Tratamento para anemia: remédios, suplementos e outras opções

Atualizado em abril 2024

O tratamento para anemia varia de acordo com a causa dessa doença e pode incluir o uso de remédios, suplementos, injeções ou aumento no consumo de alimentos ricos em ferro, vitamina B12, vitamina C e ácido fólico, por exemplo.

Além disso, em algumas situações, o médico também pode indicar a transfusão de sangue ou o transplante de medula óssea, um tratamento que consiste em substituir uma medula óssea doente por células saudáveis de medula óssea. Veja como é feito o transplante de medula óssea.

A anemia é uma condição em que a quantidade de hemoglobina nas hemácias está alterada, causando fraqueza, falta de apetite, palidez da pele e dor de cabeça. Entenda melhor sobre a anemia.

Imagem ilustrativa número 1

1. Remédios para anemia

Alguns remédios que podem ser indicados para o tratamento da anemia são:

  • Corticoides, como prednisona, dexametasona e Solu-medrol são prescritos para o tratamento da anemia hemolítica;
  • Analgésicos, que podem ser indicados para aliviar as dores em pessoas com anemia falciforme;
  • Anti-inflamatórios, como diclofenaco e ibuprofeno podem ser prescritos para aliviar as dores da anemia falciforme;
  • Imunossupressores, como ciclosporina, prednisona, eltrombopague e ciclofosfamida, estimulam a medula óssea, ajudando no tratamento da anemia hemolítica e da anemia aplástica;
  • Antibióticos, que geralmente são indicados para combater infecções na anemia falciforme e anemia aplástica, por exemplo;
  • Imunomoduladores, que diminuem a produção de anticorpos em pessoas com anemia hemolítica.

Além disso, o médico pode também prescrever remédios opioides para aliviar a dor intensa em pessoas com anemia falciforme. Veja todas as opções de remédios para anemia.

2. Suplementos

Alguns suplementos orais recomendados para tratar a anemia incluem:

  • Ferro: é indicado para o tratamento da anemia ferropriva e o uso deve ser feito por cerca de 6 meses. Veja como usar o suplementos de ferro;
  • Vitamina B12: esses suplemento é encontrado na forma de líquido ou comprimidos,  sendo recomendado para tratar a anemia megaloblástica e a anemia perniciosa;
  • Ácido fólico: encontrado na forma de comprimido ou líquido, esse suplemento promove a produção de células do sangue e pode ser indicado para tratar a anemia megaloblástica, a talassemia e a anemia perniciosa.

Além disso, o suplemento de vitamina C também pode ser prescrito para melhorar a absorção do ferro presente nos alimentos e nos suplementos.

3. Injeções

Injeções de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico, que podem ser aplicadas no músculo ou na veia, são prescritas pelo médico em casos de anemias graves, quando o tratamento com suplementos é ineficaz ou quando a pessoa não tolera a suplementação oral.

No entanto, em alguns casos, a falta de vitamina B12 pode acontecer devido à falta de fator intrínseco, que é uma substância presente no estômago que garante a absorção da vitamina B12. Nesses casos, é necessário fazer injeções dessa vitamina diretamente na veia.

4. Transfusão de sangue

A transfusão de sangue, que é um procedimento em que o sangue completo ou apenas alguns dos seus constituintes são inseridos no corpo da pessoa, é recomendada para casos de anemias graves, anemia hemolítica, anemia falciforme, anemia aplástica, talassemia ou anemia de Fanconi.

5. Transplante de medula óssea

O transplante de medula óssea, que é uma técnica em que a pessoa recebe uma medula saudável e que promove a formação de células sanguíneas em quantidades adequadas, é o único tratamento capaz de curar a anemia aplásica e a anemia falciforme.

Além disso, o transplante de medula óssea também pode ser indicado para ajudar no tratamento da talassemia e da anemia de Fanconi.

6. Alimentação

Para complementar o tratamento da anemia ferropriva, é importante aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro, como fígado, frango, peixe, sementes de abóbora e grão-de-bico. Conheça outros alimentos ricos em ferro.

Além disso, é aconselhado também comer alimentos fonte de vitamina C, como caju, acerola, goiaba, morango e kiwi. Isso porque a vitamina C melhora a absorção de ferro presente nos alimentos e nos suplementos.

Já para o tratamento da anemia perniciosa e da anemia megaloblástica, é importante priorizar a ingestão de alimentos ricos em vitamina B12, como sardinha, queijo e leite. Veja mais alimentos ricos em vitamina B12.

Já no caso de anemia megaloblástica causada pela deficiência de ácido fólico, deve-se incluir na dieta alimentos como espinafre, brócolis, beterraba e feijão preto, por exemplo.

Vídeos relacionados