Laringite

publicidade

A laringite é uma inflamação na laringe cujo principal sintoma é a rouquidão de intensidade variável. Ela pode ser aguda quando é causada por uma infecção viral como num resfriado comum, ou crônica provocada pelo uso excessivo da voz, infecções graves, reações alérgicas e inalação de agentes irritantes como fumaça de cigarro.

Laringite aguda

A laringite aguda geralmente está relaciona a uma infecção respiratória viral e dura até 7 dias. Mas ela também pode estar relacionada a doenças como difteria, coqueluche, sarampo, rubéola e catapora. Para identificar a doença o médico otorrinolaringologista poderá examinar a garganta e a laringe do indivíduo com um laringoscópio e poderá solicitar exames de sangue se suspeitar de alguma outra doença.

Laringite crônica

A laringite crônica é aquela que dura semanas e está intimamente ligada ao cigarro e ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mas ela também pode ser causada por refluxo gastroesofágico, sarcoidose, policondrite, doenças autoimunes e câncer de laringe, e por isso é preciso investigar minuciosamente sua causa para iniciar o tratamento adequado.

Laringite sintomas

Os sintomas da laringite são:

  • Tosse;
  • Rouquidão;
  • Dor na garganta;
  • Dor ao engolir;
  • Dor ao falar.
  • Estas dores também pode ocorrer no fundo da garanta e por isso o indivíduo pode ser uma sensação de dor dentro da orelha;
  • Dificuldade em respirar;
  • Perda da voz, voz falhando;
  • Pode haver febre.

Laringite alérgica

A laringite alérgica deve ser tratada com a toma de anti-histamínicos e com cuidados simples como evitar o contato com as substâncias que causam alergia no indivíduo. Mas além deste remédio, o médico poderá receitar outros para aliviar a dor e a inflamação.

Tratamento para laringite

O tratamento para laringite depende dos sintomas, mas o repouso da voz e a inalação de vapor aquecido aliviam o desconforto e ajudam na cura das áreas inflamadas. A administração de antibiótico oral é aconselhada quando a infecção é causada por bactérias.

Laringite por refluxo

A laringite por refluxo é uma inflamação da laringe causada pelo refluxo constante, isto é a subida do conteúdo gástrico pela laringe, o que é muito comum em bebês e em indivíduos que estão acamados. Neste caso, o tratamento deverá ser voltado para facilitar a digestão como forma de prevenção do refluxo. Alguns cuidados como não deitar-se depois de comer e ter a cabeceira da cama mais alta que a parte dos pés.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 03/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.