Psoríase: os melhores remédios caseiros

PUBLICIDADE

O agrião, a camomila e a goji berry podem ser excelentes remédios caseiros, úteis para combater a descamação da pele e a inflamação relacionadas à psoríase, mas não excluem o tratamento clínico que deve ser indicado pelo dermatologista. Veja os remédios e os outros tratamentos que o médico pode indicar aqui.

Agrião para psoríase

Indicado para aliviar os sintomas de psoríase em qualquer local do corpo, o suco de agrião, é bom porque tem forte efeito depurativo ajudando a eliminar as toxinas do organismo. Basta bater no liquidificador 70g de agrião com 1 copo de água e tomar a seguir. Tomar 3 vezes ao dia.

Psoríase: os melhores remédios caseiros

Além disso, o consumo de agrião cru, em forma de salada, por exemplo, também é uma ótima forma de tratar a psoríase. Outras receitas com agrião incluem:

  • Agrião refogado;
  • Salada de agrião com queijo branco e tomate. Veja aqui a receita.
  • Sopa de abóbora com agrião;
  • Rabada com agrião.

O uso de alimentos depurativos do sangue, como o agrião, podem se mostrar muito eficientes como ajudantes no tratamento da psoríase, mas também é importante evitar alimentos gordurosos, carnes, embutidos, industrializados e condimentados, porque ajuda o corpo a reagir.

Suco de goji berry para psoríase

Bater no liquidificador 2 laranjas e 2 punhados de goji berry e tomar a seguir. A goji berry é rica em antioxidantes, vitaminas C, B1 e B2 e tem ação anti-inflamatória. O ácido linoleico presente nessa fruta ajuda a fortalecer o sistema imune.

Psoríase: os melhores remédios caseiros

Além do suco pode-se consumir bagas de goji berry durante o dia e na preparação de alimentos como sanduíches, sopas e saladas. A farmácia de manipulação pode preparar um creme com goji berry para passar na pele 2 vezes ao dia.

Chá de salsaparrilha para psoríase

Preparar o chá com 1 colher de folhas secas e 1 xícara de água fervente. Deixar repousar e tomar morno e coado. A salsaparrilha possui flavonoides que equilibram o sistema imune, além de ser útil para desintoxicar o fígado e todo organismo.

Compressa de camomila para psoríase

Basta preparar um chá com 6g de flores e folhas secas de camomila e 100 ml de água fervente e deixar amornar. Coar e molhar uma gaze limpa neste chá, aplicar sobre a região afetada e deixar atuar por 10 minutos. Repetir o procedimento 2 vezes ao dia.

Psoríase: os melhores remédios caseiros

A camomila possui propriedades calmantes que ajudam a acalmar a irritação da pele, melhorando a aparência da psoríase.

Remédio homeopático para psoríase

Quando a psoríase ressurgir experimente tomar um remédio homeopático para controlar os sintomas a combinação de Graphites, Arsenicum, Petroleum e berberis Aquefolium age sobre a pele e sobre o fígado, reduzindo a inflamação.

Remédio para psoríase no couro cabeludo

Um ótimo remédio caseiro para psoríase no couro cabeludo é passar um pouquinho de vinagre de maçã na área afetada, diariamente, com um pedaço de algodão. Recomenda-se, ainda, usar shampoos neutros ou com óleo de jojoba ou Aloe Vera, pois acalmam a pele, diminuindo os sintomas de psoríase.

Remédio para psoríase nas mãos e nas unhas

Já um excelente remédio caseiro para o tratamento da psoríase nas mãos e unhas, consiste em passar diariamente, na área afetada, uma pomada manipulada com Aloe Vera a 50% todos os dias, antes de dormir. Ela possui ação anti-inflamatória e ajuda a combater os danos causados pela doença. Veja como deve ser feito o tratamento para psoríase nas unhas.

Tratamento caseiro para psoríase

Um excelente tratamento caseiro que ajuda a complementar os remédios indicados anteriormente, é aumentar o consumo de alimentos ricos em beta-caroteno como laranja, cenoura e abóbora, e os ricos em ômega 3 como o atum e o salmão, pois eles conseguem melhorar os sintomas da psoríase, diminuindo suas lesões. A suplementação com óleo de onagra também é benéfica, mas, além disso, recomenda-se evitar o consumo de alimentos ricos em cafeína como café, chá preto e chocolate, trocando-o por uma fruta ou suco de frutas.

Essa doença também pode surgir na região genital, como vulva e pênis, por isso veja os sintomas de psoríase genital.

PUBLICIDADE