Laxante natural

PUBLICIDADE

Os laxantes naturais possuem a vantagem de não prejudicar o funcionamento dos intestinos deixando-os viciados. Alguns laxantes naturais que podem ser consumidos em caso de prisão de ventre, são:

  • farelo de trigo, ameixas pretas, mel, chá de bardana,
  • cáscara sagrada, suco de aloe vera (babosa) industrializado,
  • raíz de alcaçus, alimentos enriquecidos com fibras,

O ideal é que a alimentação possua grande quantidade de fibras, comer frutas, hortaliças e legumes diariamente ajudam o bom funcionamento intestinal e são muito importantes em dietas. Além dos alimentos, um líquido indispensável é a água, quanto mais água beber menor serão as chances de prisão de ventre.

Suco de beterraba com laranja

Um excelente laxante natural é tomar o suco de beterraba com laranja antes das principais refeições do dia, pois ele é rico em fibras que vão auxiliar a movimentação e consequente eliminação do bolo fecal.

Ingredientes

  • 1/2 beterraba
  • ​1 copo de suco natural de laranja

Modo de preparo

Fatie a beterraba e passe a beterraba ainda crua, ou cozida, pela centrífuga e depois junte ao suco de laranja. Beba 250 ml deste suco, 20 minutos antes do almoço e do jantar durante 3 dias seguidos.

Para complementar o tratamento laxante feito com o suco de beterraba tome o chá de jenipapo durante o dia.

Chá de jenipapo 

Ingredientes

  • 1 litro de água fervente
  • 20 gramas de raiz do jenipapeiro

Modo de preparo

Adicione a raiz de jenipapo à água fervente e deixe repousar por alguns minutos. Coe, adoce à gosto e beba a seguir, em pequenas doses, várias vezes durante o dia.

A beterraba, a laranja e o o jenipapo fazem parte do grupo de alimentos e plantas que estimulam o intestino e, por isso, são muito eficazes no combate à prisão de ventre.

Outra dica natural para tratar a prisão de ventre é começar, e terminar, o dia tomando um chá ou um copo de água. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE