9 remédios para rouquidão (e como usar)

Atualizado em março 2024

Alguns remédios para rouquidão, como paracetamol, ibuprofeno, dexametasona, amoxicilina + clavulanato ou omeprazol, podem ajudar a reduzir a inflamação ou infecções na garganta, aliviando a dor e o desconforto.

A rouquidão pode ser causada por mau uso da voz, gripes, resfriados, laringite, faringite, alergias, refluxo gastroesofágico ou hábito de fumar e estar acompanhada de outros sintomas, como tosse, dor de garganta, dificuldade para engolir alimentos, queimação no estômago ou regurgitação dos alimentos. Veja as principais causas de rouquidão.

Dependendo da sua causa, a rouquidão pode desaparecer em poucos dias, no entanto, se é prolongada ou constante, dura mais de 2 semanas, ou é acompanhada de outros sintomas, é importante consultar o otorrinolaringologista, que pode indicar o melhor remédio de acordo com sua causa.

Imagem ilustrativa número 1

9 remédios para rouquidão

Os principais remédios para rouquidão são:

1. Paracetamol

O paracetamol é um analgésico que pode ser indicado pelo médico para aliviar a rouquidão causada por gripes, resfriados, laringite ou mau uso da voz, por exemplo.

Além de aliviar a rouquidão, esse remédio ajuda a reduzir a dor de garganta ou febre.

Como usar: as doses de paracetamol para adultos e crianças com mais de 12 anos é de 1 a 2 comprimidos de 500 mg, 3 a 4 vezes ao dia, antes ou após as refeições, ou 1 comprimido de 750 mg, de 3 a 5 vezes ao dia, conforme orientação do otorrinolaringologista. Veja outras formas de tomar o paracetamol.

Esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham problemas no fígado, como a insuficiência hepática, ou que fazem uso abusivo ou constante de bebidas alcoólicas.

2. Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide indicado para o tratamento da laringite, gripes ou resfriados, pois reduz a produção de substâncias inflamatórias no corpo, aliviando a dor de garganta e a rouquidão. 

Este anti-inflamatório pode ser encontrado na forma de comprimido e não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao ibuprofeno e em casos de gastrite, úlcera gástrica, sangramento gastrintestinal, asma ou rinite. 

Como usar: as doses do ibuprofeno para adultos ou crianças com mais de 12 anos, geralmente são de 1 comprimido de 200 mg a cada 4 a 6 horas, ou 1 comprimido de 400 mg, a cada 6 a 8 horas, conforma orientação do otorrinolaringologista. Veja como usar o ibuprofeno corretamente

O ibuprofeno não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, por bebês menores de 6 meses de idade ou nos casos de dengue suspeita ou confirmada.

3. Cloridrato de benzidamina

O cloridrato de benzidamina é um anti-inflamatório, analgésico e anestésico na forma de pastilha, indicado para para aliviar a rouquidão causada pela inflamação na garganta devido a laringite, gripes, resfriados ou mau uso da voz, ajudando a reduzir a dor e o desconforto.

Essa pastilha pode ser encontrada com o nome Ciflogex e não deve ser usada por crianças com menos de 6 anos, por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que tenham alergia ao cloridrato de benzidamina. Veja todas as opções de pastilhas para dor de garganta

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 pastilha, que deve ser dissolvida na boca, 2 ou mais vezes ao dia até o alívio dos sintomas, não se devendo ultrapassar o limite máximo de 10 pastilhas por dia.

4. Dexametasona

A dexametasona é um corticoide indicado para o tratamento da laringite aguda pois ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço, aliviando a rouquidão e outros sintomas como dor de garganta ou dificuldade para respirar, por exemplo. Confira outros sintomas da laringite.

Como usar: as doses normalmente recomendadas para crianças são de 0,15 a 0,6 mg por Kg de peso corporal, administrados na forma de comprimido ou injeção na veia ou no músculo, em dose única, de acordo com a orientação do pediatra. Saiba como usar a dexametasona.

Leia também: Laringite infantil: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/laringite-infantil

5. Amoxicilina + clavulanato

A amoxicilina + clavulanato é um antibiótico que pode ser indicado pelo otorrinolaringologista para o tratamento da rouquidão causada por faringite ou laringite, causadas por bactérias.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos ou suspensão oral, como genérico ou com os nomes comerciais Amoxil, Novocilin, Clavulin BD ou Atak Clav, por exemplo, e não deve ser usado por pessoas alérgicas a amoxicilina ou outros antibióticos da classe das penicilinas.

Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos ou crianças acima de 12 anos, é de 1 comprimido de amoxicilina 500 mg + clavulanato 125 mg, de 8 em 8 horas, ou 1 comprimido de amoxicilina 875 + clavulanato 125 mg, de 12 em 12 horas, conforme orientado pelo médico. Saiba como tomar a amoxicilina e amoxicilina + clavulanato

6. Azitromicina

A azitromicina é outro antibiótico que pode ser indicado para o tratamento da rouquidão causada pela faringite bacteriana, pois age eliminando bactérias que causam a inflamação na faringe.

Como usar: as doses normalmente indicadas para adultos são de 1 comprimido de azitromicina 500 mg, 1 vez ao dia, por 3 dias de tratamento, ou conforme orientação do otorrinolaringologista.

7. Fluconazol

O fluconazol é um antifúngico indicado para o tratamento da laringite fúngica causada pelo fungo Candida albicans, ajudando a aliviar a inflamação na laringe e a rouquidão.

Como usar: as doses do fluconazol para adultos é de 200 mg, no primeiro dia de tratamento, seguida por 100 mg, 1 vez or dia, por no mínimo 2 semanas de tratamento. 

8. Omeprazol

O omeprazol é um remédio indicado para o tratamento da rouquidão causada por refluxo gastroesofágico, aliviando também outros sintomas como azia, sensação de queimação no estômago ou na garganta ou arrotos excessivo.

Como usar: as doses normalmente recomendadas para adultos são de 10 a 20 mg de omeprazol, 1 vez ao dia, antes do café da manhã, pelo tempo de tratamento indicado pelo gastroenterologista. Veja outros remédios para o tratamento do refluxo gastroesofágico.

9. Bupropiona

A bupropiona é um remédio antidepressivo indicado para a rouquidão causada pelo hábito de fumar, pois ajuda a diminuir a vontade de fumar, além de reduzir a ansiedade, dificuldade de concentração, insônia, fome ou irritabilidade que podem surgir ao parar de fumar.

Como usar: a dose inicial para adultos é de 1 comprimido de 150 mg, administrados uma vez ao dia durante 3 dias consecutivos. Em seguida, deve ser aumentada para 150 mg, 2 vezes ao dia, por cerca de 12 semanas, conforme orientação médica. Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 8 horas entre as doses. Confira os principais remédios para parar de fumar.

Leia também: Como parar de fumar: 8 dicas para deixar o vício tuasaude.com/6-dicas-para-parar-de-fumar

Remédios caseiros para rouquidão

Os remédios naturais para rouquidão, como o chá de limão e mel ou o chá de gengibre, possuem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a aliviar a inflamação e dor na garganta. Veja outras opções e como preparar os remédios caseiros para rouquidão.

Esses remédios caseiros para rouquidão podem ser usados apenas para complementar o tratamento indicado pelo médico, e devem ser usados com orientação médica.

Leia também: 8 dicas para tratar a rouquidão em casa tuasaude.com/7-dicas-para-tratar-a-rouquidao-em-casa

Quando ir ao médico

É importante consultar o otorrinolaringologista nas seguintes situações:

  • Rouquidão que não melhora em 2 semanas;
  • Tosse com sangue;
  • Febre;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor ou dificuldade para engolir ou falar;
  • Caroço no pescoço;
  • Perda da voz.

Além disso, no caso de crianças, deve-se sempre consultar o pediatra para avaliar a causa da rouquidão em crianças, para iniciar o tratamento mais adequado.

Leia também: Rouquidão no bebê: principais causas e o que fazer tuasaude.com/como-tratar-a-rouquidao-no-bebe

Vídeos relacionados