Chás para secar a barriga: 9 opções (e como preparar)

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

Alguns chás, como chá verde e gengibre, possuem propriedades termogênicas que ajudam a acelerar o metabolismo e a eliminar toxinas do organismo, ajudando a secar a barriga.

Além disso, algumas plantas medicinais, como alcachofra e hibisco, também possuem propriedades diuréticas, eliminando o excesso de líquido no organismo e ajudando a desinchar a barriga. Veja outros alimentos diuréticos que ajudam a secar a barriga.

Para secar a barriga, deve-se evitar adoçar os chás com açúcar ou mel, já que são alimentos ricos em calorias. Além disso, os chás devem ser usados com moderação e sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especialista no uso de plantas medicinais, para recomendar a quantidade adequada dos chás, prevenindo, assim, a ocorrência de complicações.

Imagem ilustrativa número 2

1. Chá verde

O chá verde ajuda a emagrecer porque a erva Camellia sinensis tem propriedade diurética, favorecendo a eliminação do excesso de líquido acumulado no corpo e ajudando a secar a barriga. Além disso, o chá também é termogênico, que aumenta o gasto calórico do organismo e facilita a perda de peso. Veja mais sobre o chá verde para emagrecer.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de chá verde seco;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Juntar o chá verde à água fervente, tampar e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber o chá morno. Beber o máximo de 4 xícaras por dia.

Cuidados: O chá verde não é indicado para crianças, para gestantes e mulheres que amamentam. Além disso, o chá verde não é recomendado para quem tem insônia, problemas nos rins ou fígado, anemia, problemas na tireoide, úlceras gástricas ou gastrite. Algumas pessoas podem se sentir mais ansiosas ou agitadas quando bebem o chá verde, sendo importante, nestes casos, diminuir a quantidade de ingestão da bebida.

Pessoas com pressão alta podem beber o máximo de 3 xícaras do chá verde por dia, mas deve ser feito sob orientação de um médico, já que o chá pode alterar a ação de medicamentos para controle da pressão arterial.

2. Chá de hibisco

O hibisco é uma ótima flor para a perda de peso, pois é rica em flavonoides, que são antioxidantes que evitam o acúmulo de gordura na barriga e no quadril. Além de ser um chá diurético, que promove a eliminação do excesso de água acumulada no corpo e ajudando, assim, a secar a barriga. Entenda como o chá de hibisco ajuda a secar a barriga.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de flor de hibisco seco;
  • 1 xícara de chá de água em início de fervura.

Modo de preparo:

Ferver a água, acrescentar as flores de hibisco e desligar o fogo imediatamente. Tampar o recipiente e deixar amornar por 5 a 10 minutos. Coar e beber. Deve-se tomar 2 xícaras deste chá diariamente, antes ou após as principais refeições. 

Cuidados: O chá de hibisco não é recomendado sem orientação médica em caso de gravidez, amamentação, crianças com menos de 12 anos e pessoas com doença renal ou hepática, pois não existem estudos científicos que confirmem a segurança desse chá nessas situações.

3. Chá preto 

O chá preto tem inúmeras propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar a gordura dos alimentos pelas fezes, contribuindo diretamente para a perda de peso. Além disso, o chá preto também é diurético, diminuindo a retenção de líquidos no corpo e ajudando a secar a barriga.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de chá preto;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e adicionar as folhas de chá preto. Apagar o fogo, tampar e deixar a bebida repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras de chá por dia, ainda morno.

Cuidados: Por ter cafeína, o chá preto não é indicado para crianças, para mulheres grávidas e que amamentam, para quem tem insônia e gastrite. O chá preto pode gerar ansiedade ou agitação em algumas pessoas, sendo importante reduzir a ingestão deste chá.

4. Chá de gengibre

O chá de gengibre é ótimo para ajudar a secar a barriga, pois tem ação diurética, diminuindo a retenção de líquido no corpo. O gengibre é termogênico, pois aumenta o metabolismo do corpo, fazendo o organismo gastar mais energia.

Além disso, esse chá diminui a absorção de gordura do alimento pelo intestino e ajuda a controlar a fome, diminuindo a ingestão de comida e contribuindo para a perda de peso. Veja como o chá de gengibre ajuda na perda de peso

Ingredientes:

  • 1 colher de chá (1 g) de raiz de gengibre descascado;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Para preparar o chá, basta adicionar o gengibre e a água em uma panela e deixar ferver por 5 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e esperar amornar para coar e beber. É aconselhado beber o chá de gengibre no máximo 4 vezes por dia. 

Cuidados: O chá de gengibre deve ser evitado por crianças, por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. O gengibre não é indicado para quem tem pedra da vesícula. Assim como também é contraindicado para quem possui doenças hemorrágicas ou que utilizam medicamentos anticoagulantes, porque o gengibre pode aumentar o risco de hemorragias nestes casos.

