Tomar laxante emagrece?

publicidade

Muitos acham que tomar laxante emagrece, mas pode acontecer o oposto. O laxante irá limpar o intestino e, por isso, pode dar a impressão de emagrecimento, pois com o intestino vazio a barriga parece menor, menos inchada. Por isso, a afirmação correta não seria "laxante emagrece", mas sim, "laxante desincha".

Os laxantes de contato como o Dulcolax, por exemplo, não devem ser utilizados com frequência, pois eles podem viciar" o intestino, e este passar a só funcionar ao tomar o medicamento. Além disso, em alguns indivíduos, o uso de laxantes pode provocar diarreia, que é uma situação perigosa, já que pode causar uma desidratação.

Indivíduos que usam laxantes excessivamente podem ainda sofrer de doenças renais e cardíacas e da síndrome de má absorção. 

A alteração da flora intestinal pode causar distúrbios, fazendo com que o indivíduo alterne entre períodos de diarreia e prisão de ventre.

O laxante de contato só deve ser tomado mediante orientação médica.

O mais aconselhado para quem sofre com o intestino preso e com a barriga inchada é investir em alimentos ricos em fibras, como os integrais, por exemplo, que atuam como um laxante natural, fazendo com que o indivíduo tenha hábitos intestinais saudáveis e não fique com a barriga inchada.

Caso seja necessário, recomenda-se tomar suplementos alimentares à base de fibras, como, por exemplo, o Benefiber®. As fibras são muito importantes para o organismo, pois elas saciam a fome e mantêm o intestino funcionando corretamente. A dose diária recomendada de fibras é de, aproximadamente, 30 gramas e este suplemento contém a dose diária recomendada.

O Benefiber® pode ser comprado nos supermercados, farmácias e drogarias, e é aprovado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pois não faz mal ao coração, como os outros laxantes habitualmente utilizados pela população em geral.

Referência Bibliográfica

ROERIG JL; STEFFEN KJ; MITCHELL JE; ZUNKER C. Laxative abuse: epidemiology, diagnosis and management. Acesso em Nov. 2011.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 18/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.