Útero Infantil

publicidade

O útero infantil, também conhecido como útero hipoplástico ou hipogonadismo hipotrófico, é uma mal formação congênita na qual o útero não se desenvolve completamente durante a vida da mulher, mantendo o mesmo tamanho que apresentada durante a infância.

Geralmente, o útero infantil só é diagnosticado durante a adolescência devido à ausência de menstruação, pois antes desse período não provoca qualquer tipo de sintoma.

O útero infantil nem sempre tem cura, pois quanto mais pequeno for o tamanho do órgão mais difícil será estimular o seu crescimento, no entanto, o tratamento pode ser feito para tentar aumentar o útero para permitir uma gravidez.

Quem tem útero infantil pode engravidar?

As mulheres que apresentam útero infantil podem apresentar maior dificuldade para engravidar pois, caso o útero seja mais pequeno que o normal, pode ocorrer aborto espontâneo devido à falta de espaço para o feto se desenvolver.

Além disso, muitas mulheres com útero infantil também apresentam problemas de funcionamento dos ovários e, por isso, podem não conseguir produzir óvulos suficientemente maduros para serem fecundados.

Assim, em caso de útero infantil é recomendado fazer aconselhamento com um obstetra antes de tentar engravidar para avaliar as hipóteses de tratamento para engravidar, que podem incluir inseminação artificial.

Causas do útero infantil

As possíveis causas do útero infantil são a disfunção ovariana ou problemas hormonais relacionados à hipófise que fazem com que os órgão reprodutores não se desenvolvam corretamente.

Diagnóstico de útero infantil

O diagnóstico do útero infantil é feito mediante a ultrassonografia pélvica ou transvaginal e esta pode ou não produzir nenhum sintoma. Nele observa-se que o corpo do útero tem a mesma medida ou uma medida muito próxima do colo do útero, quando o corpo do útero deveria ser maior.

Tratamento para útero infantil

O tratamento para útero infantil deve ser orientado por um ginecologista e, normalmente, é feito com o uso de remédios hormonais para ajudar no crescimento e desenvolvimento do útero, mesmo que nem sempre seja possível atingir um tamanho normal.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade