Triglicerídeos Altos

publicidade

Os triglicerídeos são um tipo de gordura presente no sangue, que quando encontra-se elevado, aumenta o risco de doenças cardíacas e de derrame, principalmente quando o colesterol também está alto.

Os triglicerídeos são considerados altos quando seus valores são iguais ou superiores a 150ml/dl em jejum e, por isso, quem sofre com este mal deve ter o cuidado de seguir corretamente o tratamento proposto pelo médico e a dieta orientada pelo nutricionista.

Os triglicerídeos baixos geralmente estão relacionados a desnutrição, má-absorção de nutrientes e hipertireoidismo.

Sintomas de triglicerídeos altos

Os sintomas de triglicerídeos altos nem sempre estão presentes, no entanto, alguns sinais que podem indicar que os triglicerídeos estão elevados são:

  • Acúmulo de gordura na barriga e em outras regiões do corpo;
  • Pequenas bolsas de cor pálida que se formam na pele, especialmente próximo aos olhos, cotovelos ou dedos, chamadas cientificamente de xantelasma.

Normalmente, o que causa os triglicerídeos altos são a má alimentação e o sedentarismo, mas existem outros fatores como a ingestão de medicamentos e doenças genéticas.

As consequências dos triglicerídeos altos podem ser aterosclerose, pancreatite, esteatose hepática, derrame cerebral (AVC) ou isquemia cerebral.

O que fazer para baixar os triglicerídeos altos

O que se pode fazer para baixar os triglicerídeos altos é comer 1 laranja com bagaço todos os dias. O bagaço da laranja é rico em fibras solúveis que ajudam naturalmente a baixar a quantidade de gordura no sangue.

Além disso, é importante fazer uma dieta e praticar exercícios físicos regularmente.

Veja outras formas para reduzir os triglicerídeos altos em: Como reduzir os triglicerídeos.

O que comer para triglicerídeos altos

Em caso de triglicerídeos altos, recomenda-se comer:

  • Alimentos saudáveis, como saladas, legumes, verduras, grãos, carnes magras, queijo branco;
  • Evitar o açúcar, substituindo-o por adoçante, sempre que possível;
  • Trocar os doces por frutas frescas.

Cerca de 80% dos triglicerídeos presentes na circulação sanguínea provêm da alimentação, por isso, alimentar-se de forma saudável é fundamental para o sucesso do tratamento.

Saiba mais sobre a dieta para triglicerídeos.

Triglicerídeos altos na gravidez

Ter os níveis de triglicerídeos altos na gravidez é normal. Durante esta fase é normal os triglicerídeos triplicarem, mas mesmo assim, é importante a prática regular de atividade física e diminuir o consumo de gorduras e de carboidratos e açúcar.

Veja remédios caseiros para baixar os triglicerídeos em: Remédio caseiro para os triglicerídeos.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 26/08/2014 Última atualização da página: 26/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.