12 xaropes para tosse com catarro (e como usar)

Atualizado em fevereiro 2024

Os xaropes para tosse com catarro, como o ambroxol, a guaifenesina ou a bromexina, têm ação expectorante ou mucolítica que ajudam a deixar o catarro mais líquido e mais solto, facilitando sua eliminação pelas vias respiratórias.

A tosse com catarro pode ser causada por gripes, resfriados, bronquite, rinite alérgica, pneumonia ou sinusite, e estar acompanhada de sintomas como febre, cansaço, falta de ar ou dor de cabeça, por exemplo.

Os xaropes para tosse com catarro só devem ser tomados com indicação do médico após identificar a causa da tosse, e avaliar se é necessário tomar também outros medicamentos. Bebês e crianças só devem tomar remédios sob orientação do pediatra.

Imagem ilustrativa número 1

Principais xaropes para tosse com catarro

Os principais xaropes para tosse com catarro são:

1. Ambroxol

O xarope de ambroxol é um expectorante que pode ser usado para o tratamento da bronquite, especialmente da bronquite crônica, pois ajuda a deixar o catarro menos grosso, o que facilita sua eliminação.

Além disso, também podem ter ação antitussígena que ajuda a aliviar a tosse com catarro, sendo encontrado como genérico ou com os nomes Mucossolvan, Bronxol, Sedavan ou Ambroxmel, por exemplo.

O xarope de ambroxol pode ser encontrado em diferentes concentrações, sendo de 6 mg/mL para adultos e de 3 mg/mL para uso infantil.

Como usar: a dose recomendada do xarope de ambroxol adulto de 6 mg/mL (ou 30 mg/5mL) é de 5 mL do xarope, 3 vezes por dia. Para crianças com mais de 2 anos, as doses devem ser orientada pelo pediatra. Saiba como dar o xarope de ambroxol para crianças.

2. Bromexina

A bromexina é um xarope para tosse com catarro que ajuda a dissolver o catarro e ativar os cílios dos brônquios, facilitando a movimentação do catarro, permitindo que seja eliminado de forma mais fácil.

Esse xarope é indicado para doenças broncopulmonares agudas e crônicas, sendo encontrado na forma de xarope pediátrico de 0,8 mg/mL ou xarope adulto de 1,6 mg/mL.

O xarope de bromexina deve ser usado com indicação médica, podendo ser comprado como genérico ou com os nomes Bisolvon ou Pulmed, por exemplo.

Como usar: a dose do xarope adulto de 1,6 mg/mL (ou 8 mg/5mL) normalmente indicada para adultos e adolescentes com mais de 12 anos é de 5 mL, 3 vezes por dia, ou conforme indicação médica. Veja também como usar o xarope de bromexina infantil.

3. Acetilcisteína

O xarope para tosse com catarro de acetilcisteína tem ação mucolítica que age fluidificando as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a sua eliminação das vias respiratórias.

Este xarope pode ser utilizado por adultos ou crianças com mais de 2 anos em casos de bronquite aguda ou crônica, pneumonia, enfisema pulmonar, fibrose cística ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), por exemplo.

O xarope de acetilcisteína tem duas concentrações diferentes, sendo o de 40 mg/mL para adultos e o de 20 mg/mL para crianças.

Como usar: a dose para adultos varia de acordo com a condição a ser tratada, sendo que de forma geral é 600 mg por dia, o que corresponde a 15 mL do xarope adulto de 40 mg/mL, 1 vez por dia, de preferência à noite. Saiba como tomar a acetilcisteína corretamente.

4. Guaifenesina

A guaifenesina é um expectorante que age deixando o catarro menos grosso, o que facilita sua eliminação, sendo indicado o tratamento de gripes e resfriados. Confira outros xaropes para gripe.

Esse xarope está disponível nas concentrações de 200 mg/15mL, 200 mg/12,5 mL ou 100 mg/15mL, indicado para adultos e crianças com mais de 2 anos.

O xarope de guaifenesina pode ser comprado como genérico ou com os nomes comerciais Xarope Vick, Transpulmin, Cimetosse ou Expectovic, por exemplo:

Como usar: a dose do xarope de guaifenesina 200 mg/15mL para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 15 mL (200 mg), a cada 4 horas. Veja as doses da guaifenesina para crianças e outras formas de usar.

5. Dextrometorfano

O xarope de dextrometorfano, associado à guaifenesina, é um expectorante e antitussígeno que ajuda a eliminar o catarro e aliviar a tosse.

Esse xarope é encontrado com o nome Vick 44E podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 6 anos.

Como usar: a dose recomendada para adultos e crianças maiores de 12 anos e com mais de 43 kg é de 15 mL do xarope, a cada 4 a 6 horas, até o máximo de 6 doses por dia. Saiba como tomar o xarope Vick 44 E corretamente.

6. Carbocisteína

A carbocisteína é um xarope para tosse com catarro indicado para bronquite crônica, fibrose cística, enfisema pulmonar ou outras doenças obstrutivas das vias respiratórias, pois tem ação mucolítica que fluidifica o catarro, facilitando sua eliminação.

Esse xarope pode ser encontrado na sua forma genérica ou com os nomes Mucofan ou Mucotoss, nas concentrações de 250 mg/5 mL para adultos e 100 mg/5 mL para crianças com mais de 2 anos.

Como usar: a dose do xarope de 250 mg/5 mL para adultos é de 5 mL a 10 mL, 3 vezes por dia, ou conforme indicado pelo médico. Para crianças com mais de 2 anos, a dose do xarope infantil de 100 mg/5 mL é de 0,25 mL por Kg de peso corporal, 3 vezes por dia, devendo ser usado com a orientação do pediatra. Veja como tomar a carbocisteína.

7. Acebrofilina

O xarope para tosse com catarro de acebrofilina é indicado para o tratamento ou prevenção de doenças do aparelho respiratório, que causam broncoespasmo e aumento da produção de catarro, como bronquite, asma brônquica ou rinofaringite, por exemplo.

Esse remédio tem ação expectorante e mucolítica que ajudam a deixar o catarro mais líquido e fácil de eliminar, além de ter efeito broncodilatador, facilitando a respiração. 

Leia também: Broncodilatadores: o que são, para que servem (e como usar) tuasaude.com/broncodilatador

O xarope de acebrofilina pode ser encontrado em duas apresentações de 50mg/5mL para adultos e de 25mg/5mL para crianças com mais de 2 anos, como genérico ou com os nomes comercial Brondilat ou Filinar.

Como usar: a dose do xarope de 50 mg/5mL para adultos é de 10 mL (1 copo medida) a cada 12 horas, ou conforme orientação médica. Veja como dar o xarope de acebrofilina pediátrico.

8. Ácido épsilon aminocapróico

O xarope de ácido épsilon aminocapróico, benzoato de sódio, guaifenesina, cloreto de amônio, age fluidificando o catarro e aumentando a expectoração, indicado para inflamações das vias respiratórias.

Além disso, esse xarope pode ser indicado para ser usado junto com outros remédios nos casos de crises asmáticas.

Esse xarope é encontrado com o nome Eaca Balsâmico, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, de acordo com a indicação médica.

Como usar: a dose para adultos é de 10 mL do xarope, a cada 4 horas, ou conforme orientação médica. Para crianças de 2 a 10 anos, a dose normalmente recomendada é de 5 mL do xarope, a cada 4 horas.

9. Hedera helix

O xarope de Hedera helix L. feito com o extrato seco das folhas dessa planta medicinal é um xarope fitoterápico indicado para tosse com catarro, pois tem ação expectorante e fluidificante do catarro.

