4 remédios caseiros para infecção vaginal

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

Os remédios caseiros para infecção vaginal possuem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que ajudam a eliminar o microrganismo causador da infecção e no alívio dos sintomas.

Esses remédios devem ser utilizados como complemento do tratamento indicado pelo ginecologista.

A infecção vaginal corresponde a qualquer infecção ou inflamação que atinja a vulva, vagina ou colo do útero, sendo causada principalmente por Candida, Gardnerella vaginalis ou Trichomonas vaginalis, por exemplo. Os sintomas mais comuns de infecção vaginal são dor e ardor ao urinar, dor pélvica, dor durante as relações e corrimento. Veja mais sintomas de infecção vaginal.

Imagem ilustrativa número 5

1. Chá de aroeira

O chá de aroeira pode ser usado, na forma de banho de assento, para tratar a infecção vaginal por que possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, combatendo o microrganismo responsável pela infecção e aliviar os sintomas.

Apesar de ser benéfica no tratamento de infecções na vagina, o uso da aroeira e de outros remédios naturais não devem excluir a consulta com o ginecologista e nem substituir o tratamento indicado pelo médico.

Ingredientes:

  • 1 litro de água fervente;
  • 100 g de cascas de aroeira.

Modo de preparo:

Para fazer o chá de aroeira, basta colocar as cascas de aroeira em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e deixar esfriar um pouco. Este chá pode ser utilizado para lavar a região genital e pode ser consumido até 3 vezes ao dia.

2. Chá de camomila

A camomila possui propriedades calmantes e antimicrobianas, podendo ser consumida como chá ou no banho de assento para aliviar os sintomas e combater a infecção vaginal.

Ingredientes:

  • 3 colheres de chá de flores secas de Camomila;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Para fazer o chá, basta colocar as flores secas de camomila na xícara de água fervente e deixar por 5 minutos. Em seguida, coar e beber.

3. Chá de malva

Flor de malva
Flor de malva

A malva é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias, podendo ser utilizada para aliviar os sintomas da infecção vaginal.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas secas de malva;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

O chá de malva é feito colocando as folhas de malva na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menos 3 vezes ao dia.

4. Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca possui propriedades antissépticas, podendo ser utilizado para eliminar o microrganismo responsável pela infecção e diminuir os sintomas.

Este óleo pode ser usado para fazer um banho de assento e, para isso, devem ser colocadas 5 gotas de óleo em 1 litro de água morna em uma bacia e sentar-se dentro da bacia por 20 a 30 minutos.