeniramina + fenilefrina

O xarope de bronfeniramina + fenilefrina é indicado para aliviar temporariamente os sintomas da gripe ou de resfriado comum, como sensação de nariz escorrendo ou entupido, pois tem ação descongestionante nasal. Confira outras opções de descongestionantes nasais.

Esse xarope é indicado para adultos ou crianças com mais de 2 anos, sendo encontrado com o nome comercial Decongex plus, e não deve ser usado por pessoas com pressão alta, problemas cardíacos, hipertireoidismo ou hipertrofia da próstata.

Como tomar: a dose do xarope de maleato de bronfeniramina 2 mg/mL + cloridrato de fenilefrina 5 mg/mL para adultos é de 10 a 15 mL do xarope (1 a 1 ½ copo dosador), 3 a 4 vezes por dia. Para crianças com mais de 2 anos, a dose recomendada é de 2,5 a 5 mL do xarope (¼ a ½ copo dosador), 4 vezes por dia, ou conforme indicação do pediatra. Veja também como desentupir o nariz de forma natural.

3. Clobutinol + doxilamina

O xarope de clobutinol + doxilamina é indicado para aliviar a tosse causada por gripes ou resfriados comuns, pois age no cérebro no centro da tosse, além de ter ação anti-histamínica, que reduz a quantidade de líquidos nas paredes das vias respiratórias, aliviando a tosse seca. Veja outros xaropes para tosse seca.

Esse xarope pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, e encontrado com o nome Hytoss Plus, contendo 4 mg/mL de clobutinol e 0,75 mg/mL de doxilamina.

O xarope de clobutinol + doxilamina não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação ou pessoas com epilepsia, asma, bronquite crônica,  obstrução na bexiga ou intestino, úlcera péptica ou hipertrofia na próstata sintomática.

Como tomar: a dose para adultos e crianças com mais de 12 anos é de 10 mL do xarope, até 3 vezes por dia. Para crianças de 3 a 12 anos, são recomendadas doses de 5 mL a 10 mL, até 3 vezes por dia.

4. Eucalyptus globulus

Eucalyptus globulus é um xarope fitoterápico preparado com as folhas dessa planta medicinal, indicado para aliviar a tosse com catarro causada por gripes ou resfriados, pois tem ação expectorante e antitussígena. Confira outros xaropes para tosse com catarro.

Esse xarope está disponível com o nome Bronquivita e deve ser usado com indicação médica, principalmente porque possui álcool na sua composição.

O xarope de Eucalyptus globulus não deve ser usado por pessoas com doenças no fígado ou vias biliares, ou inflamação do trato gastrointestinal, assim como é contraindicado durante a gravidez ou amamentação.

Como tomar: a dose para adultos é de 15 mL do xarope (1 e ½ copo medida), a cada 3 horas, ou conforme orientação médica.

5. Guaco

O xarope de guaco é um fitoterápico preparado com as folhas da planta medicinal Mikania glomerata Spreng, indicado para aliviar a tosse com catarro causada por gripes, resfriados ou sinusite, por exemplo, tem ação expectorante, facilitando a eliminação do catarro.

Além disso, esse xarope promove o relaxamento da musculatura dos brônquios, tendo ação broncodilatadora que facilita a respiração e auxilia no combate à tosse.

O xarope de guaco é encontrado em diferentes apresentações, de 0,5 mL/5 mL do laboratório Herbarium contendo 1% de álcool na sua composição, ou 35 mg/mL e 117,6 mg/mL do laboratório Natulab.

Esse xarope não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação, ou por pessoas com problemas respiratórios crônicos. Além disso, para crianças acima de 2 anos, só deve ser usado se recomendado pelo pediatra, principalmente porque algumas formulações contém álcool na sua composição.

Como tomar: a dose do xarope de guaco Herbarium 0,5 mg/mL para adultos é de 5 mL do xarope, até 3 vezes por dia. Já a dose recomendada para adultos do xarope de guaco Natulab 35 mg/mL é de 15 mL do, até 3 vezes por dia. Veja como usar o xarope de guaco corretamente.

6. Hedera helix

A Hedera helix L. é um xarope fitoterápico feito com o extrato seco das folhas dessa planta medicinal, sendo indicado para aliviar a tosse com catarro, pois tem ação expectorante, além de fluidificar o catarro, facilitando sua eliminação.

Esse xarope pode ser encontrado na concentração de 15mg/mL com os nomes Benetosse ou Blumel Hedera, ou 7 mg/mL com os nomes Respiratus ou Abrilar, por exemplo, e deve ser usado com indicação médica.

O xarope de Hedera Helix não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com intolerância à frutose, gastrite ou úlcera no estômago.

Como tomar: a dose para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 3 mL do xarope de 15mg/mL (Benetosse ou Blumel Hedera), 2 vezes por dia. A dose máxima diária é de 7 mL do xarope por dia.

Para crianças, deve-se de preferência usar o xarope de 7 mg/mL (Respiratus ou Abrilar), sendo que a dose normalmente recomendada para crianças de 2 a 7 anos é de 2,5 mL, 3 vezes por dia, e para crianças com mais de 7 anos, 5 mL do xarope, 3 vezes por dia, ou conforme orientação do pediatra. Saiba como tomar o xarope de Hedera helix corretamente.

7. Vitamina C + extrato de própolis

O xarope de vitamina C, extrato de própolis, mel e alho é indicado para fortalecer o sistema imunológico, o que pode ajudar a combater a gripe mais rapidamente.

Esse xarope pode ser encontrado com o nome Biomel e não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia ao mel, própolis ou pólen, por exemplo.

Como tomar: a dose recomendada para adultos é de 10 mL do xarope, até 3 vezes por dia, ou conforme orientação médica.

Xarope para gripe infantil

Os xaropes para gripe infantil que podem ser indicados pelo pediatra para crianças a partir de 2 anos são a guaifenesina ou ambroxol, por exemplo, pois têm ação expectorante que ajuda a aliviar a tosse. Confira os principais xaropes expectorantes infantis.

No entanto, esses xaropes só devem ser usados com indicação do pediatra após avaliação da criança e identificação da causa da tosse. 

Além desses xaropes, outros remédios que podem ser indicados pelo pediatra são o paracetamol ou o ibuprofeno, pois ajudam a baixar a febre e aliviar a dor no corpo causada por gripes ou resfriados no bebê. 

Xarope para gestante com gripe

O xarope para gripe na gravidez que pode ser indicado pelo obstetra para baixar a febre ou aliviar a dor no corpo causada pela gripe é o paracetamol, que é considerado o medicamento com menos riscos para o bebê. No entanto, deve ser tomado na menor dose possível e pelo menor período de tempo. Saiba como usar o paracetamol na gravidez.

Durante a gravidez, deve-se ter muito cuidado com o uso de remédios, já que nem todos são indicados por poderem chegar até o bebê através da placenta ou cordão umbilical, prejudicando seu desenvolvimento ou causando danos no bebê em formação.

Por isso, embora o paracetamol seja considerado seguro para ser usado por grávidas, só deve ser tomado com orientação do obstetra.

Xarope caseiro para gripe

Alguns xaropes caseiros para gripe, como o xarope de cebola e alho, ou o xarope de gengibre com limão, mel e própolis, podem ajudar a aliviar os sintomas da gripe, além de fortalecer o sistema imunológico, acelerando a recuperação.

Isto porque esses xaropes caseiros possuem substâncias com ação anti-inflamatória e expectorante. No entanto, não substituem o tratamento convencional, podendo apenas complementar o tratamento indicado pelo médico. Saiba como preparar os xaropes caseiros para gripe.

Vídeos relacionados