Pessoas que usam medicamentos para controle da pressão alta e da diabetes só devem consumir o gengibre sob a orientação de um médico, pois ele pode interferir com o efeito desses remédios.

5. Chá mate 

O chá mate é uma planta rica em cafeína, uma substância diurética que ajuda a eliminar o excesso de líquido no corpo, secando a barriga.

Além disso, o chá mate é rico em antioxidantes que promovem a saciedade, diminuindo a ingestão de alimentos e ajudando a emagrecer. Entenda melhor como o chá mate ajuda a emagrecer.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de da erva de chá mate desidratada;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Ferver a água em um recipiente, adicionar a erva e apagar o fogo imediatamente. Tampar e deixar amornar por 5 a 10 minutos. Coar e beber. Este chá pode ser consumido frio ou quente entre 3 e 4 xícaras por dia antes ou após as refeições.

Cuidados: O chá mate não é recomendado para para crianças, para mulheres grávidas e que amamentam, para quem tem problemas de insônia ou gastrite. O chá mate pode causar agitação ou ansiedade, por isso, nestes casos, sugere-se diminuir o consumo deste chá.

Além disso, pessoas que usam medicamentos para controle da pressão alta e da diabetes só devem consumir o chá mate sob a orientação de um médico, pois ele pode interferir com o efeito desses remédios.

6. Chá matcha

O matcha é um tipo de chá verde mais artesanal e vendido na forma solúvel. Este chá é um potente diurético, rico em antioxidantes e cafeína que ajudam a eliminar o excesso de líquido e aumentar o gasto de energia do corpo. Por isso, é um chá ótimo para ajudar a secar a barriga. Conheça os benefícios do matcha e como consumir.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de matcha;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Aquecer a água até o início da fervura. Desligar o fogo e adicionar o matcha. Misturar bem, até se dissolver completamente. Aguardar amornar e beber. Beber até 3 xícaras de chá por dia antes ou após as refeições e após a prática de atividade física. 

Cuidados: O matcha não é indicado para crianças, durante a gravidez e a amamentação, para quem tem dificuldade para dormir ou gastrite. Agitação ou insônia são efeitos colaterais que podem surgir quando se bebe o matcha, sendo recomendado diminuir o consumo da bebida nestas situações.

Além disso, pessoas que usam medicamentos para controle da pressão alta e da diabetes só devem consumir o matcha sob a orientação de um médico.

7. Chá de carqueja

A carqueja tem flavonoides, antioxidantes que, entre outros benefícios, ajudam o organismo a eliminar a gordura corporal. Além disso, o chá de carqueja é diurético, ajudando a eliminar o excesso de água acumulada no organismo, secando a barriga. Entenda como a carqueja ajuda a secar a barriga.

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de carqueja desidratada;
  • 1 litro  de água. 

Modo de preparo:

Colocar a carqueja na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.

Cuidados: O chá de carqueja é contraindicado para crianças, para gestantes e mulheres que estão amamentando. Também não é indicada a ingestão deste chá em casos de problemas graves do fígado e na presença pedras na vesícula.

Além disso, pessoas diabéticas ou hipertensas só devem consumir esse chá sob a orientação de um médico, porque essa bebida pode alterar os efeitos dos medicamentos.

8. Chá de alfazema

O chá de alfazema, ou lavanda é um potente calmante, ajudando a controlar a ansiedade e a compulsão por alimentos, ajudando a perder a barriga. Conheça mais sobre o chá de alfazema.

Além disso, o chá de alfazema também possui propriedades diuréticas, ajudando a combater o excesso de líquido do corpo e secando a barriga.

Ingredientes:

  • 30 g de flores de lavanda;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: 

Colocar a água para ferver e depois acrescentar as flores da lavanda e apagar o fogo. Tampar a panela e deixar esfriar entre 5 a 10 minutos. Coar e beber. Pode-se beber até  3 xícaras de chá de lavanda por dia.

Cuidados: O chá de lavanda é contraindicado para crianças, para mulheres grávidas, para mulheres que estejam amamentando e para pessoas com úlceras no estômago.

9. Chá de alcachofra

As folhas da alcachofra são usadas neste chá que tem uma potente ação diurética, ajudando a eliminar o excesso de líquido no corpo e secando a barriga. Veja como a alcachofra ajuda a emagrecer

Ingredientes: 

  • 1 litro de água;
  • 1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas secas de alcachofra.

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela, ou chaleira, e apagar o fogo. Adicionar as folhas da alcachofra, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber durante o dia.

Cuidados: O chá de alcachofra não é indicado para crianças, para mulheres que amamentam, para pessoas com pedras da vesícula, câncer no fígado ou hepatite.

Conheça mais sobre os chás seguros para emagrecer no vídeo a seguir:

youtube image - 4 CHÁS SEGUROS PARA EMAGRECER