Esse xarope pode ser encontrado na concentração de 15mg/mL com o nome Benetosse, ou 7 mg/mL com os nomes Respiratus, Abrilar ou Phitóss, por exemplo, e deve ser usado com indicação médica.

Como usar: a dose para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 3 mL do xarope Benetosse 15mg/mL, 2 vezes por dia.

Para crianças, deve-se de preferência usar o xarope de 7 mg/mL (Respiratus, Abrilar ou Phitóss), sendo que a dose normalmente recomendada para crianças de 2 a 5 anos é de 2,5 mL, 2 vezes por dia, e para crianças de 6 a 12 anos, 2,5 mL, 3 vezes por dia, ou conforme orientação do pediatra. Veja como tomar o xarope de Hedera helix corretamente.

10. Eucalyptus globulus

O xarope de Eucalyptus globulus é uma tintura preparada com as folhas dessa planta medicinal, sendo indicado como expectorante e antitussígeno, para aliviar a tosse com catarro de gripes ou resfriados.

Esse xarope fitoterápico para tosse com catarro está disponível com o nome Bronquivita e deve ser usado com indicação médica, principalmente porque possui álcool na sua composição.

Como usar: a dose para adultos é de 15 mL do xarope (1 e ½ copo medida), a cada 3 horas, ou conforme orientação médica.

11. Guaco

O guaco é um xarope fitoterápico para tosse com catarro preparado com as folhas da planta medicinal Mikania glomerata Spreng, indicado como expectorante pois facilita a eliminação do catarro.

Além disso, esse xarope tem um efeito broncodilatador, promovendo o relaxamento da musculatura dos brônquios, facilitando a respiração e auxiliando no combate à tosse.

O xarope de guaco é encontrado em diferentes apresentações, de 0,5 mL/5 mL do laboratório Herbarium contendo 1% de álcool na sua composição, ou 35 mg/mL e 117,6 mg/mL do laboratório Natulab.

Como usar: a dose do xarope de guaco Herbarium 0,5 mg/mL para adultos é de 5 mL do xarope, até 3 vezes por dia.

Já a dose recomendada para adultos do xarope de guaco Natulab 35 mg/mL é de 15 mL do, até 3 vezes por dia. Veja como usar o xarope de guaco corretamente.

12. Mikania glomerata

O xarope fitoterápico de Mikania glomerata, associado ao agrião, polígala, ipecacuanha e acônito, é indicado para o tratamento da gripe ou bronquite alérgica, ajudando a aliviar a tosse com catarro ou tosse seca. Veja outros xaropes para tosse seca.

Esse xarope é encontrado com o nome Melagrião, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, com indicação médica.

Como usar: a dose do xarope Melagrião para adultos é de 15 mL, a cada 3 horas. Veja as doses do Melagrião para crianças.

Xarope para tosse com catarro infantil

Os xaropes para tosse com catarro infantil, como o ambroxol, a bromexina ou a acetilcisteína, podem ser indicado pelo pediatra para crianças com mais de 2 anos, após a avaliação da causa da tosse.

Geralmente, esses xaropes são menos concentrados do que os dos adultos, podendo ser identificados na embalagem com os escritos "uso infantil", "uso pediátrico" ou "crianças".

É importante ressaltar que os xaropes pediátricos para tosse com catarro só devem ser usados com indicação do pediatra. Veja a lista completa de xaropes expectorantes infantis.

Quando ir ao médico

Deve-se consultar o pneumologista, otorrinolaringologista ou clínico geral nas seguintes situações:

  • Muito catarro ou catarro com sangue;
  • Tosse que provoca náuseas ou vômitos;
  • Respiração mais rápida que o normal ou dificuldade em respirar;
  • Chiado ao respirar;
  • Febre.

No caso de bebês e crianças, é sempre importante levar ao pediatra para que a causa da tosse com catarro seja identificada e indicado o tratamento mais adequado. Veja as principais causas de tosse no bebê.

Vídeos relacionados