Tratamento de varizes

publicidade

O tratamento de varizes pode ser feito com diversas técnicas com laser, espuma, glicose ou nos casos mais graves, cirurgia.

Algumas recomendações importantes para o tratamento das varizes são:

  • Usar meias elásticas de compressão diariamente. As meias elásticas comprimem os vasos sanguíneos, são semelhantes a uma meia calça e devem ser colocadas nas pernas logo ao acordar, só sendo retiradas para tomar banho e dormir. Pode-se comprar nas farmácias ou lojas de produtos hospitalares, mas sempre com orientação médica.
  • Colocar um calço no pé da cama, para melhorar o retorno do sangue para o coração.
  • Remédios para varizes: diminuem a retenção de líquidos e melhoram o retorno venoso diminuindo as chances de desenvolver novas varizes. Devem ser prescritos e orientados pelo médico.
  • Praticar algum tipo de atividade física porque assim o sangue é bombeado com mais força e a capacidade cardíaca também melhora, diminuindo a incidência das varizes.

O tratamento de varizes inclui ainda alguns cuidados, como evitar ficar muito tempo sentado ou de pé e colocar um calço nos pés da cama porque isto melhora o retorno de sangue para o coração, diminuindo as varizes e os seus sintomas.

Tratamento de varizes com laser

O tratamento a laser para varizes é indicado para tratar as varizes de grosso calibre. O laser endovascular dói, mas fecha a veia, eliminando a variz e os vasinhos que podem ser nutridos por ela. Após o uso do laser é importante não pegar sol e passar um filtro solar, para evitar que a região fique manchada.

Tratamento de varizes com espuma

O tratamento de varizes com espuma é eficaz nas varizes de pequeno calibre, sendo mais indicado para os vasinhos e para as microvarizes. A espuma é uma mistura de gás carbônico com um líquido, que juntos são aplicados com uma injeção nas varizes, que atua fechando a veia.

Tratamento natural para varizes

Um bom tratamento natural para varizes é tomar um comprimido de castanha da índia, porque esta planta medicinal melhora a circulação sanguínea, sendo uma boa opção para complementar o tratamento indicado pelo médico. Pode-se comprar a castanha da índia em farmácias, farmácias de manipulação e em lojas de produtos naturais, mas ela só deve ser tomada quando indicada pelo médico.

Cirurgia para varizes

A cirurgia para varizes é indicada para os casos mais graves, onde as varizes são muito grossas, com mais de 1 dedo de calibre, gerando sintomas como inchaço nas pernas, dor e coceira, o que pode trazer complicações.

A recuperação da cirurgia de varizes depende da quantidade e do tamanho das veias que são retiradas.

Como prevenir as varizes

Para prevenir as varizes é importante:

  • Fazer exercícios regularmente;
  • Evitar estar acima do peso;
  • Avaliar a possibilidade de não tomar a pílula anticoncepcional;
  • Evitar ficar muito tempo sentado ou em pé, parado.

Seguir estas medidas é importante para evitar o aparecimento de varizes ou a volta das varizes antigas.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 16/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.