8 remédios para hemorroida (comprimidos, pomadas e mais)

Atualizado em janeiro 2024

Alguns remédios para hemorroida, como a diosmina e hesperidina, a castanha-da-índia, o ibuprofeno ou a fluocortolona + lidocaína, podem ajudar a a aliviar os sintomas da hemorroida internas ou externas, como dor, sensação de queimação, coceira ou sangramento.

Esses remédios possuem ação anti-inflamatória, analgésica ou calmante e devem ser usados com indicação do proctologista ou do clínico geral que pode indicar o melhor tratamento de forma individualizada e de acordo com o tipo de hemorroida. 

Durante o tratamento da hemorroida é importante manter o corpo hidratado, bebendo bastante água e fazer uma dieta rica em fibras. Além disso, alguns remédios caseiros, como os banhos de assento, podem ajudar a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação, complementando o tratamento indicado pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

8 remédios para hemorroida

Os principais remédios para hemorroida são:

1. Diosmina e hesperidina

A diosmina e hesperidina é um comprimido para hemorroida que age sobre as veias da hemorroida, diminuindo a sua dilatação e aumentando o tônus do vaso sanguíneo.

Desta forma, esses comprimidos ajudam reduzir a inflamação e a aliviar os sintomas da hemorroida como dor, inchaço, sensação de queimação ou até sangramento.

Alguns exemplos de comprimidos para hemorroida com diosmina e hesperidina são Diosmin, Daflon 500, Venaflon, Velunid, Flavenos, Flavonid ou Perivasc, por exemplo.

Como usar: a forma de uso depende da dose dos componentes nos comprimidos, sendo que no caso da diosmina e hesperidina, por exemplo, a dose recomendada para hemorroida é de 2 comprimidos contendo 450 mg de diosmina e 50 mg de hesperidina por dia, um de manhã e outro à noite, ou conforme orientação do proctologista. Veja outras formas de usar a diosmina e hesperidina.

2. Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado pelo proctologista para ajudar a reduzir a inflamação e a dor causados pela hemorroida

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos ou gotas, como genérico "ibuprofeno" ou com os nomes comerciais Ibuflex, Alivium ou Buprovil, por exemplo.

O ibuprofeno também pode ser indicado após a realização de cirurgia para hemorroida, para aliviar a dor e o desconforto.

Como usar: a dose varia com a quantidade de ibuprofeno presente no comprimido, sendo que no caso do comprimido de 400 mg, a dose normalmente recomendada para adultos é de 1 comprimido de 400 mg, a cada 6 a 8 horas, de acordo com indicação do proctologista. Veja também como tomar o ibuprofeno gotas.

3. Paracetamol

O paracetamol, assim como o ibuprofeno, também pode ser indicado para hemorroida, já que possui ação analgésica, promovendo o alívio da dor. 

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos de 500 mg ou 750 mg e deve ser usado conforme a orientação do proctologista, já que o seu uso prolongado ou em doses mais elevadas pode causar dano no fígado e hepatite medicamentosa, que pode colocar a vida em risco. Saiba identificar os sintomas de hepatite medicamentosa

Como usar: a dose normalmente recomendada do paracetamol de 500 mg para adultos é de 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia. A dose máxima diária não deve ultrapassar 4000 mg, o que corresponde a a no máximo 8 comprimidos de 500 mg por dia. Saiba como tomar o paracetamol corretamente.

Leia também: 7 formas de aliviar a dor da hemorroida tuasaude.com/tratamento-para-hemorroidas

4. Docusato

O docusato é um remédio para hemorroida na forma de comprimido que tem ação laxante promovendo o amolecimento das fezes, o que reduz o esforço e a pressão excessiva ao evacuar, evitando que a hemorroida externa piore ou cause mais dor.

Esse remédio é encontrado em associação com o bisacodil, com o nome comercial Humectol D, e deve ser usado somente com indicação do proctologista.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos por via oral, à noite, antes de deitar. O tempo de tratamento deve ser orientado pelo proctologista.

Leia também: Dieta para hemorroidas: o que comer e o que evitar tuasaude.com/alimentos-para-hemorroidas

5. Castanha-da-índia

A castanha-da-índia é um comprimido para hemorroida que possui extrato de seco das sementes da planta medicinal Aesculus hippocastanum com ação anti-inflamatória que ajudam a reduzir a inflamação da hemorroida.

Além disso, a castanha-da-índia ajuda a reduzir a dilatação da veia hemorroidária, diminuindo o inchaço e aliviando os sintomas.

A castanha-da-índia deve ser usada com orientação do proctologista, sendo contraindicada na gravidez e para crianças ou pessoas que usam anticoagulantes.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de 100 mg de castanha-da-índia, por via oral, 3 vezes por dia, respeitando o intervalo de 8 horas entre as doses. Veja outras formas de usar a castanha-da-índia.

6. Fluocortolona + lidocaína

A fluocortolona + lidocaína é uma pomada para hemorroida externa ou interna que pode ser indicada pelo proctologista para aliviar a dor e a inflamação, pois tem um corticoide e um analgésico na sua composição.

Essa pomada pode ser encontrada com o nome comercial Ultraproct creme, contendo 1 mg/g de pivalato de fluocortolona e 20 mg/g de cloridrato de lidocaína e deve ser usado por via retal.

Como usar: a pomada deve ser aplicada após a evacuação e a higiene do ânus. Para aplicar na hemorroida externa, deve-se colocar um pouco da pomada no dedo e aplicar diretamente na hemorroida, massageando suavemente. Para hemorroida interna deve-se utilizar o aplicador fornecido na embalagem e inserir delicadamente no ânus.

A dose recomendada para adultos é de 2 aplicações por dia, de manhã e à noite. Essa dose pode ser reduzida pelo médico para 1 aplicação por dia, conforme a melhora dos sintomas. O tratamento geralmente é feito por até 2 semanas, conforme orientação do proctologista.

7. Erva-de-bicho, adrenalina e hamamélis

A erva-de-bicho + adrenalina + benzocaína + hamamélis é outra pomada para hemorroida que pode ser indicada pelo proctologista para aliviar a inflamação e a dor das hemorroidas internas ou externas.

Essa pomada é encontrada com o nome Pomada Imescard e não deve ser usada por crianças ou durante a gravidez.

Como usar: aplicar a pomada na hemorroida externa 2 vezes por dia, de manhã e à noite, após a evacuação e higienização da região anal. Para hemorroida interna, deve-se usar o aplicador fornecido na embalagem, inserindo delicadamente no ânus para liberar a pomada. Essa aplicador deve ser com água e sabonete neutro após cada uso. Veja outras pomadas para hemorroida e como usar.

8. Policresuleno + cinchocaína

O policresuleno + cinchocaína é um supositório para hemorroida interna que age estimulando a cicatrização e reduzindo a dor e o inchaço, principalmente hemorroidas inflamadas ou com sangramento, pois tem ação analgésica, antisséptica e adstringente.

Esse supositório pode ser encontrado com o nome comercial Proctyl e deve ser usado com indicação do proctologista, sendo contraindicada para pessoas com alergia à soja ou amendoim, crianças, mulheres grávidas ou lactantes.

Como usar: introduzir o supositório profundamente dentro do ânus, 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação do proctologista. É recomendado evacuar e fazer a higiene da região anal antes de aplicar o supositório.

Leia também: 4 banhos de assento para tratar hemorroidas tuasaude.com/banho-de-assento-para-hemorroidas

Remédio para hemorroida na gravidez

Os remédios para hemorroida na gravidez devem ser indicados pelo obstetra, podendo ser recomendado o uso do paracetamol para aliviar os sintomas, pois é considerado o remédio que tem menos risco para o bebê.

No entanto, deve ser tomado na menor dose possível e pelo menor período de tempo. Saiba como usar o paracetamol na gravidez.

Além disso, a gravida deve beber bastante água e evitar ficar longos períodos em pé, podendo também fazer banhos de assento para ajudar a aliviar os sintomas da hemorroida.

Leia também: 6 opções caseiras para tratar hemorroidas na gravidez tuasaude.com/remedio-caseiro-para-hemorroidas-na-gravidez

Opções de remédios caseiros

Alguns remédios caseiros, como o banho de assento com a castanha da índia ou o cipreste, podem ajudar a aliviar os sintomas da hemorroida pois possuem propriedades vasodilatadoras e anti-inflamatórias, e podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico. Veja como preparar os remédios caseiros para hemorroida.

Os remédios caseiros para hemorroida não substituem o uso de medicamentos indicados pelo médico, porém podem ajudar a diminuir a dor causada pela hemorroida e acelerar a recuperação.

Veja como preparar alguns ótimos remédios caseiros no vídeo a seguir:

youtube image - Hemorroida | Remédios Caseiros

​​Como aumentar a eficácia dos remédios

Além do uso de remédios indicados pelo médico para diminuir o desconforto causado pela hemorroida, é necessário:

  • Fazer uma dieta rica em fibras, como fruta e sementes, por exemplo;
  • Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, pois assim as fezes ficam mais macias;
  • Não fazer muita força ao defecar e defecar sempre que surgir vontade;​
  • Usar almofadas para as hemorroidas quando se está sentado, que têm forma de aro para aliviar a dor;
  • Fazer banhos de assento durante 15 a 20 minutos, cerca de 2 vezes ao dia para diminuir a dor;
  • Evitar usar papel higiênico, lavando a região com água e sabão sempre que possível.

Em alguns casos, também pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover a hemorroida, que só é feita quando os outros tratamentos não foram eficazes para controlar a dor, o desconforto e o sangramento, especialmente ao evacuar, mesmo após o tratamento com remédios. Conheça os principais tipos de cirurgia para hemorroida.

Vídeos relacionados