Varizes

As varizes são veias dilatadas que podem ser facilmente observadas por baixo da pele, que surgem especialmente nas pernas, causando dor e desconforto. Elas podem ser causadas pela má circulação, especialmente durante a gravidez e a menopausa, mas atinge especialmente os idosos.

A diferença entre varizes e vasinhos é que as varizes são alterações nas veias e os vasinhos são alterações nos vasos sanguíneos, que são mais finos. Os vasinhos não viram varizes porque são estruturas diferentes, no entanto, uma variz pode se ramificar em vasinhos. Saiba mais sobre os vasinhos em Entenda porque surgem Vasinhos Vermelhos na Pele. O médico que cuida das varizes é o angiologista ou o cirurgião vascular.

Fotos de varizes

Varizes
Varizes
Varizes

Tratamento para varizes

O tratamento das varizes pode ser feito com a melhora da circulação sanguínea, mudando hábitos de vida, tomando remédio para varizes ou fazendo tratamentos como a aplicação de varizes ou a cirurgia de varizes. No entanto, as varizes não têm cura e podem ser somente controladas com os tratamentos existentes.

No tratamento das varizes o que se pode fazer é:

  • Usar meias de compressão elástica, indicadas pelo médico;
  • Tomar remédios para varizes, como Varicocell e Antistax, indicados pelo médico;
  • Colocar um calço no pé na cama para facilitar o retorno do sangue para o coração;
  • Fazer exercícios regularmente;
  • Fazer drenagem linfática 3 vezes por semana;
  • Consumir alimentos como a castanha-da-índia, que melhora a circulação sanguínea.

​​No caso das varizes que causam muita dor nas pernas o tratamento pode ser feito através da:

  • Escleroterapia, que é um tratamento que seca os vasinhos e as microvarizes;
  • Cirurgia para varizes.

A escleroterapia é indicada para tratar as microvarizes e os vasinhos. Já a cirurgia é mais indicada para tratar as varizes de grande calibre.

Varizes na gravidez

O surgimento de varizes na gravidez é normal e se deve ao aumento do peso, crescimento da barriga devido às alterações hormonais e devido ao aumento da dificuldade de circulação do sangue. As varizes na gravidez podem surgir nas pernas e pés, na virilha, no útero e na região anal, que são as hemorroidas.

O que se pode fazer para aliviar o desconforto das varizes na gravidez é usar meia calça terapêutica medicinal, evitar ficar muito tempo de pé ou sentada com os pés no chão, beber bastante água e colocar um calço no pé da cama.

O uso de remédios para varizes durante a gravidez é contraindicado.

Links úteis:

Mais sobre este assunto: