Dor no ânus e sangramento pode indicar hemorroida

Quando ocorre dor anal e sangramento, principalmente, durante o ato de evacuar, surgindo fezes com estrias de sangue ou manchando o papel higiênico com sangue, pode indicar presença de hemorroidas.

As hemorroidas podem estar visíveis no exterior do ânus ou no interior e saírem do intestino quando se faz força para defecar, existindo vários graus de hemorroidas internas, sendo que as grau 1 encontram-se no interior do ânus, grau 2 saem do ânus durante a evacuação e grau 3 e 4 encontram-se fora do ânus, sendo visíveis.

No entanto, nem sempre há sangue, sendo mais comum o surgimento de uma pequena pelezinhaou uma pequena bolinha no ânus.

Principais sintomas de hemorroidas

Os principais sintomas de hemorroidas incluem:

  • Dor no ânus quando a sua superfície é friccionada pelo papel higiênico ou pela roupa íntima;
  • Pequena bolinha no ânus que vai aumentando de volume;
  • Liberação de muco e sensação de que o reto não foi totalmente esvaziado;
  • Coceira anal, devido à dificuldade de limpeza do anus por causa da dor.

Quando a hemorroida não é exteriorizada pelo ânus, seu principal sintoma é a dor aguda na região anal e a presença de sangue nas fezes, vaso sanitário ou no papel higiênico após evacuar.

Dor no ânus e sangramento pode indicar hemorroida

Quando podem surgir hemorroidas

Uma pessoa pode ter mais de uma hemorroida e esta pode surgir em qualquer fase da vida, embora sejam mais comuns nos adultos e idosos, afetando especialmente pessoas que sofrem com intestino preso e precisam fazer muita força para evacuar e pessoas com excesso de peso.

As hemorroidas também são frequente durante a gravidez, apresentando os mesmos sintomas e o tratamento também pode ser realizado da mesma forma.

Como tratar a hemorroida

A hemorroida pode ser tratada com uso de pomada para hemorroida, banhos de assento, amolecimento das fezes e nos casos mais graves, o médico poderá indicar até mesmo uma cirurgia. Veja alguns exemplos de Pomadas para hemorroidas.

Ficar sentado dentro de uma bacia cheia com água morna e adicionar um pouco de chá de camomila, cipreste ou castanha-da-índia, é uma boa forma de aliviar a dor e o desconforto causado pela hemorroida.

Mas além disso é importante não comer alimentos picantes, refrigerantes e comer bastante frutas e integrais, além de beber bastante água para amolecer as fezes, para que estas ao serem eliminadas não causem dor. Veja o que fazer para acabar com as hemorroidas.

Quando ir ao médico

É aconselhado ir ao médico ao observar estes sintomas acima citados porque um exame anal rapidamente determina a existência da hemorroida e assim o médico poderá indicar a forma de tratamento mais adequada.

Embora o clínico geral possa identificar a hemorroida o tratamento e a cirurgia normalmente são realizados pelo proctologista.

Mais sobre este assunto: