Dieta para psoríase: o que comer e o que evitar

Atualizado em maio 2023

A dieta para psoríase deve ser rica em peixes, vegetais, sementes, cereais integrais e frutas, que são alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a diminuir a frequência e a gravidade das lesões.

Por outro lado, é importante evitar alimentos que provocam a inflamação, como açúcar, frituras, carne vermelha, temperos e molhos prontos e alimentos embutidos, como salsicha, linguiça, presunto e mortadela.

Como não existe uma dieta específica para tratar a psoríase, é aconselhado consultar um nutricionista, para que seja feita uma avaliação completa e seja planejada uma alimentação de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa.

Imagem ilustrativa número 1

Alimentos permitidos

Os alimentos que são permitidos e podem ser consumidos regularmente são:

1. Cereais integrais

Os cereais integrais são ricos em fibras que melhoram a saúde da flora intestinal e controlam os níveis de açúcar no sangue. Por isso, os cereais integrais fortalecem o sistema imunológico, combatendo as inflamações e aliviando os sintomas da psoríase.

Exemplo: pão integral, macarrão integral, arroz integral, quinoa, milho e aveia.

2. Peixes

Alguns peixes são ótimas fontes de ômega 3 e ômega 6, que são gorduras saudáveis que diminuem a produção de substâncias inflamatórias no organismo, como os eicosanoides e as citocinas.

Além disso, os peixes também são ricos em selênio, um mineral que melhora as funções das células do sistema imunológico evitando o surgimento de descamação e prurido.  Conheça outros benefícios dos peixes para a saúde.

Exemplo: atum, sardinha, arenque, cavalinha, truta e salmão.

3. Sementes e frutos secos

Além de serem ricas fibras, as sementes e frutos secos possuem boas quantidades de vitaminas e minerais, como vitamina E, selênio e magnésio, ômega 3 e 6, por exemplo. Assim, as sementes e os frutos secos ajudam a evitar o processo inflamatório e a diminuir os sintomas da doença.

Exemplo: sementes de girassol, de abóbora, de linhaça, de chia, gergelim, amêndoas, amendoim, nozes e castanha de caju, por exemplo.

4. Frutas

O consumo diário e variado de frutas aumenta a quantidade de fibras na dieta, que equilibram a flora intestinal e fortalecem o sistema imune. Veja uma lista de frutas ricas em fibras.

Além disso, o consumo regular de frutas também garante uma boa ingestão de vitaminas C, um nutriente com ação antioxidante e anti-inflamatória que protege a pele contra os radicais livres, previne o surgimento de lesões e ajuda no processo de cicatrização de feridas.

Exemplo: laranja, limão, banana, tangerina, abacate, manga, mamão, maracujá, caju, uva, acerola, kiwi, e amora.

5. Legumes e verduras

Os legumes e as verduras são ótimas fontes de carotenoides, antocianinas, licopeno e catequinas, que são compostos bioativos com ação antioxidante que diminuem a inflamação e aliviam os sintomas da psoríase.

Exemplo: cenoura, tomate, agrião, repolho roxo, rúcula, abóbora, batata-doce, beterraba, espinafre, couve e brócolis.

6. Óleos vegetais

Os óleos vegetais são uma boa fonte de ácidos graxos poli-insaturados, um tipo de gordura saudável que ajuda a prevenir e combater as inflamações na pele.

Exemplo: azeite de oliva extra virgem, óleo de girassol extra virgem, óleo de linhaça e óleo de gérmen de trigo.

Cardápio da dieta para psoríase

A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para a psoríase:

Refeição

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Café da manhã

1 xícara de chá verde + 2 panquecas pequenas feitas com farinha de aveia, 1 ovo e bebida vegetal, recheada com frutas picadas

1 xícara de chá de erva-cidreira + 1 pão francês integral com 2 fatias queijo branco

1 prato de mingau feito com farelo de aveia, leite desnatado e canela em pó + 1 kiwi

Lanche da manhã

½ mamão papaia + 1 col. de sopa de farelo de aveia

1 banana picada com 1 col de sopa de sementes de girassol

1 maçã com casca + 2 castanhas-do-pará

Almoço/Jantar

1 filé de frango grelhado com 3 col de sopa de arroz integral + 3 col de sopa de feijão + 1 prato de sobremesa de salada com alface, pepino, e tomate, temperada com 1 col de sopa de azeite de oliva + 1 fatia de abacaxi

1 xícara de chá de macarrão integral com molho de tomate caseiro + 2 sardinhas médias assadas + 4 col de sopa de salada de brócolis, couve-flor e cenoura, temperada com 1 col de sopa de azeite de oliva + 1 fatia de melão

1 filé de truta grelhada  + meia 2 col de sopa de arroz integral + 1 prato de sobremesa de salada com grão-de-bico, pepino, tomate, cebola roxa e maxixe, temperada com 1 col de sopa de oliva + 1 tangerina

Lanche da tarde

1 copo de vitamina feita com 120 g de iogurte natural, 3 morangos e ½  banana + 1 col de sopa de sementes de chia

Creme de abacate com cebola, tomate e salsa + 2 torradas integrais

1 banana com canela + 6 nozes

Esse cardápio é apenas um exemplo, onde as quantidades e os tipos de alimentos podem variar conforme a idade, a prática de atividade física e o estado de saúde da pessoa. Por isso, é importante consultar um nutricionista, para fazer uma avaliação completa e planejar uma dieta adequada às necessidades individuais.

Alimentos que devem ser evitados

Alguns dos alimentos que devem ser evitados em caso de psoríase são:

  • Carnes vermelhas e frituras, que são alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, favorecendo a inflamação e aumentando a probabilidade de desencadear a doença;
  • Açúcar e farinha branca, como doces, pães brancos e biscoitos. Esses alimentos são considerados carboidratos de alto índice glicêmico, aumentando o maior risco de doenças inflamatórias, incluindo a psoríase;
  • Alimentos embutidos e processados, que possuem muitos aditivos, como é o caso de presunto, salsicha e salame, por exemplo. Dessa forma, ao manter o organismo livre de toxinas, é possível manter a pele mais saudável e com menos lesões.

Esses alimentos aumentam a inflamação, provocando novas crises ou piorando os sintomas da psoríase, como coceira e irritação da pele.

Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e espumante, também deve ser evitada. Isto porque o álcool provoca a inflamação, piorando os sintomas da psoríase.

Assista ao vídeo a seguir e veja alguns cuidados para aliviar os sintomas da psoríase:

Vídeos relacionados