Saiba a quantidade certa de fibra para se consumir por dia

publicidade

A quantidade certa de fibras para se consumir por dia deve ser entre os 20 e 40 g para regular o funcionamento intestinal, diminuindo a prisão de ventre, combater doenças, como colesterol alto, e ajudar a prevenir câncer do intestino.

Porém, para diminuir a prisão de ventre é necessário, além de consumir os alimentos ricos em fibras, beber 1,5 a 2 litros de água por dia para facilitar a eliminação das fezes. As fibras também ajudam a diminuir o apetite, por isso, fazer uma dieta rica em fibras ajuda também a emagrecer.

Para saber o que comer numa dieta rica em fibras veja: Dieta rica em fibras.

Para ingerir a quantidade de fibra recomendada por dia é preciso fazer uma alimentação rica em frutas, como o maracujá, legumes, como o repolho, frutas secas, como a amêndoa e leguminosas, como ervilha. Segue um exemplo para saber que alimentos adicionar na alimentação que fornecem a quantidade adequada de fibras em um dia:

AlimentosQuantidade de fibra
50 g de cereais All Bran15 g
1 pera com casca2,8 g
100 g de brócolis3,5 g
50 g de amêndoas com casca4,4 g
1 maçã com casca2,0 g
50 g de ervilhas2,4 g
TOTAL30,1 g

Outra opção para atingir as recomendações diárias de fibras é ingerir na alimentação de 1 dia, por exemplo: suco de 3 maracujás ao longo do dia + 50 g de repolho ao almoço com 1 goiaba de sobremesa + 50 g de feijão-fradinho ao jantar.

Além disso, para enriquecer a alimentação com fibra também pode-se usar Benefiber, um pó rico em fibras que se compra na farmácia e pode-se misturar em água ou no suco.

Para saber mais sobre alimentos ricos em fibras veja: Alimentos ricos em fibras.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade