Tomar laxante emagrece?

Muitos acham que tomar laxante emagrece, mas pode acontecer o oposto. O laxante irá limpar o intestino e, por isso, pode dar a impressão de emagrecimento, pois com o intestino vazio a barriga parece menor, menos inchada. Por isso, a afirmação correta não seria "laxante emagrece", mas sim, "laxante desincha".

Os laxantes de contato como o Dulcolax e Lactopurga, por exemplo, não devem ser utilizados semanalmente, pois eles podem:

  • Viciar o intestino, e este passar a só funcionar ao tomar o medicamento;
  • Provocar desidratação, que é uma situação perigosa;
  • Conduzir à falta de vitaminas porque na diarreia os eletrólitos são eliminados assim como as vitaminas dos alimentos que não chegam a ser absorvidas;
  • Causar doenças cardíacas e complicações renais à longo prazo.

Além disso, a alteração da flora intestinal pode causar distúrbios, fazendo com que o indivíduo alterne entre períodos de diarreia e prisão de ventre de forma frequente. Por isso, os laxantes de contato só deve ser tomado mediante orientação médica.

Como soltar o intestino naturalmente

O mais aconselhado para quem sofre com o intestino preso e com a barriga inchada é investir em alimentos ricos em fibras, como os integrais, por exemplo, que atuam como um laxante natural, porque eles favorecem a formação e a hidratação do bolo fecal, que fazem com que as fezes sejam eliminadas com mais facilidade e forma mais frequente. Veja alguns exemplos em: Alimentos ricos em fibras.

Caso seja necessário, recomenda-se tomar suplementos alimentares à base de fibras, como, por exemplo, o Benefiber®. As fibras são muito importantes para o organismo, pois elas saciam a fome e mantêm o intestino funcionando corretamente. A dose diária recomendada de fibras é de, aproximadamente, 30 gramas e este suplemento contém a dose diária recomendada.

O Benefiber® pode ser comprado nos supermercados, farmácias e drogarias, e é aprovado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pois não faz mal ao coração, como os outros laxantes habitualmente utilizados pela população em geral.

Veja outros remédios caseiros para limpar o intestino sem precisar de laxantes:

Como emagrecer e perder barriga sem precisar de remédios

Para emagrecer e perder barriga, ficando mais saudável e com uma aparência melhor deve-se diminuir a ingestão de calorias, verificando os rótulos dos alimentos e preferindo saladas, sucos de frutas, legumes e verduras, além de aumentar o gasto de energia que está acumulada em forma de gordura, fazendo exercícios regularmente.

Para saber como se alimentar escolhendo bem os alimentos, vá ao nutricionista e comece a praticar exercícios em casa ou na academia de ginástica.

Para saber quantos kg você precisa emagrecer insira seus dados:

Erro
anos
Erro
m
Erro

Veja o que mais você pode fazer para emagrecer rapidamente:

Mais sobre este assunto: